imagem do site

O Museu da Infância é um espaço que, desde 2005, preserva, promove e divulga as coisas feitas para crianças (como os brinquedos, por exemplo); a produção das crianças (seus desenhos, pinturas etc.); e também o que é produzido sobre a infância (como filmes, livros teóricos, dentre outros). O que queremos é que crianças e adultos possam descobrir coisas novas; e que professores e pesquisadores tenham acesso a material científico de apoio.

Em 2006, para que todos pudessem conhecer melhor o que o Museu guarda, o seu acervo, foi lançado o Museu Virtual da Infância, com um Banco de dados no qual até agora estão cadastrados 246 objetos da infância, 268 objetos para infância e 60 objetos sobre a infância. Em breve, todos os milhares de objetos do acervo estarão online – acesse e conheça-os!

No início de 2010, o Museu Virtual da Infância abriu uma porta voltada principalmente para as crianças: o jogo Caixa de brinquedos, uma maneira divertida e intrigante de conhecer e interagir com desenhos e brinquedos do acervo. Entre e jogue você também!

No ano de 2020 foi iniciado a elaboração do Plano Museológico do Museu da Infância Unesc, resultado do projeto contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Patrimônio Cultura - Edição 2019, edital nº 059/2019 do Estado de Santa Catarina. Está em processo de finalização, e em breve estará sendo publicado neste site.