Reitoria

Reitora da Unesc recebe a visita de Napoleão Bernardes

Reitora da Unesc recebe a visita de Napoleão Bernardes
Professor universitário presenteou a reitora Luciane Bisognin Ceretta e a Instituição com exemplares de seu livro (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade recebeu, na manhã desta sexta-feira (24/1), a visita do ex-prefeito de Blumenau e professor universitário, Napoleão Bernardes. Recepcionado pela reitora, Luciane Bisognin Ceretta e demais gestores da Unesc, Napoleão presenteou Luciane e a Instituição com exemplares de seu livro “Teoria e Prática do Princípio da Insignificância”. A obra surgiu a partir da dissertação do professor para o mestrado em Ciência Jurídica e foi lançada em 2019.

Durante a visita, assuntos como o trabalho das Universidades Comunitárias em Santa Catarina e a importância delas para o desenvolvimento das regiões onde estão instaladas foram abordados. “Cada qual com a sua característica, as Universidades Comunitárias observam o cenário, analisam contextos e agem. A sua colaboração vai além da formação acadêmica de qualidade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Há uma parceria muito grande com a sociedade”, comentou Luciane. “Elas têm compromisso social, raiz e responsabilidade com a região”, complementou. Falando sobre a ligação da Unesc com o Sul e Extremo Sul catarinense, a reitora citou como um dos exemplos, a realização de fóruns em prol da elaboração de planos de desenvolvimento, que em 2020 seguirão sendo realizados.

Napoleão, que é formado em Direito pela Furb (Universidade Regional de Blumenau) e professor daquela instituição, reforçou a importância das Universidades Comunitárias para o Estado e o seu apoio a elas. “Meu pai, eu e meus irmãos nos formamos na Furb. Meu pai foi professor dela e eu também sou. Conheço bem a atuação das instituições comunitárias na sociedade. Enquanto cada município tem um olhar individual, elas são estratégicas ao olhar para a região como um todo”, afirmou.

O encontro teve a participação do assessor Institucional da Unesc, Edson Rodrigues, da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, da gerente Administrativa, Mira Dagostim, da diretora da unidade da Unesc Araranguá, Izabel de Souza, da coordenadora Pedagógica do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, do gestor do Escritório de Negócios, Henrique Vargas e do gerente Comercial e de Marketing, Augusto Magalhães.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de janeiro de 2020 às 14:08
Compartilhar Comente

Morro dos Conventos e Balneário Rincão serão palco do Verão Mais Unesc neste final de semana

Morro dos Conventos e Balneário Rincão serão palco do Verão Mais Unesc neste final de semana
Encerrando a programação do projeto, atividades chegam aos dois balneários neste sábado e domingo (25 e 26/1) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O final de semana que promete ser de sol na região Sul de Santa Catarina terá uma atração especial para os veranistas e turistas que estiverem nos balneários Rincão e Morro dos Conventos. O projeto Verão Mais Unesc aterrissa, no sábado e no domingo, nas praias levando informação e diversão para a beira mar das 9h às 14h.

No total são mais de 50 pessoas envolvidas entre integrantes da equipe Unesc, das prefeituras dos municípios e da Weber Empreendimentos com a intenção de oportunizar boas experiências aos visitantes. Entre as atividades preparadas para os dias de evento estão orientações em saúde, avaliação física e brincadeiras com a Palhaça Narizinho, nestes casos apenas para o Balneário Rincão, e, em ambos, recreações com Futebol, Vôlei, Futevôlei e Bocha, além de Circuito Funcional para adultos e crianças e a animação contagiante da aula de Ritmos.

A expectativa para o último final de semana de projeto, conforme a coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, é de muita orientação e diversão. “Queremos que os veranistas aproveitem muito todos os serviços e atividades que levaremos para as praias. Nosso objetivo é receber o maior número possível de pessoas nos nossos espaços para usufruir e conhecer o que a nossa Universidade Comunitária tem a oferecer”, destaca.

A ação Verão Mais Unesc conta ainda com o apoio do Portal 4oito e Rádio Som Maior.

Atividades no Verão Mais Unesc no Balneário Morro dos Conventos – 9h às 14h:

Terapia Manual

Futebol

Vôlei

Futevôlei

Bocha

Circuito Funcional

Circuito Funcional Kids

Ritmos

Atividades no Verão Mais Unesc no Balneário Rincão – 9h às 14h:

Orientações de Saúde

Avaliação Física

Zumba

Terapia Manual

Futebol

Vôlei

Futevôlei

Bocha

Circuito Funcional

Circuito Funcional Kids

Ritmos

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de janeiro de 2020 às 17:03
Compartilhar Comente

Programa Galápagos reúne startups para quatro semanas de aprendizado na Unesc

Programa Galápagos reúne startups para quatro semanas de aprendizado na Unesc
Evento foi iniciado nesta quarta-feira (22/1) com a participação de 14 empresas da região Sul (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Ideias que vão desde o aprimoramento de uma empresa de comercialização de convites até a softwares voltados ao auxílio de pessoas que sofram com sonambulismo, passando por projetos que envolvem as áreas da saúde e da construção, fazem parte do Programa Galápagos, iniciado nesta quarta-feira (22/1) na Unesc. A ação reúne 14 startups da região para quatro semanas de aprimoramento de negócios por meio da parceria entre a Darwin Startup, o Startup SC e o Sebrae com patrocínio e suporte da Unesc e apoio da Prefeitura de Criciúma.

O Programa reúne na Universidade ao longo destas quatro semanas de encontros grandes mentores liderados por profissionais que são referência nacional em aceleradoras de negócios. No primeiro dia de atividades quem comandou as dinâmicas e discussões foi o profissional da Darwin Startup, João Paulo Marinelli. Sob as orientações e provocações de João os participantes puderam iniciar uma imersão no que diz respeito as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada negócio.

Conforme o gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante, o empenho da Universidade para a realização do evento pode oportunizar um grande salto para as startups participantes. “Para além disso, ações desse tipo fortalecem o ecossistema de inovação como um todo. Desta forma toda a região sai ganhando”, comenta.

A Darwin Startup, de acordo com Paulo, traz ainda mais peso ao evento que já reúne mentores de grande nível, já que a empresa foi eleita por duas vezes consecutivas como a melhor aceleradora de empresas do país

Expectativas de aprendizado

A jovem empreendedora Verônica Luiza Martins é uma das participantes do Programa Galápagos que aposta suas fichas no aprendizado das próximas semanas. Ela, que se dedica à empresa Conviteria com Amor há quase três anos, deixa os afazeres do negócio próprio um pouco de lado nestes próximos dias para focar no aprimoramento do seu trabalho.

Verônica, formada em Engenharia Civil, usa o aprendizado conquistado na área das engenharias para criar métodos e pensamentos que ajudem no dia a dia do seu negócio próprio. “Para mim os conhecimentos da graduação, mesmo que em uma área completamente diferente, foram fundamentais na criação da Conviteria e na forma como eu penso meu trabalho, assim como os aprendizados de vivência e de mercado em si”, comenta.

A busca pelo conhecimento não é uma novidade para a empreendedora, já que ela já participou, também na Unesc, do Plano 60 dias, projeto no qual a Universidade colabora na construção de um plano de negócio focado na nova empresa. Desta vez, o objetivo é adquirir conhecimentos para evoluir cada vez mais a empresa. “Me interessei em me inscrever já na hora que soube do projeto, pois meu objetivo é realmente estar em constante evolução e esse é um grande desafio. Já percebi projetos bem diferentes do meu e áreas bastantes diversas, mas tenho a expectativa de que possamos adquirir muito conhecimento juntos”, completa.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de janeiro de 2020 às 18:11
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc recebe veranistas nos balneários Rincão e Arroio do Silva

