Coronavírus

Unesc 52 anos: autoridades e personagens da política pública do Sul de Santa Catarina dialogam sobre o futuro do ensino e das comunitárias

Unesc 52 anos: autoridades e personagens da política pública do Sul de Santa Catarina dialogam sobre o futuro do ensino e das comunitárias
Evento foi transmitido ao vivo pela Unesc TV e teve mais de 1.500 espectadores (Imagens: ReproduçãoYouTuve) Mais imagens

São 52 anos de muitas histórias, transformando vidas e promovendo o desenvolvimento regional. Esta é a Unesc, que em sua programação de aniversário reuniu autoridades e personagens da política pública do Sul de Santa Catarina para dialogar sobre o amanhã. Na noite desta terça-feira (23/6), a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, recebeu de forma virtual o presidente da Abruc (Associação Brasileira das Universidades Comunitárias), Ney José Lazzari; o senador da República, Jorginho Melo; o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar pelo Artigo 170, Rodrigo Minotto; o secretário de Estado de Educação e egresso da Unesc, Natalino Uggioni, e o reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski.

Após atingir incontáveis setores da sociedade, a pandemia de Covid-19 consolidou crises econômicas e sociais. A resposta na região, liderada pela Unesc, a este cenário é a busca pela construção coletiva de respostas. Nesta oportunidade, a terceira edição do projeto “O Sul do Estado Pós-Pandemia” propôs o assunto “Importância das Universidade Comunitárias para o desenvolvimento do Brasil”, momento transmitido ao vivo pela Unesc TV e com mais de 1.500 espectadores.

Dentro de sua história, a Universidade direciona seus esforços para um propósito de interesse da comunidade local. Fortalece-la, conforme Luciane, significa tornar a região onde ela está inserida mais forte, e consequentemente pronta para os desafios do futuro pós-crise mundial. “O diálogo de hoje converge com a missão da nossa Universidade, de caráter comunitário e pela defesa incessante desta característica. Na origem da nossa Instituição está a transição de um tempo, e nele a marca do empenho por soluções para o desenvolvimento da região. Nossa presença aqui hoje é um símbolo de preocupação com nossa sociedade”, enalteceu.

Durante o diálogo, cada um dos conferencistas teve um espaço para trazer suas reflexões. Após as considerações, as autoridades abriram espaço para as participações da transmissão, comentando pontos e respondo perguntas. O senador da República, Jorginho Melo, reafirmou a excelência do trabalho desenvolvido pela Unesc no Sul catarinense, garantindo segurança, informação e auxílio ao poder público. “Não tenho dúvidas de que existe um antes e um depois da Universidade. As nossa comunitárias no pós-pandemia terão um papel fundamental, diante de momentos de apreensão em todos os cenários”, frisou.

Conforme o deputado Rodrigo Minotto, outra importante característica, e que ressalta a importante de zelar pelas comunitárias, é dar voz a aqueles que necessitam, ou estão até em situação de vulnerabilidade. “Pessoas invisíveis, até excluídas, tem nesta Instituição a possibilidade de sua inclusão, além das milhares de bolsas de estudos que dão oportunidade aos estudantes de baixa renda. Não temos dúvidas deste importante papel para a sociedade, no fator social, econômico e de ensino”, destacou.

Reinvenção como resposta para a pandemia


Em comum na fala das autoridades, o assunto reinvenção foi tratado pelo secretário de Estado de Educação e egresso da Unesc, Natalino Uggioni, com mais veemência. “É uma necessidade em que todos fomos inseridos. Temos muitas dúvidas, o que temos certeza é que sairemos deste momento diferentes”, reafirmou.

Na Unesc, após o cancelamento das aulas devido ao isolamento social, ações foram tomadas, como o investimento em tecnologia, qualificação da equipe pedagógica e docente e disponibilização de equipamentos de informática para alunos sem acesso aos itens necessários para estudar. Em pesquisa realizada pela Universidade, mais de 70% dos alunos consideraram positiva a experiência.

Esta, e outras ações, são o que caracterizam a Instituição como comunitária, categoria destacada pelo presidente da Abruc, Ney José Lazzari. “Temos dois milhões de alunos nas universidades deste perfil, organizações que têm se reinventado para enfrentar a crise que surgiu. De um dia para o outro, passamos a ser virtual e conseguimos acompanhar os alunos um a um, e também promover ações de combate à pandemia. Situações que evidenciam o quanto devemos comemorar termos uma Instituição como está na região”, ressaltou.

Para o reitor da Unochapecó, Claudio Alcides Jacoski, o sistema comunitário vem ganhando grande confiança em nível nacional e seu potencial científico também será uma das respostas para o futuro do país. “A produção de ciência vem crescendo e se consolidando dentro de nossas instituições. Estamos lado a lado com as grandes públicas, e muitas vezes sem o aporte financeiro do poder público. O projeto comunitário é o futuro do Brasil”, enfatizou.

