Reitoria

Escolha Unesc – A Nossa Universidade Comunitária

Professora Mestre Indianara Reynaud Toreti Becker
Pró-Reitora de Ensino de Graduação da UNESC


 

Trilhar uma formação superior é o desejo e o sonho de muitos. A educação superior, voltada à formação profissional, estimula a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e tecnológico e do pensamento reflexivo. Contribui para a ampliação da visão de mundo, promove o enriquecimento cultural e proporciona maiores possibilidades profissionais.

Para caracterizar-se como tal, as Universidades devem oferecer, obrigatoriamente, atividades de ensino, de pesquisa e de extensão (serviços ou atendimentos à comunidade) em várias áreas do saber. Um terço do corpo docente, pelo menos, deve ter título de mestrado ou de doutorado e ter contrato de regime em tempo integral (dedicação exclusiva a atividades acadêmicas). Além disso, a instituição deve desenvolver pelo menos quatro programas de pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) de boa qualidade.

Sem pesquisa, extensão e desenvolvimento da cultura não há universidade. A universidade existe, fundamentalmente, para formar cidadãos, produzindo e reproduzindo novos conhecimentos, apropriando-se desses, operacionalizando outros e difundindo-os.

Uma Universidade tem a missão não apenas de possibilitar aos estudantes a obtenção de um diploma, um emprego, mas, principalmente, deve ser capaz de produzir novos conhecimentos e aplicá-los à realidade social, considerando a necessidade de ser acessível a toda a sociedade, exercendo tanto uma função social quanto política. Deve ser capaz de retribuir o investimento que recebe da comunidade, desenvolvendo estudos, pesquisas e projetos de extensão compatíveis com as reais necessidades da população, em benefício comum, ou seja, ela deve contribuir para solucionar os atuais problemas da sociedade.

A Unesc é a nossa Universidade Comunitária, que nasceu do desejo da comunidade de Criciúma de criar um espaço para a construção de (novos) conhecimentos. Na construção desse espaço, existem diversas representações comunitárias empenhadas em um mesmo objetivo. O compromisso assumido pela UNESC perante a comunidade de seu entorno é inigualável e de suma importância para o seu desenvolvimento. Por ser COMUNITÁRIA, a aplicação de seus recursos deve ser totalmente revertida em investimento na educação, pois não tem finalidade lucrativa.

A Unesc proporciona a formação de profissionais capazes de atuar como agentes de transformação e de construção da sociedade, dotados de competências para não apenas preservar o conhecimento acumulado historicamente, mas, também, para construir novos conhecimentos por meio da pesquisa e da prática reflexiva, não se limitando ao ambiente da universidade, tampouco aos conteúdos programáticos das disciplinas.

Escolher a Unesc significa, portanto, escolher não somente um curso de graduação. Significa escolher uma formação sólida, de excelência, pautada no compromisso com a transformação da sociedade, com o exercício da crítica livre, com a construção de um novo saber, com as artes, com a cultura. Significa escolher uma formação pautada em valores da ética, da democracia, da justiça e da igualdade, que contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

10 de julho de 2018 às 14:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário