Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação

Blockchain, uma tecnologia para ampliar a liberdade?

Blockchain, uma tecnologia para ampliar a liberdade?
Mais imagens

Junior Ruiz Garcia

O desenvolvimento da Internet tem contribuído para ampliar e democratizar o acesso e a difusão da informação na sociedade. Até pouco tempo atrás apenas grandes empresas de comunicação e editoras detinham o monopólio do acesso e da difusão da informação. No século XXI, qualquer indivíduo pode expressar sua opinião ou divulgar informações em tempo real para milhões de pessoas, até mesmo para bilhões de pessoas, apenas com um dispositivo conectado à Internet.

Apesar da concentração na prestação de serviços de busca e de comunicação online, tais como o Google e o Facebook, mesmo assim a Internet tem contribuído para ampliar a liberdade dos indivíduos. Outra importante contribuição da Internet tem sido para a formação de redes de pesquisa e desenvolvimento, paralelas as tradicionais instituições, tais como grandes empresas e governos nacionais. Um tradicional exemplo é o Linux, desenvolvido por milhares de pessoas ao redor do mundo (https://www.linux.org/), permitindo o acesso a um sistema operacional gratuito e alternativo ao oferecido por grandes empresas de tecnologia. Um exemplo mais recente e revolucionário é a tecnologia Blockchain, apresentada à sociedade em 2008, desenvolvida de maneira colaborativa. Essa é uma tecnologia coletiva e de acesso livre.

O Blockchain é uma cadeia de blocos (figura 1)[1], que permite que sejam realizadas transações ou transferências de informações online sem a intermediação de terceiros, com mais segurança e agilidade.

Figura 1 – O funcionamento da tecnologia Blockchain

Fonte: seguranca-informatica.pt, 19 de julho de 2017. Disponível em: https://seguranca-informatica.pt/revolucao-da-blockchain-tecnologia-do-futuro/

Essa tecnologia foi desenvolvida inicialmente para fornecer suporte ao Bitcoin. Contudo, o avanço tecnológico e a criatividade têm permitido seu uso em vários contextos, tais como a efetivação de contratos ou transferência de títulos de propriedade online sem a necessidade de um terceiro, com maior segurança e agilidade. Desse modo, o desenvolvimento da tecnologia Blockchain tem se revelado como uma importante tecnologia para ampliar a liberdade dos indivíduos. Neste sentido, o Blockchain poderia ser considerada uma tecnologia para ampliar a liberdade das pessoas?

Junior Ruiz Garcia - Doutor em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Diretor da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (http://www.ecoeco.org.br/) e pesquisador do Grupo de Estudos em MacroEconomia Ecológica (https://macroeconomiaecologica.wordpress.com/).

[1] O real valor da tecnologia por trás das criptomoedas – o Blockchain explicado (https://www.youtube.com/watch?v=90rmBzT8-J0).

15 de dezembro de 2017 às 13:25
Compartilhar Comente

Deixe um comentário