Geografia

Perspectivas para o ensino de Geografia em pauta sob o olhar e a experiência de Helena Copetti Callai

Perspectivas para o ensino de Geografia em pauta sob o olhar e a experiência de Helena Copetti Callai
Encontro virtual promovido na tarde desta quinta-feira (4/6) discutiu os desafios e possibilidades para o ensino da disciplina (Foto: Reprodução) Mais imagens

A experiência da professora Helena Copetti Callai, mestre em Geografia Humana e doutora em Geografia Física foi compartilhada, na tarde desta quinta-feira (4/6), em palestra online. O encontro virtual com foco na formação docente teve a temática “Desafios e possibilidades para o ensino de Geografia”.

A conversa com Helena, diretamente de Ijuí, no Rio Grande do Sul, foi mediada pelas professoras mestres Daniela Arns Silveira e Andréa Rabelo Marcelino, coordenadora do curso de Geografia da Unesc.

Entre os ensinamentos e questionamentos deixados pela palestrante destacou-se a importância da valorização do lugar no qual cada um está inserido. “A aula que vou ministrar em uma grande escola na cidade é diferente da que eu ministraria em uma tribo indígena ou em uma escola onde as crianças vão para poder participar da merenda. A geografia é diferente? Não! É diferente apenas a forma como vou abordar para que elas entendam”, citou.

Nos ensinamentos da disciplina, desta forma, Helena acredita que o aluno entenderá seu papel no lugar do qual faz parte. “O homem se relaciona com a natureza a partir da forma com que se relaciona entre si. Ele não é o ser supremo da natureza. É parte dela. Isso a geografia tem que ensinar por meio do clima, da vegetação e tudo, mas também dos lugares. Com os conceitos da geografia vamos estudar e teorizar sobre eles”, acrescentou.

Para a coordenadora do curso de Geografia, o momento de reflexão acerca do ensino com a professora Callai, foi um presente. “Ela traz todo um histórico para pensar a atualidade e nos deixa alguns questionamentos como: ‘O que é ser um professor de Geografia? Para que serve ensinar Geografia? Como ensinamos essa disciplina? E finaliza reafirmando que a Geografia é viva’. Neste sentido, entendemos que se faz necessário, compreender o conceito de lugar, apropriando-se do senso comum, refletindo com as questões teóricas e ainda possibilitando um trabalho interdisciplinar com a construção do planejamento coletivo dos professores, das diferentes áreas do conhecimento”, pontuou.

Na avaliação de Daniela, o encontro com a professora foi uma grande oportunidade de conhecer mais sobre a área da Geografia, mas muito mais que isso, sobre a educação e a forma de tocar os estudantes. “Ficaria escutando por horas e horas porque ela trouxe discussões que remetem ao processo de ensino aprendizagem a respeito do que é educação e do seu papel hoje”, comentou.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de junho de 2020 às 18:20
Compartilhar Comente

Deixe um comentário