Reitoria

Professores da Unesc participam de primeiro livro da OAB Criciúma

Professores da Unesc participam de primeiro livro da OAB Criciúma
Lançamento da obra ocorreu nesta terça-feira (Foto: Talise Freitas/Ápice Comunicação) Mais imagens

A OAB Subseção Criciúma lançou na noite desta terça-feira (20/3) sua primeira obra. O livro “O Ensino Jurídico no Brasil: Perspectivas em Debate”, que une oito artigos em formato e-book, teve a participação de professores da Unesc, como o vice-reitor, Daniel Preve, idealizador do projeto.

O evento teve a presença de profissionais da área, comunidade acadêmica, e foi prestigiado pela reitora da Unesc, Luciane Ceretta. O lançamento contou ainda com a palestra do professor doutor em Direito e presidente da Comissão Jurídica da OAB/SC, Horácio Wanderlei Rodrigues.

O e-book tem como foco compartilhar conhecimento e debater questões de interesse da sociedade. Os artigos foram escolhidos por meio de edital, que exigiu que fossem abordados, de forma inédita, práticas, metodologias, ações e experiências na trajetória histórica, política e social do ensino jurídico brasileiro, oferecendo assim, um material de alto nível para profissionais e estudantes da área.

Preve, que é presidente da Comissão de Estudos e Educação Jurídica e idealizador do projeto, a obra veio da necessidade de promover um diálogo com as instituições de Ensino Superior que abordam o ensino jurídico. “E por meio da OAB, que apesar de ser uma entidade que regula a atividade profissional do advogado, ela também, desde em nível estadual e nacional, tem uma atuação muito forte no ensino jurídico”, afirma.

“Tivemos uma aceitação muito grande, não somente na nossa região, mas de fora dela, sendo que um dos artigos que foram aprovados veio da presidência da Comissão Estadual do Ensino Jurídico da OAB do Rio Grande do Sul. Inclusive já fomos convidados para fazer o lançamento do livro em Porto Alegre. Uma grata satisfação de socializar este material com toda comunidade acadêmica, não apenas os profissionais, os advogados, mas todos aqueles que querem discutir a educação e principalmente a educação jurídica”, ressalta Preve.

Para o presidente da OAB Subseção Criciúma, Fábio Jeremias, a obra vem cumprir o papel de promover e inserir no debate todo conhecimento produzido, divulgando assim práticas, metodologias, experiências e ações do ensino jurídico brasileiro.

“É um material de suma importância por oferecer conteúdo de alto nível para profissionais e estudantes, principalmente aproximando o meio universitário que é onde tudo acontece. Ficamos muito lisonjeados, pois o lançamento foi o evento que mais encheu a nossa casa até então”, observou, referindo-se a sede da OAB.

Artigos e autores


Ecologia de Saberes, Interdisciplinaridade e Direitos Humanos no Ensino Jurídico – Alexandre Torres Petry;

A Histórica Dicotomia entre Teoria e Prática: Reflexos no Ensino Jurídico Atual e a Necessidade de Superação das Metodologias de Transmissão de Conteúdo – Morgana Bada Caldas e Gildo Volpato;

Desatando o Nó Górdio: Considerações Acerca da Crise do Ensino Jurídico – Nathália Santos Veras;

Reflexões para o Ensino Jurídico na Pós-modernidade: Pelo Resgate da Metodologia Jurídica e Demais Disciplinas Propedêuticas – Bruna Casimiro Siciliani;

Cinema e Literatura: Alternativas Didático-Pedagógicas para o Ensino do Direito – Fernando da Silva Mattos e Thais Luzia Colaço;

O Ensino Jurídico Brasileiro como Manifestação do Poder Simbólico – Paulline Ribeiro Barros e Igor Ramos Rosa;

Uma Reflexão sobre a Regulação em Cursos de Graduação em Direito a partir da Instrução Normativa Nº 01, de 23 de fevereiro de 2017 – Thiago Henrique Almino Francisco, Daniel Ribeiro Preve, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior e Yuri Borba Vefago;

20 Anos de Presença/Ausência de Paulo Freire: Desafios para o Ensino Jurídico no Brasil – Mariana Barbosa de Souza, João Paulo Reis Costa, Bibiana Barbosa de Souza.

*Com informações da jornalista Talise Freitas, da Ápice Comunicação.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de março de 2018 às 11:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário