Engenharia Química

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro
Ininterrupto desde sua criação, evento tem como meta reunir profissionais da engenharia nacional para discutir as necessidades do setor (Foto:Divulgação/Unesc) Mais imagens

Confira a Matéria na Íntegra

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2023 às 14:50
Compartilhar Comente

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro

Nacional: Professoras da Unesc apresentam projeto de Extensão em Congresso no Rio de Janeiro
Ininterrupto desde sua criação, evento tem como meta reunir profissionais da engenharia nacional para discutir as necessidades do setor Mais imagens

Representantes da Unesc participaram do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge 2023) nessa semana. As profissionais em questão, são as professoras Paula Tramontim Pavei, Assessora Pedagógica da Área CET, e Marta Guimarães de Souza Hoffman, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. 

O evento, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 de setembro, é realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge) e organizado em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ). 

Criado em 1973, o evento tem em 2023 a sua 51º edição. Durante o encontro, estiveram reunidos gestores e representantes de órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à Educação em Engenharia, além de empresas e professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na melhoria da formação em Engenharia e no desenvolvimento da Engenharia Nacional. 

A edição deste ano teve como tema central  “Abenge 50 anos:Desafios de Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação em Engenharia”. 

Conforme Paula, a participação no evento permitiu a discussão de temáticas emergentes nas engenharias e a troca de experiências com profissionais de diversas instituições.

Na ocasião, as professoras também apresentaram os resultados do projeto de Extensão, em que fazem parte, intitulado “Intervenções Educativas, na Escola José Contim Portela para Redução do Desperdício de Alimentos e Promoção da Sustentabilidade” – Edital 2021 – 2023. 

O projeto é coordenado pela professora Miquele Padula, coordenadora do curso de Engenharia Química, com a participação das bolsistas Cristiane Fernandes, do curso de Arquitetura e Urbanismo, e Ketryn Giusti Manenti, do curso de Nutrição. 

O evento teve o patrocínio do Sistema Confea/Crea, que atualmente é presidido pelo também professor da Unesc, Evanio Ramos Nicoleit.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de setembro de 2023 às 16:34
Compartilhar Comente

Engenharia Química da Unesc Representada no COBEq e ENBEq

Engenharia Química da Unesc Representada no COBEq e ENBEq
Mais imagens
Por: Sani Serafim Pereira 28 de setembro de 2018 às 15:14
Compartilhar Comente

Acadêmico do Curso de Engenharia Química apresenta trabalhos no 55° Congresso Brasileiro de Química em Goiânia

No dia 06 de Novembro de 2015 o acadêmico Kelvin Goulart Dos Santos do Curso de Engenharia Química participou do 55° Congresso Brasileiro de Química que este ano evento teve como tema central : "Recursos Renováveis: Inovação e Tecnologia", na cidade de Goiânia – Goiás.

Na ocasião o acadêmico apresentou dois artigos intitulados:

"ANÁLISE TÉRMICA DO SULFATO FERROSO OBTIDO A PARTIR DA CAREPA"

Autores: Kelvin Goulart Do Santos, Michael Peterson, Agenor De Noni Junior, Marcio Roberto Rocha, Ângela B. C. Arnt, Camila Machado de Oliveira, Luana Milak Furmanski e Karolina M. Benedet.

"BENEFICIAMENTO DE PIRITA PROVENIENTE DA MINERAÇÃO DE CARVÃO: LIXIVIAÇÃO EM SOLVENTE ORGÂNICO".

Autores: Kelvin Goulart Do Santos, Michael Peterson, Camila Machado de Oliveira, Adilson Oliveira, Agenor de Noni Junior, Maykon Cargnin, Luana Milak Furmanski e Karolina M. Benedet.

O evento ocorreu de 02 a 06 de Novembro de 2015, em Goiânia no Estado de Goiás e tem por objetivo congregar a comunidade química, incentivando o estudo, a difusão e o conhecimento da química entre profissionais e estudantes. A cada ano são convidados vários pesquisadores do Brasil e do exterior.

 

Por: Sani Serafim Pereira 12 de novembro de 2015 às 19:14
Compartilhar Comente

Professora do Curso de Engenharia Química representa a Instituição na 11ª Conferência Internacional de Processamento Mineral no Chile

Professora Christiane Ribeiro da Silva representou a instituição no do 11th International Mineral Processing Conference - Procemin (11a Conferência Internacional de Processamento Mineral), que foi realizado de 21 a 23 de outubro de 2015, no Sheraton Hotel, em Santiago, Chile. Neste congresso a professora apresentou o Artigo intitulado: “New methodology for determining iron ore size distribution” (Nova metodologia para determinação de curva granulométrica de minério de ferro). Neste artigo, a professora estudou uma metodologia de determinação de curvas granulométricas (tamanhos de fragmentos) visando o conhecimento do minério a ser abastecido em plantas de britagem, visto que as plantas de britagem mais antigas não possuem amostradores que possam fazer este tipo de caracterização.Este trabalho é baseado em conceitos de amostragens, porém, em virtude de trabalhar com blocos grandes e pesados, o trabalho aplica a teoria de amostragem, no entanto as amostragens foram feitas, parcialmente, com a utilização de análise de imagens e não por análise granulométrica convencional (peneiramento). A técnica de análise de imagens consistiu em fotografar os blocos grandes que não podiam ser peneirados. Para o tratamento dos dados foram realizadas análises das imagens com software de desenho e análises estatísticas, que permitiram a simulação de malhas para peneiramento e, consequentemente, a classificação granulométrica dos blocos. Os trabalhos de campo deste estudo foram realizados em uma mina de ferro da companhia Vale S.A., localizada em Minas Gerais.

Este grande evento trata-se de um encontro de processamento mineral a fim de promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências nas indústrias de processamento mineral, identificar e discutir os principais desafios em matéria de criação de valor no processamento mineral, inovação, gestão de recursos e tecnologia, além de promover o apoio e o intercâmbio de informações do setor.

 

Por: Sani Serafim Pereira 28 de outubro de 2015 às 14:40
Compartilhar Comente