Outros pontos abordados no diálogo foram as aulas virtuais, inovação, transformações da educação, bolsas de estudos, protagonismo das universidades e de seus estudantes, desenvolvimento regional e o aniversário de 52 anos da Unesc.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de junho de 2020 às 23:11
Compartilhar Comente

Unesc 52 anos: Potencial de transmissão da Covid-19 é tema de webinar

Unesc 52 anos: Potencial de transmissão da Covid-19 é tema de webinar
Pesquisador Felipe Dal Pizzol trouxe informações durante evento online (Foto: Arquivo) Mais imagens

“Covid-19: Qual o real potencial de transmissão?”, foi tema do webinar que abriu a programação da tarde desta quarta-feira (24/6) das comemorações pelos 52 anos da Unesc. O médico intensivista, professor e pesquisador da Universidade, Felipe Dal Pizzol trouxe informações e esclareceu dúvidas a respeito da transmissão do coronavírus, dos cuidados necessários e das certezas que se tem até agora a respeito do vírus, responsável pela pandemia.

Dal Pizzol é estudiosos das viroses respiratórias e de sepse e participou da equipe do Ministério da Saúde que elaborou as “Diretrizes para Diagnóstico e Tratamento da Covid-19”. O evento virtual teve a mediação da professora doutora e pesquisadora da Unesc, Gislaine Zilli Réus.

Segundo ele, o Sars-CoV-2 (novo coronavírus) parece ter um potencial contaminante maior em comparação a outros vírus que causam problemas respiratórios. Ele explica que a grande parte das viroses respiratórias são transmissão pelo ar e que há indícios de que o Sars-CoV-2 é mais agressivo que o Sars-CoV-1, causador de uma epidemia em 2002. “O grau de transmissibilidade do Sars-CoV-1 era maior em pessoas sintomáticas. A partir do momento em que desenvolvesse os sintomas e durante a persistência, a pessoa era contagiosa. Isso fazia com o que fosse relativamente mais fácil conter a pandemia. Se isolasse o sintomático de maneira adequada, evitava a transmissão. Só vamos ter certeza do comportamento do Sars-CoV-2 depois que a pandemia passar, estudando todos os casos, mas as projeções é que apenas o isolamento do sintomático não é capaz de conter a pandemia”, afirma.

Dal Pizzol comenta que uma pessoa com Covid-19 pode infectar até sete pessoas e que em locais onde as medidas de higiene e biossegurança foram observadas mais atentamente e houve isolamento social, essa taxa caiu significativamente. O pesquidor da Unesc ainda explicou como se dá a transmissão entre pessoas, por meio de gotículas ou aerossol e que já se isolou o vírus em outros fluidos e se detectou que a transmissão possivelmente não tem papel importante na pandemia. No entanto, ele alerta que os cuidados de higiene devem ser observados também ao ter contato com outros fluidos corporais. 

Sobre o aumento de casos na região, Dal Pizzol comenta que os números apontavam que as medidas de segurança estavam surtindo efeito até então. “Agora que tivemos alguns passos atrás em relação ao isolamento social, os hospitais da região estão tendo mais casos. Estamos em uma situação de mais risco que antigamente e a tendência é que tenhamos o avanço da doença nas próximas semanas e tenhamos que tomar medidas restritivas”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2020 às 15:44
Compartilhar Comente

Unesc 52 anos: transformação do mercado de trabalho e das competências profissionais diante da pandemia

Unesc 52 anos: transformação do mercado de trabalho e das competências profissionais diante da pandemia
Webinar fez parte da programação de comemorações pelos 52 anos da Unesc (Imagens: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O cenário de pandemia traz a necessidade de reinvenção, e também aprendizados e oportunidades para a construção do conhecimento. Com estes fatos presentes, o webinar “Tendências e competências para o mundo do trabalho pós-pandemia” enriqueceu a tarde do terceiro dia de comemorações pelos 52 anos da Unesc, nesta quarta-feira (24/5). O momento foi conduzido pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora doutora Gisele Coelho Lopes, acompanhada da coordenadora do Setor de Planejamento Institucional, professora doutora Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, e do coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional), professor doutor Thiago Francisco.

A proposta teve o modelo de debate, com apresentação de ideias e reflexões sobre o momento atual. Durante a construção do conhecimento, espectadores da transmissão fizeram questionamentos e sugeriram pontos de diálogos, derivados de reflexões próprias e de informações trazidas pelos palestrantes.

