AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Jornadas Internacionais de Arqueologia iniciam na Unesc

Jornadas Internacionais de Arqueologia iniciam na Unesc
Eventos terminam sábado (4/5) na Universidade (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Desde hoje (1/5), a Unesc é palco da 9º Jornada de Arqueologia Ibero-americana e da 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica. Os eventos ocorrem no campus da Universidade, em Criciúma (SC), até o próximo sábado (04/05). A cerimônia de abertura foi realizada no Auditório Ruy Hülse e contou com a apresentação dos músicos Carlos Paulo Matias e Rafael Casagrande da Rosa, ambos da Unesc.

O coordenador do Setor de Arqueologia da Unesc, Juliano Bitencourt Campos, um dos organizadores dos eventos, deu as boas-vindas aos participantes e considerou que este é um momento de ousadia. “As Jornadas representam a travessia de limites e dificuldades. Mas estamos prontos”, assegurou.

Ele também falou sobre as expectativas para os quatro dias das Jornadas. Participarão, como ouvintes ou palestrantes, renomados pesquisadores na área de Arqueologia de países da América Latina, África do Sul, Espanha, Itália, Portugal e Angola. “Tivemos ampla adesão dos dois lados do Atlântico e estamos diante de nossos referenciais científicos, que hoje vemos pessoalmente. Sejam todos bem-vindos”, disse Campos.

“Agradecemos o convite para que possamos partilhar experiências e construir uma parceria cada vez mais fortalecida entre Brasil, Portugal e Angola. Penso que vou aprender bastante e também partilhar o que tenho”, afirmou Ziva Domingos, representante do Instituto Nacional do Patrimônio Cultural de Angola e professor doutor da UAN (Universidade Agostinho Neto), de Angola.

Para o representante do Instituto Terra e Memória (ITM), de Portugal, professor doutor Luis Oosterbeek, um dos resultados mais importantes das Jornadas serão as publicações resultantes dos quatro dias de conferências, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e palestras.

“Estamos orgulhosos em sediar um evento científico dessa envergadura”, destacou a pró-reitora de Ensino de Graduação das Unesc, Robinalva Ferreira. Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho, as Jornadas servirão para consolidar ainda mais o papel do Setor de Arqueologia da Unesc. “Elas vão congregar e ajudar a consolidar a instituição no cenário nacional e internacional na área”.

Também participaram da abertura dos eventos Nelson Lacerda, representante do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); Jedson Francisco Cerezer, coordenador de relações internacionais do ITM (Instituto Terra e Memória); o professor doutor Jairo José Zocche, da Unesc, representante da comissão organizadora, e o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri), Gelson Fernandes, representando a prefeitura de Criciúma.

Homenagens

Durante a abertura dos eventos, a Unesc prestou uma homenagem a Mação, oferecendo uma placa comemorativa à cidade portuguesa, entregue para Luis Oosterbeek. Também foi homenageado o professor doutor Pedro Ignácio Schmitz, do Instituto Anchietano de Pesquisa, da Unisinos, do Rio Grande do Sul, por mais de cinco décadas de dedicação à pesquisa e à docência.

Fonte: Secom

01 de maio de 2013 às 23:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário