O Iparque, Parque Científico e Tecnológico, idealizado e instituído pela Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense, é uma iniciativa com a grandeza da instituição educacional.
O parque tecnológico é composto por TRÊS institutos (IALI, IDT, e IPAT) e uma incubadora (ITEC.IN), todos com diferentes atribuições, mas com um propósito em comum: atender organizações do setor público e privado e ofertar serviços diferenciados. Por se tratar de um parque tecnológico integrado à universidade, o Iparque também está voltado à construção do conhecimento, uma vez que professores e alunos fazem parte do corpo técnico dos institutos.
O parque dispõe de uma infraestrutura completa com laboratórios, salas de aula e reuniões, auditório e biblioteca setorial. É um ambiente projetado para impulsionar projetos de pesquisa, inovação e extensão, reunindo conhecimento e tecnologia em um único espaço.
Instalado em uma área antes degradada, o Iparque simboliza a recuperação ambiental e o uso sustentável de espaços industriais. A revitalização promovida pela Unesc transformou o local em um ambiente verde e responsável, comprometido com a preservação e o desenvolvimento sustentável.
O Iparque atua como um catalisador do desenvolvimento econômico e tecnológico do Sul de Santa Catarina. Por meio de seus institutos, incubadora e parcerias com empresas, fomenta a inovação, a geração de emprego e o fortalecimento da economia regional.
Prefeituras de Forquilhinha e Criciúma doaram toda a área e edificações restantes da ICC para a FUCRI/UNESC.
O Reitor da UNESC, Prof. Edson Carlos Rodrigues, instalou de imediato na área, o IPAT/UNESC (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas) formado pelos núcleos: NUPEA, NUPESE, NUPAS e NUPEAM.
Início do projeto para transformar o IPAT em Parque Tecnológico.
Lançamento do IPARQUE – Parque Científico e Tecnológico da UNESC, com a composição da Incubadora de Negócios ITEC.in, IALI (Instituto de Alimentos), IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia), IPESE (instituto de Pesquisa Socioeconômica) e IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas).
Inauguração do Bloco de Ensino e início das aulas das Engenharias no novo bloco e inauguração do prédio da Incubadora Itec.in.
O Laboratório de Microbiologia consegue a acreditação junto ao Inmetro.
Início das obras de reforma e ampliação da Incubadora e Laboratórios IPAT/IALI, financiados pela FINEP.
Inauguração do Laboratório Multiusuário de Caracterização e de Processamento de Polímeros.