Reitoria

Unesc recebe lideranças regionais na unidade Araranguá

Unesc recebe lideranças regionais na unidade Araranguá
Encontrou foi realizado para apresentação do espaço que a Universidade disponibiliza na cidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A nova unidade da Unesc em Araranguá recebeu visitantes na tarde desta segunda-feira (30/9). Lideranças da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) estiveram na ampla estrutura da Universidade para conhecer as novas instalações da Instituição e acompanhar de perto os detalhes do projeto que chega com força total na região. Além de autoridades locais e representantes de lideranças, a tarde também contou com a presença de coordenadores de curso e professores da Universidade, prestigiando o encontro.

Ao dar as boas-vindas às lideranças, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu o empenho de cada um dos envolvidos para que o projeto da Universidade tenha se concretizado e tomado proporções maiores em um curto período de tempo. O motivo da expansão da presença da Unesc na Amesc, conforme a reitora, foi o sentimento de necessidade de uma presença ainda mais forte na região, a calorosa recepção já recebida e a parceria de sucesso com a Weber Empreendimentos. “Estamos dispostos, engajados, motivados e cheios de expectativas para esse momento. Sentimos que esse é o tempo de vir para cá, nos aproximar desses 15 municípios, e fazer desse território um grande diferencial. A Universidade tem o poder de transformar o conhecimento em inovação e é para isso que estamos aqui. Não chegamos para ser só mais um. Com a nossa prática colaborativa, com parcerias, queremos fazer a diferença”, pontuou Luciane.

Responsável por apresentar as possibilidades oferecidas pela Unesc em Araranguá, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, destacou os cursos que já estão com matrículas abertas, sendo nas modalidades presencial, a distância e híbrida. “Chegamos já com uma proposta diferenciada, com foco nas experiências vividas pelos acadêmicos. Nos cursos a distância e híbridos também incluímos encontros presenciais que trabalham com questões regionais e com problemas locais. Um exemplo das novidades propostas é a própria estrutura, que já se mostra diferente do tradicional. Essa unidade vai prototipar abordagens diferentes, trazendo cursos com experiências inovadoras”, explicou.

A Unesc Araranguá já conta com a oferta de 38 cursos de graduação, sendo 28 na modalidade de Educação a distância, cinco híbridos (com aulas virtuais e na unidade) e cinco presenciais. Além destes, a Universidade oferece opções em pós-graduação, extensão e Escola de Idiomas. Projetos como a Casa da Cidadania, o Núcleo de Empreendedorismo e o Museu de Zoologia também são oferecidos na Unidade.

No encontro da tarde desta segunda-feira as lideranças presentes puderam ainda conhecer e ouvir as palavras de acolhida do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Rocha Fabris, e o diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo, dupla que fará a gestão da unidade Araranguá.

Autoridades engajadas

Entre as lideranças presentes no evento estiveram o deputado estadual José Milton Scheffer, o prefeito de Ermo, Aldoir Cadorin e o prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco.

Para Cadorin, o posicionamento da reitoria da Unesc foi assertivo no que diz respeito ao momento ideal para a aproximação da Universidade com a região. “Esse é o momento certo para essa vinda. Vai preencher uma lacuna com uma entidade realmente responsável e preocupada com as causas da região. Uma Instituição competente, que acompanhamos e apostamos”, salientou.

Conforme Mariano Mazzuco, o encontro foi mais uma oportunidade de celebrar a ampliação do projeto da Unesc. “Temos muito a agradecer. Esse projeto vai criar oportunidade aos nossos jovens e ainda a possibilidade de fazermos a região ainda mais qualificada, atenta para o empreendedorismo. Se estamos juntos nessa ideia é porque a Universidade merece muito o nosso apoio”, pontuou o prefeito.

A chegada da Unesc com ainda mais força em Araranguá, conforme José Milton, já foi comemorada logo nas primeiras informações sobre o assunto. “Quando veio a notícia da chegada da Unesc aqui nós sentimos a realização daquilo que nós sonhamos para Araranguá em termos de desenvolvimento, que fosse uma cidade universitária. Essa é uma excelente novidade, nós precisamos disso. Chegou a hora”, completou o deputado.

