Reitoria

Com a presença de Ana Botafogo, Unesc em Dança inicia 19ª edição

Com a presença de Ana Botafogo, Unesc em Dança inicia 19ª edição
Tradicional Festival de Dança promovido pela Universidade segue até sábado (20/10) no Teatro Elias Angeloni (Fotos: Studio 2.8 Fotografia / Mayara Cardoso) Mais imagens

Completando o brilho da presença de mais de mil dançarinos que se apresentarão ao longo dos três dias de Unesc em Dança, uma bailarina especial marcou presença e compartilhou experiências no primeiro dia do festival. O evento, aberto na noite desta quinta-feira (18/10) no Teatro Municipal Elias Angeloni, iniciou em grande estilo com uma palestra especial de Ana Botafogo, ícone no que diz respeito ao ballet no Brasil.

O Unesc em Dança, festival realizado pela Unesc e pelo Ministério da Cultura, tem o objetivo de promover o desenvolvimento e a valorização da cultura por meio da dança. Ainda em sua noite de abertura, com o teatro completamente lotado, a sua 19ª edição contou com as primeiras apresentações artísticas, já mostrando que mais uma vez levará encantamento ao público ao longo dos dias de realização.

Trabalho intenso

Para a coordenadora geral do evento e do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, o sentimento é de satisfação por poder oferecer à região, por meio da Unesc e seus parceiros, um evento de valorização da cultura. “Sabemos que a cidade se movimenta com a cultura e com a arte. Sendo assim, planejamos com carinho cada etapa desse projeto cultural. A cultura pode, e é sim, um grande negócio. Com nossos patrocinadores e apoiadores temos a convicção de que podemos alterar as condições do desenvolvimento cultural regional”, destacou.

Realizar um festival de dança desse porte, de acordo com a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, é uma forma de presentear a comunidade, verdadeira dona da Instituição. “Que alegria imensa ver o auditório cheio para esse evento. O desenvolvimento de uma região também se avalia pelos investimentos realizados em cultura. Por isso, nós temos como eixo fundamental da gestão os investimentos que podemos fazer nessa área, isso, é claro, por meio de um time que comanda os trabalhos com maestria. Tenho certeza que esses dias de evento proporcionarão conhecimentos e reflexões valiosos a todos nós”, salientou.

A abertura oficial do Unesc em Dança contou ainda com a presença da Pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toretti; da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e do presidente da Fundação Cultural de Criciúma, Sérgio Zappelini.

Presença garantida

Milhares de pessoas já participaram do evento como expectadores ao longo dos 19 anos do Festival e entre elas está a adolescente Mariana Rocha, de 15 anos. Ela faz parte do grupo de dança Culture Soul e, além de já ter se apresentado algumas vezes no Unesc em Dança, faz questão de conferir as outras apresentações. Nesta quinta-feira ela e as amigas, também bailarinas, garantiram seus lugares estratégicos no Teatro Elias Angeloni para ver de pertinho o ícone da dança, Ana Botafogo. Para Mariana, que faz aulas de ballet desde os 4 anos de idade, a dança faz parte da sua vida de tal forma que não poderia mais viver sem, portanto ela e as colegas não deixariam de prestigiar a palestra de uma bailarina de tamanho destaque. “Nós a adoramos. Ela é maravilhosa e nós não poderíamos perder a chance de vê-la e ouvi-la”, comentou.

Programação

Ainda nesta sexta-feira e sábado (19/10 e 20/10) o Unesc em Dança oferece oficinas de Dança Contemporânea, Shines Salsa, Danças Urbanas, Ballet Clássico Intermediário e Dança Improvisação, além de palestras com profissionais renomados no mundo das artes.

As oficinas serão ministradas por profissionais conceituados em suas áreas de atuação: o professor e coreógrafo Rodrigo de Andrade (Blumenau), medalha de ouro no evento Danzamerica em Córdoba, Argentina e indicado como melhor bailarino no Festival Mery Rosa em 2018; a professora, coreógrafa e bailarina Carina Trombim (Curitiba), tetracampeã brasileira de salsa – solista feminino; o educador físico, professor e pesquisador da cultura hip hop Henrique Bianchini (São Paulo); o professor, bailarino e coreógrafo formado na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Stanley Carvalho (Blumenau) e a artista, professora, pesquisadora e integrante do Projeto Corpo, Tempo e Movimento, Sandra Nunes (Florianópolis).

As noites de apresentações são gratuitas e tem início às 19h no Teatro Elias Angeloni.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de outubro de 2018 às 22:04
Compartilhar Comente

Unesc em Dança: Ana Botafogo chega para a abertura do festival

Unesc em Dança: Ana Botafogo chega para a abertura do festival
Bailarina será atração da primeira noite do Festival (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc recebeu, na tarde desta quarta-feira (17/10), a visita da bailarina e diretora artística do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo. A artista participará da abertura da 19ª edição do Unesc em Dança, evento organizado pela Universidade que engloba diversas atividades relacionadas ao mundo da dança. A abertura acontece na quinta-feira (18/10) e segue até sábado (20/10), no Teatro Elias Angeloni.

Ana Botafogo visita Criciúma pela primeira vez e, de acordo com ela, Santa Catarina é um estado com tradição e envolvimento com a dança. “Temos diversos exemplos que englobam a dança, como Blumenau e Joinville, e eventos como este da Unesc, são essenciais”, comenta. “Fico feliz em participar do festival e levar a arte e a cultura da dança para a população. Aproximar essa interlocução com a academia é indispensável, interligando a dança com outras áreas”, explica.

De acordo com a reitora, Luciane Bisgonin Ceretta, a arte e a cultura são eixos de grande importância para a Unesc. “A vinda da Ana Botafogo tem uma representação muito importante para a nossa Universidade Comunitária, tendo dentro desse conjunto, a dança. No ano em que a Unesc completa 50 anos, receber uma artista como ela tem um significado muito importante, pois contribui tanto na formação dos nossos dançarinos, quanto na nossa formação de plateia. Além da possibilidade de a Universidade interagir ainda mais com o ambiente da dança produzindo arte e cultura”, enfatiza.

O Unesc em Dança

O evento contará com palestras, oficinas e apresentações. Nos três dias, bailarinos de diversos estados apresentarão 63 coreografias na mostra Infanto-juvenil e 40 na Sênior. Além disso, o Unesc em Dança traz apresentações de grupos convidados, totalizando 125 coreografias. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. 

A abertura do festival contará com uma palestra da bailarina, abordando a sua história de vida, com o tema “Vida de Bailarina. Após a palestra, os participantes terão a oportunidade de fazer perguntas à convidada. “Acredito que esse contato com o público é essencial e faz com que nos aproximemos das pessoas”, acrescenta Ana.

Para a coordenadora do setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a visita é um grande presente nos 19 anos do Unesc em Dança e nos 50 anos da Unesc. “É uma realização para nós, que trabalhamos no festival. É também, um presente para as pessoas que terão a oportunidade de ouvi-la e de conhecê-la. Isso é de grande relevância porque ela é uma referência para os jovens tanto do ballet, quanto para outros estilos de dança. Ana Botafogo é um exemplo a ser seguido”, respalda.

O evento

A 19º edição do Unesc em Dança, uma realização da Universidade e Ministério da Cultura, tem como objetivo apresentar o panorama da dança, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático pedagógico, contribuindo para o fortalecimento da linguagem da dança, formação de plateia e valorização da arte e da cultura.

O evento conta com uma programação de apresentações gratuitas e abertas ao público em geral nas mostras Infanto-juvenil e Sênior, com a participação de bailarinos de diversos estados brasileiros, a partir dos sete anos de idade. A 19ª edição da ação também traz palestras e cinco Oficinas de Dança, abertas para comunidade interessada.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 17 de outubro de 2018 às 19:54
Compartilhar Comente

Comissão do Unesc em Dança de 2018 é nomeada

Comissão do Unesc em Dança de 2018 é nomeada
Grupo será responsável pela execução do evento (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Reitoria da Unesc entregou, na tarde desta segunda-feira (17/9), uma portaria que constituiu a comissão responsável pela execução do Unesc em Dança de 2018. O evento, que está na sua 19ª edição, ocorrerá entre os dias 18 a 20 de outubro, em Criciúma.

O evento é uma realização da Universidade e Ministério da Cultura e tem como objetivo apresentar um panorama da dança, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático pedagógico, contribuindo para o fortalecimento da linguagem da dança, formação de plateia e valorização da arte e da cultura.

De acordo com a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o festival já se tornou histórico na região. “Ele é um projeto consolidado e ter o envolvimento da Universidade é essencial. Além do mais, a Unesc tem um compromisso com a cultura”.

Para a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, é importante reunir outros setores da Universidade no projeto. “Ter outras áreas ajudando na realização, será essencial. Essa comissão fará com que o evento tome proporções maiores e que seja novamente um grande evento”, comenta.

Saiba mais sobre o 19º Unesc em Dança

Conheça os membros da comissão:

- Amalhene Baesso Reddig – Coordenação Geral;
- Maxwell Sandeer Flôr e Viviane Maria Candiotto – Coordenação Técnica;
- Laênio José Ghisi – Coordenação de Cerimonial;
- Gisele Silveira Coelho Lopes – Reitoria;
- Rogério Antônio Casagrande – Assessoria de TI (Tecnologia de Inovação);
- Ana Sofia Schuster – Coordenação de Imprensa, Comunicação e Marketing;
- João Carlos Medeiros Rodrigues Junior – Assessoria Jurídica;
- Janir de Quadra Paim – Assessoria Financeira;
- Henrique Vargas – Escritório de Negócios;
- Marcio Vito – Coordenação de Infraestrutura, Projetos e Obras;
- Elisangela Machado – Coordenação de Segurança, Transporte, Logística e Limpeza;
- Perla Sabrina Rodrigues – Coordenação de Ambientação;
- Lorete Tasca Marcos – Coordenação de Recepção;
- Alice da Silva Meis – Secretária Geral.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de setembro de 2018 às 16:19
Compartilhar Comente

Unesc em Dança: Em 2018, festival traz surpresa de renome internacional ao público

Unesc em Dança: Em 2018, festival traz surpresa de renome internacional ao público
Bailarina Ana Botafogo vai estar na abertura do evento, dia 18 de outubro (Foto: Revista Evidência) Mais imagens

“Eu já não lembro mais da minha vida sem a dança. Ela sempre me proporcionou foco e me mostrou que, para qualquer coisa, é necessário ter determinação para que a gente possa superar os desafios da carreira”. A fala é de Ana Botafogo, primeira bailarina e diretora artística do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a convidada especial da 19ª edição do Unesc em Dança. Bailarina de renome internacional e referência quando o assunto é dança, Ana estará em Criciúma especialmente para o evento, considerado o maior festival do gênero no Sul de Santa Catarina.

Ana Botafogo estará na abertura do evento, no dia 18 de outubro, que ocorre a partir das 19 horas no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma. A palestra da bailarina, na qual fala sobre o desafio de viver para dançar, as dores e sacrifícios que um bailarino faz para levar toda a beleza lúdica, encanto e leveza ao público, está marcada para às 20 horas, após apresentações com grupos de dança convidados.

O objetivo do 19º Unesc em Dança, uma realização da Universidade e Ministério da Cultura, é apresentar o panorama da dança, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático pedagógico, contribuindo para o fortalecimento da linguagem da dança, formação de plateia e valorização da arte e da cultura.

