Diretoria de Extensão

Refugiados é tema de palestra da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Refugiados é tema de palestra da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Debate com acadêmicos abordou os direitos e crise humanitária (Fotos: Ápice Comunicação) Mais imagens

Assunto cada vez mais presente nos noticiários, os refugiados foram tema de palestra na noite desta quinta-feira (22/10), durante a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Os palestrantes Fernanda Lima e Rodrigo Szymanski discutiram sobre “Direito Internacional dos Refugiados e a Crise Humanitária” instalada na atualidade.

Em uma época em que a região de Criciúma tem recebido com frequência pessoas de várias nacionalidades, os ministrantes enalteceram a importância de se preparar para receber quem sai de seu país em busca de abrigo. “Ainda há uma dificuldade de diferenciar os refugiados dos imigrantes. O refugiado possui uma vida ameaçada em seu país de origem e sai em busca de abrigo. Ele é um cidadão do mundo e é nosso dever receber essas pessoas”, afirma Fernanda.

Casos de xenofobia ainda fazem parte da realidade

Szymanski, integrante do Fórum Permanente da Mobilidade Urbana, criado para debater o assunto, acredita que ainda há certa resistência por parte da população local em receber refugiados e aceitar sua inserção na comunidade. “Vemos pessoas que estão de braços abertos para recebê-los, porém, ainda é muito comum casos de xenofobia, discriminação e racismo, tornando-os elementos de perseguição. É preciso mudar essa visão e entender que quem deixa seu país é porque vivia uma realidade de ameaça e precisa ser acolhido”, considera. Para ele, discutir o tema na universidade é uma forma de dar visibilidade ao assunto e mostrar aos acadêmicos a importância de se criar práticas de orientação e ajuda para essas pessoas.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, acredita que a universidade é disseminadora de informação aos jovens e formadora de cidadãos capazes de compreender a realidade de quem busca abrigo na região. “É aqui dentro que os jovens serão formados e estabelecerão suas opiniões. Debater assuntos humanitários, como a vinda dos refugiados, tema de extrema proximidade com a nossa realidade, os tornarão cidadãos plenamente informados e esclarecidos”, comenta Luciane.

A acadêmica do curso de Educação Física, Sindianara Mariano, de 19 anos, também acredita na relevância do debate desta quinta-feira. “Quando tratamos do tema refugiados não estamos falando apenas dos direitos humanos de quem deixa seu país em busca de proteção, mas dos nossos próprios direitos. Só poderemos respeitar esses direitos conhecendo-os”, afirma.

Programação segue até amanhã

Até esta sexta-feira (23/10), a Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc segue com minicursos, palestras, oficinas e apresentação de trabalhos realizados simultaneamente. Entre eles o Salão de Pós-Graduação, que apresenta os diferentes cursos de Mestrado e Doutorado oferecidos pela Universidade. Com o tema “Luz, Ciência em Vida”, a proposta do evento é oferecer atividades gratuitas e aproximar a comunidade do universo acadêmico.

Programação

*Com colaboração da Ápice Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de outubro de 2015 às 21:19
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Fábio Dantas

23 de outubro de 2015 às 10:06

Uma pena eu não ter ido, sou acadêmico do direito e gostaria muito de poder ouvir a Professora Fernanda Lima, ser humano raro no mundo. Que venham outras palestras desse quilate! Parabéns, Unesc! Fábio Dantas

Deixe um comentário