Mais informações sobre as possibilidades oferecidas pela Unesc em Araranguá podem ser obtidas diretamente na sede na cidade, no telefone (48) 3527-0130 ou no www.unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 30 de setembro de 2019 às 20:00
Compartilhar Comente

Unesc recebe Seminário 1000 Dias, com lideranças da Amrec e Amesc

Unesc recebe Seminário 1000 Dias, com lideranças da Amrec e Amesc
Evento é uma parceria entre a Universidade e a Rádio Eldorado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Sala dos Municípios da Unesc recebeu, na manhã desta segunda-feira (30/9), o primeiro encontro do Seminário 1000 Dias. A parceria entre a Universidade e a Rádio Eldorado tem o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas pelos governos municipais da Amrec e Amesc durante os 1000 de gestão, completados em 28 de setembro. As atividades do Seminário seguem até esta quarta-feira (2/10), entre 8 e 10 horas, durante o Programa João Paulo Messer, da Eldorado, e serão transmitidas pelo site.

Clique aqui para assistir ao primeiro dia do Seminário

O primeiro encontro teve a participação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, da coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel de Souza, do prefeito de Tubarão e presidente da Fecam (Federação Catarinense dos Municípios), Joares Ponticelli, do presidente da Amrec e prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do presidente da Amesc e prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha, do prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, do vereador de Criciúma, Aldinei Potelecki, do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Miri Dagostim, do presidente do Observatório Social, Sinésio Volpato e do vice-presidente da Acic, Valcir José Zanette.

Durante os diálogos, o tema Educação também entrou em pauta e os participantes frisaram a importância da participação da Universidade no desenvolvimento regional, tanto na formação de novos profissionais quanto na capacitação dos já formados e dos gestores e lideranças, além dos projetos que utilizam a expertise da Instituição.

Durante o Seminário, a coordenadora da Sala dos Municípios falou sobre o projeto da Unesc que busca desenvolver as potencialidades da região. “Entendemos que o desenvolvimento dos municípios passa por conhecimento e a Universidade está aberta para parceiras para capacitação e formação, além de consultorias. O projeto Sala dos Municípios tem o objetivo de levar todo o cabedal de conhecimento e possibilidades da Unesc”.

A reitora da Unesc afirmou que é uma honra para a Instituição fazer parte do Seminário e debater temas relevantes aos municípios. Luciane falou também da chegada da Unesc em Araranguá, com cursos de graduação presenciais e a distância, pós-graduação, cursos de extensão e de idiomas e do estreitamento de laços entre a Universidade e os municípios do Extremo Sul catarinense.

Segundo ela, a Universidade precisa dialogar com a região e não pode apenas produzir conhecimento para ficar dentro de seus muros. “A Unesc tem um papel muito importante na nossa região. Ela nasceu por um desejo da comunidade e é de cada um. Não forma somente profissionais que irão receber um diploma profissional, mas oferta mais para a população. Reinveste os recursos em projetos que beneficiam os municípios. Hoje temos o maior Parque Científico e Tecnológico vinculado a uma Universidade em Santa Catarina, mais de 200 projetos de intervenção comunitária e mais de 370 projetos de pesquisa”, enumera.

Luciane ponderou ainda que as universidades são fomentadoras importantes do conhecimento e que não há potencializador de negócios já existentes e nem atração de novos investimentos se não houver um sistema educacional com uma Educação Básica e superior de qualidade.

O Seminário 1000 Dias continua na manhã desta terça-feira (1º/10), quando serão entrevistados prefeitos dos municípios da região Carbonífera e profissionais da Unesc. Na quarta-feira, além dos prefeitos da região do Extremo Sul, participam ainda secretários municipais de quatro áreas: Educação, Saúde, Planejamento e Turismo.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 30 de setembro de 2019 às 14:38
Compartilhar Comente

Reitoria recebe deputados Sérgio Motta e Hélio Costa

Reitoria recebe deputados Sérgio Motta e Hélio Costa
Reunião foi realizada na tarde desta sexta-feira (27/9) (Foto: Divulgação) Mais imagens

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, receberam, na tarde desta sexta-feira (27/9), deputados estadual Sérgio Motta e federal Hélio Costa. Os parlamentares estiveram na Universidade para a conversa pautada nos encaminhamentos de recursos financeiros e formalização de parceria com a Instituição.

Também acompanhou o encontro, o vereador Aldinei Potelecki.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de setembro de 2019 às 20:41
Compartilhar Comente

Futuro do trabalho, inovação e empreendedorismo dão o tom do primeiro dia da ExpoMais

Futuro do trabalho, inovação e empreendedorismo dão o tom do primeiro dia da ExpoMais
CEO da Printi, Hugo Rodrigues, apresentou modelo que favorece pequeno e médio empreendedor (Fotos: Assessoria ExpoMais) Mais imagens

A 4ª ExpoMais teve o primeiro dia com uma programação extensa, com palestras, painéis e compartilhamento de informações com profissionais de empresas que atuam no mercado nacional, lideranças da economia e profissionais da região Sul catarinense. Futuro do trabalho, inovação, empreendedorismo, tecnologia, e-commerce, gestão e atendimento ao cliente foram alguns dos pontos trabalhados ao longo da extensa programação desta quarta-feira (25/9), que começou com a abertura oficial do evento, com a presença de representantes dos cocriadores da ExpoMais, como a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

O evento é fruto da cocriação entre instituições de ensino e entidades empresariais e teve a primeira edição em 2016. O foco dela é abordar temas atuais e relevantes, a partir dos eixos: Marketing, Administração, Inovação e Sinergia.

Entre os palestrantes desta quarta-feira à noite, chamou a atenção um tema em comum: como a tecnologia pode ajudar a vencer a “dor”, no caso, as dificuldades que os clientes enfrentam, e como as empresas podem levá-los a vencer esses obstáculos com práticas inovadoras.

Na primeira palestra da noite, o diretor de Inovação da Duratex, Daniel Franco, falou também sobre os erros e acertos da empresa que atua no mercado de pisos laminados, painéis em madeira, revestimentos cerâmicos, louças, metais sanitários e duchas e torneiras, durante a palestra “O que aprendemos com as startups”.

Ao abordar a experiência da Duratex na aproximação com as startups, por meio de programas como o Garagem Duratex, Franco lembrou que a realidade de cada empresa é diferente, ressaltando que é preciso analisar para onde o esforço deve ser canalizado. Mas nem sempre há tempo para isso e nesse cenário, aparecem as startups, que com o uso da tecnologia podem, por exemplo, criar soluções para o maior problema do setor de construção: os transtornos trazidos por uma obra. “E aqui na região de Criciúma, encontramos empresas fantásticas, como a Ceusa, em Urussanga, e a Portinari (marcas e plantas adquiridas pela Duratex), com inovações incríveis, muitas delas através de startups”, comenta.

Já o CEO da Printí, Hugo Rodrigues, encerrou a noite apresentando as experiências da filial da empresa montada em 2012 no Brasil e como ela se posicionou no mercado para ir além de uma gráfica online e passar a ser uma plataforma de online de serviços de impressão, pensada especialmente para atender a micro e pequenos empreendedores. Na palestra “Um novo modelo de negócio a favor do empreendedor brasileiro”, Rodrigues contou a história da Printi, que decidiu aplicar tecnologia própria para oferecer do e-commerce à produção, um custo unitário menor e preços competitivos para pequenas tiragens.

Essas características levaram a empresa à marca de 2 mil pedidos por dia. “Aumentamos o portfólio e fomos pioneiros no Web2Pack (pedidos de embalagens). Assim, conseguimos ajudar os empreendedores a se profissionalizar, através da personalização”.

O CEO da Printi ainda respondeu perguntas da plateia, falou sobre logística de entrega e da importância do atendimento ao cliente também no pós-venda. “Quando você trabalha com personalização, cria uma expectativa grande no cliente e por isso, a Printi atua com três grandes times: comercial, produção e de relacionamento. Temos um SAC próprio e utilizamos algumas ferramentas de comunicação entre o pós-venda e a produção. Investimentos bastante no time de pós-vendas, porque o que funciona para nós é a recorrência. Se o cliente não volta mais é muito ruim, porque trabalhamos com um ticket médio pequeno. Investimentos em pós-vendas, atendimento de mídias, monitoria de outros canais e eu, como diretor, acompanho diariamente como estamos atendendo o cliente”, revela.