Verão Mais Unesc recebe veranistas nos balneários Rincão e Arroio do Silva
Maré alta não impediu que crianças e adultos aproveitassem as atividades oferecidas neste sábado (18/1) (Fotos: Balneário Rincão - Mayara Cardoso/ Balneário Arroio do Silva - Jorge Pimentel) Mais imagens

A Maria Julia, de seis anos, aproveitou muito a manhã deste sábado (18/1) no Verão Mais Unesc no Balneário Rincão. Acompanhada da mãe, Denise Ribeiro Miguel, a pequena conheceu mais sobre as espécies de água viva por meio do projeto do curso de Ciências Biológicas que esteve na orla, aproveitou as brincadeiras com a Palhaça Narizinho e até fez parte da aula de Zumba. Assim como elas, dezenas de famílias conseguiram aproveitar a manhã na beira mar com as atividades do Verão Mais Unesc nos balneários Rincão e Arroio do Silva.

Mesmo com a maré alta que invadiu grande parte da faixa de areia, os veranistas puderam participar ainda das atividades de Terapia Manual, Futebol, Vôlei, Futevôlei, Bocha, Circuito Funcional, Circuito Funcional Kids e Ritmos.

As atividades da manhã no Balneário Rincão, conforme a coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, transcorreram bem, apesar do vento e do mar agitado, no entanto foi necessário encerrar o projeto mais cedo. “As ondas chegaram até a tenda já bem perto das dunas e, então, por segurança encerramos por volta das 12h ao invés das 14h como programado”, explicou.

No Arroio do Silva a adesão dos veranistas superou as expetativas da organização, tanto na participação das atividades oferecidas, quanto na procura por informações sobre os cursos da Universidade.

Neste de domingo as atividades se repetem em ambos os balneários das 9h às 14h. “Continuaremos monitorando a maré alta e o clima para garantir a viabilidade do projeto, mas, a princípio, toda a programação está mantida para o domingo”, completa Gisele.

O Verão Mais Unesc ocorre em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão, Portal 4oito, Rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de janeiro de 2020 às 13:05
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc chega aos balneários Rincão e Arroio do Silva neste final de semana

Verão Mais Unesc chega aos balneários Rincão e Arroio do Silva neste final de semana
Eventos acontecerão de forma simultânea no sábado e domingo das 9h às 14h (Foto: Divulgação) Mais imagens

Quem estiver aproveitando os dias de praia nas areais dos balneários Rincão e Arroio do Silva neste final de semana poderá participar das atrações especiais disponibilizadas pelo Verão Mais Unesc. Neste sábado e domingo (18 e 19/1) a Universidade, junto de seus parceiros, leva aos veranistas dos balneários atividades de Terapia Manual, Futebol, Vôlei, Futevôlei, Bocha, Circuito Funcional, Circuito Funcional Kids e Ritmos.

Conforme a coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, mais de 50 pessoas estarão envolvidas na execução dos projetos nas duas praias. “É uma força-tarefa da Unesc, da Weber Empreendimentos, das prefeituras e demais parceiros para levar momentos especiais aos veranistas. Essa é mais uma forma de a Universidade estar perto da comunidade e levando informação”, comenta.

O Verão Mais Unesc ocorre em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão, Portal 4oito, Rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos.

Atividades no Verão Mais Unesc no Balneário Arroio do Silva – 9h às 14h:

Terapia Manual

Futebol

Vôlei

Futevôlei

Bocha

Circuito Funcional

Circuito Funcional Kids

Ritmos

Atividades no Verão Mais Unesc no Balneário Rincão – 9h às 14h:

Orientações de Saúde

Avaliação Física

Zumba

Terapia Manual

Futebol

Vôlei

Futevôlei

Bocha

Circuito Funcional

Circuito Funcional Kids

Ritmos

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de janeiro de 2020 às 17:36
Compartilhar Comente