A necessidade de se trazer o assunto ao evento, segundo Francisco, é que já se percebe a dimensão do impacto da crise, e que um número considerável de trabalhadores do Brasil serão afetados. “Prospecta-se que cerca de 70% da mão de obra brasileira sinta algum tipo de impacto. Isso traz uma sensação de insegurança e poucas consistências do cenário nacional. Por outro lado, temos dados que evidenciam que em todos os países de economia consolidada os empregos menos afetados foram aqueles que os empregados possuem algum nível educacional. Ou seja, quanto mais qualificada for a força de trabalho, menor o impacto”, explicou.

Para Gisele, o cenário apresentado neste momento já não é mais novo, e convoca a qualificar competências profissionais. “Falar do mundo do trabalho é referenciar ocupações e rotinas, que nos provocaram a uma readaptação nos últimos meses. Estamos vivendo uma realidade que pede diferentes ações e entendimentos do contexto do mundo. Este susto sistêmico, que mudou tudo da noite para o dia, trouxe um novo normal e a chegada do futuro foi acelerada”, afirmou.

Outro ponto em destaque no diálogo foi o pensamento crítico profissional, que segundo Almerinda se faz ainda mais necessário agora. Ela levanta quatro pontos de pensamento: capacidade de questionar; pensar antes das conclusões, não confiar cegamente em opiniões e primeiras impressões e tomar decisões somente após o fato analisado por diversos olhares. “Nada mais é do que a capacidade de questionar e repensar alternativas. É se perguntar o porquê, com base e de forma legítima”, esclareceu.

Também foram aprofundados os assuntos empregabilidade; economia; ensino superior e sua relação com o mercado de trabalho atingido pela pandemia; competências para agora e pós-pandemia; processos formativos; inovação; organização; robôs no mercado de trabalho; aprendizagem ativa; formação continuada; inteligência emocional, e resiliência.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de junho de 2020 às 16:33
Compartilhar Comente

Solidariedade em tempos de pandemia

Solidariedade em tempos de pandemia
Alunos de Engenharia Civil doaram cestas básicas para o Bairro da Juventude (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Olhar para o outro e fazer algo para ajudar em momentos difíceis, faz a diferença para a comunidade. E foi isso que os alunos do curso de Engenharia Civil da Unesc fizeram. Neste período de pandemia de Covid-19, eles se reuniram em torno da arrecadação de alimentos para famílias financeiramente carentes. A ação arrecadou 70 cestas básicas, que foram entregues esta semana ao Bairro da Juventude, que fará a triagem das famílias que receberão os alimentos.

Segundo o presidente da Atlética Fora de Prumo, Gabriel Stangherlin da Silva, os estudantes de Engenharia Civil levantaram instituições de Criciúma que poderiam estar precisando de auxílio neste momento e conversaram com os responsáveis pelas entidades para saber das necessidades delas e definir qual seria beneficiada. “Colocando valores e princípios na frente de tudo e pensando sempre no próximo, tivemos a iniciativa de ajudar pessoas que estavam passando dificuldades. O sentimento de gratidão é enorme por ter conseguido concluir a campanha e por tantas pessoas terem colaborado”, comenta o presidente da Atlética.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de junho de 2020 às 10:11
Compartilhar Comente

Segurança marca retorno gradual das atividades presenciais na Unesc

Segurança marca retorno gradual das atividades presenciais na Unesc
Campus voltou a receber acadêmicos para atividades práticas e estágios (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Após uma semana da retomada gradual das atividades presenciais na Unesc, as ações de prevenção e segurança de professores, alunos e funcionários seguem a todo o vapor. Isso tem dado segurança à comunidade acadêmica, e especialmente aos alunos, que retornaram em função da necessidade do cumprimento de carga prática para a conclusão do curso de superior. Dia 8 de junho, o primeiro grupo de acadêmicos iniciou o retorno, e nesta segunda-feira (15/6), um novo grupo retomou as atividades práticas ou estágios. Nos dias 22 e 29 de junho, novas turmas voltarão ao campus.

A decisão foi tomada mediante liberação por meio de decreto Estadual e, principalmente, acompanhamento minucioso da situação pelo Comitê de Biossegurança da Universidade, diretamente ligado à Reitoria. Ele programou atividades de capacitação para ocorrer durante toda a semana, que se somam às medidas prévias como a distribuição de mil dispensers de álcool em gel pelo campus, higienização dos espaços e dos ônibus com ozônio (mais detalhes), entrega de 50 mil kits (máscaras, álcool em gel de uso individual e uma cartilha com orientações) e uma reestruturação da identidade visual da Universidade, com informações precisas para um retorno seguro.

Essas medidas têm deixado os acadêmicos como Amanda Cascaes Mazzucco, da nona fase do curso de Engenharia Civil mais tranquilos em voltar ao campus. Ela retornou na última sexta-feira (12/6) para cumprir as atividades da disciplina de Estágio I e juntamente com os demais colegas, desenvolver projetos que serão apresentados ao final do estágio. “Acredito que um pouco de receio todos nós tivemos. