Diretoria de Extensão

Projetos de extensão na área ambiental iniciam atividades em Jaguaruna

Projetos de extensão na área ambiental iniciam atividades em Jaguaruna
Lançamento ocorreu nesta terça-feira, na empresa Sibelco (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

As primeiras atividades de três projetos de extensão da Unesc na área ambiental no município de Jaguaruna foram iniciadas esta semana na unidade da Sibelco, multinacional que atua com extração e processamento de minerais industriais não metálicos como argilas, caulim, cal, calcário, sílica e zirconita. Na tarde desta terça-feira (24/3), os projetos foram lançados com a participação de professores e alunos bolsistas da Unesc, além de membros da diretoria da empresa. O trabalho de campo deve iniciar na próxima semana.

Segundo a assessora acadêmica da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc), Gisele Coelho Lopes, os projetos foram inscritos no edital, em novembro de 2014, e aprovados pela empresa no fim do mesmo ano. “Temos uma equipe dedicada e tenho certeza que em um ano o projeto vá apresentar ótimos resultados. Queremos agradecer à Sibelco pela confiança na Unesc e deixar a Universidade à disposição para outras parcerias”, comenta a assessora acadêmica da Propex.

A consultora de Saúde e Meio Ambiente da Sibelco na América do Sul, Simone Victorino, afirmou que os projetos de extensão da Universidade irão colaborar no processo de recertificação da WHC (Wildlife Habitat Conuncil) organização americana sem fins lucrativos dedicada à conservação da natureza. A Sibelco busca receber pela quarta vez a certificação, que atesta o cuidado e as ações desenvolvidas em prol da fauna e da flora dos locais em que a empresa atua.

Os projetos da Unesc fazem parte do programa Volta à Vida, realizado em todo o país pela Sibelco. “Recebemos excelentes projetos da Unesc e gostaríamos de poder implementar todos. No entanto, neste momento, tivemos que optar por três, mas com certeza teremos novas parcerias com a Universidade no futuro”, comenta Simone.

Participaram do lançamento o diretor da Aditt (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia) da Unesc, Michel Alisson Silva; o biólogo da Sibelco e coordenador do Volta à Vida, Rodrigo Ávila Mendonça, e o gerente da unidade da empresa em Jaguaruna, Zairo Luiz Pereira.

Conheça os projetos:

“Comunidade de abelhas (Hymenoptera apoidea) e suas fontes alimentares”, coordenado pela professora Birgit Harter-Marques. Áreas de conhecimento: Ciências Biológicas, Ecologia, Ecologia aplicada, Polinização e Interação Animal Planta. Objetivo: levantar a comunidade de abelhas e as plantas por elas visitadas nas áreas de pertencentes à Sibelco e áreas adjacentes e identificar as principais fontes de recursos florais utilizadas pelas abelhas coletadas e verificar o período de floração das espécies melitófilas.

“Ecologia de Contomastix lacertoides (Squamata - Teiidae) em restinga herbácea –arbustiva de Jaguaruna”, coordenado pelo professor Jairo Jose Zocche. Áreas de conhecimento: Ecologia e Ecologia do organismo e de populações. Objetivo: desenvolver estudos sobre a ecologia do Contomastix lacertoides (uma espécie de lagarto de pequeno porte) visando contribuir para a sua preservação.

“Testando a atração de morcegos frugívoros por óleos essenciais como ferramenta efetiva para restauração ecológica de áreas degradadas”, coordenado pelo professor Fernando Carvalho. As atividades giram em torno das áreas de Ciências Biológicas, Zoologia, Ecologia e Botânica.

Sibelco

Fundada em 1872, a Sibelco opera 228 centros de produção em 41 países, contando com uma equipe de cerca de 10 mil pessoas. No início das atividades, o foco da empresa era a mineração de areia de quartzo para produtores de vidro da Bélgica. Atualmente, ela extrai e processa minerais industriais não metálicos como argilas, caulim, cal, calcário, sílica e zirconita.

Fonte: Secom

24 de março de 2015 às 21:19
Compartilhar Comente

Deixe um comentário