Para isso, tem uma programação com apresentações gratuitas e abertas ao público em geral nas mostras Infanto-juvenil e Sênior, com a participação de bailarinos de diversos estados brasileiros, a partir dos sete anos de idade. O evento também traz palestras e cinco Oficinas de Dança, abertas para comunidade interessada.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, afirma que a produção do projeto cultural, Unesc em Dança, é feita em várias etapas e envolve muitos profissionais e parceiros: bailarinos e bailarinas, captadores, patrocinadores, curadores, palestrantes, iluminadores, oficineiros, equipe de fotografia e filmagem entre outros. “Pensamos na cultura como possibilidade de formação cultural e ainda como oportunidade para profissionalização de pessoas”, afirma Amalhene.

Inscrições abertas

O evento está em fase de inscrições de grupos e trabalhos coreográficos. Os interessados em mostrar o seu trabalho, podem se inscrever até o dia 1º de outubro. Um dos diferenciais do Unesc em Dança, é o cachê cultural, pago a todos os bailarinos participantes.

O produtor cultural do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, explica que o processo de inscrições inicia com a análise técnica dos vídeos, com as coreografias dos grupos de dança de interesse. A comissão curatorial fará a seleção por meio de análise técnica e artística conforme o que estabelece o edital.

Programação

O festival ainda está em fase de escolha das coreografias que vão ser apresentadas no palco do Unesc em Dança, mas já apresenta nomes confirmados para as oficinas e espetáculos.

Profissionais como Rodrigo de Andrade e Stanley Carvalho (Blumenau/SC), Carina Trombim (Curitiba/PR), Henrique Bianchini (São Paulo/SP) e Sandra Nunes (Florianópolis/SC) irão ministrar oficinas nos dias 19 e 20 de outubro. Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Shines Salsa, Ballet Clássico e Dança Improvisação são temas a serem abordados.

Além de Ana Botafogo, o evento terá palestras com profissionais como: Bia Mattar, de Balneário Camboriú/SC; Marco Aurélio Souza, de Blumenau/SC; além do espetáculo “Narrativas em dois corpos”, com Diana Gilardenghi e Sandra Meyer de Florianópolis/SC

O 19º Unesc em Dança conta com o patrocínio de: Lei de Incentivo à Cultura, Bistek Supermercados, Anjo Tintas, Giassi Supermercados, Tintas Farben, Construtora Locks, Betha Sistemas e TWA. Nessa edição ainda conta com o apoio cultural da Rádio Som Maior e do Jornal A Tribuna.

Saiba mais

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 13 de setembro de 2018 às 14:14
Compartilhar Comente (2)

Município de Turvo busca parcerias culturais com a Unesc

Município de Turvo busca parcerias culturais com a Unesc
Encontro ocorreu na Reitoria da Universidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Com o objetivo de ampliar as relações culturais da Unesc com os municípios da região, a Universidade recebeu na tarde desta terça-feira (14/8) a visita da presidente da Câmara de Vereadores de Turvo, Gisele Baesso, do diretor municipal de Cultura de Turvo, Marcos Rodrigues, e da vereadora mirim da cidade, Laura Cadorin Simon. Os visitantes foram recepcionados pela chefe de gabinete da Reitoria da Unesc, Gisele Coelho Lopes.

O objetivo da visita foi o de solicitar parceria para estender os projetos culturais da Unesc no município, entre eles o projeto do Boi de Mamão. “Também foram apresentados outros projetos de extensão e cultura, que futuramente poderiam ser parcerias com a Unesc”, comenta a chefe de gabinete.

Os visitantes também conheceram o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski e o Setor de Arte e Cultura. Na ocasião, a vereadora mirim doou dois exemplares do livro “Mingau e o Bicho Papão”, de sua própria autoria.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de agosto de 2018 às 09:56
Compartilhar Comente