Programação recheada de conhecimento

No primeiro dia de atividades, passaram pela ExpoMais nomes como o CEO da Exboss, Alexandre Pellaes, para abordar o “Futuro do Trabalho”; o Founder & Chairman da Wine.com.br, Rogério Salume, para apresentar o “Case WINE, inovando no e-commerce” e o Conselheiro do CRA/SC e proprietário da VIOS Tecnologia, João Alfredo Campos Junior, para tratar sobre “Administração da Inovação”.

A programação desta quarta-feira ainda contou com painéis com troca de ideias e experiências sobre “Inovação aberta nas organizações”, com a participação do diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Criciúma, Claiton Pacheco, com o líder de inovação do laboratório de P&D da SAP Labs Latin America, Matheus Souza, com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tubarão, Giovani Bernardo e com a fundadora da Modify Inovação Corporativa, Evelin Bicca.

O painel sobre “Transformação Digital” teve a participação do diretor técnico Sebrar/SC, Luciano Pinheiro, do professor doutor em Educação do Senac/RS, Augusto Niche, do Consultor nas áreas de Gestão da Inovação, Criatividade e Design de Futuros no IEL/RS, Cristiano Borges Franco e da especialista Digital do Sicredi, Camila Luconi Viana.

Confira a programação desta quinta na Expomais

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing da Unesc, com colaboração de Andréia Limas, da Assessoria de Imprensa da ExpoMais

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2019 às 10:23
Compartilhar Comente

Expomais 2019 é oficialmente aberta com a presença de autoridades

Expomais 2019 é oficialmente aberta com a presença de autoridades
Atividades seguem até esta quinta-feira (26/9) com extensa programação (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A edição de 2019 da Expomais já começou em ritmo acelerado. Com abertura realizada no início da tarde desta quarta-feira (25/9), a programação iniciou com a palestra “Futuro do Trabalho”, ministrada pelo CEO da Exboos, Alexandre Pellaes. A cerimônia de abertura das atividades contou com a presença de representantes das instituições cocriadoras e apoiadoras do evento, entre elas a Unesc, representada pela reitora Luciane Bisognin Ceretta.

A Expomais chega em sua quarta edição reunindo profissionais dos mais variados segmentos em busca de conhecimento nas temáticas Marketing, Administração, Inovação e Sinergia por meio de palestras, painéis, cases e labs. Os ingressos para o evento foram comercializados ao longo dos últimos meses e se esgotaram no início da semana.

“Futuro do Trabalho”,

A primeira palestra da programação da Edição de 2019, conduzida por Alexandre Pellaes, deixou os participantes pensativos do início ao fim. Fazendo a diferenciação do significado de “trabalho” e “emprego”, Pellaes destacou a importância do entendimento da real diferença entre os termos. “Isso é o que de principal quero vocês levem desse nosso encontro. Nós precisamos fazer a separação do que é emprego e do que é trabalho para que possamos decidir o que vamos fazer de cada uma dessas situações por nós”, destacou.

De acordo com Alexandre, o trabalho significa a relação com o mundo por meio da ação incerta, imprevisível, complexa e realmente produtiva. Já o emprego, de acordo com o palestrante, trata-se de relação com um empregador ou líder hierárquico, algo linear, previsível, simplificado e falsamente produtivo.

“Desde pequenos somos ensinados a entender essa questão de maneira distorcida. Nós costumamos conversar sobre emprego, mas não sobre o trabalho em si. A gente separou as duas coisas, mas agora precisa viver um pouco o trabalho de verdade. Tem muita gente que vive isso só fora da sua rotina, em casa, fazendo jardinagem ou algo que goste e passe horas produzindo. Quando você sentiu isso no seu ambiente de trabalho?”, questionou.

Os impactos do trabalho, conforme destacou, vão muito além do sustento. “Esses reflexos são financeiros, sociais e psicológicos. Se não focarmos neste último, nossa rotina será focada no dinheiro e na chegada do dia da aposentadoria. Hoje temos que ver essa relação menos com o papel de sobrevivência e mais como expressão e contribuição”, completou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de setembro de 2019 às 18:57
Compartilhar Comente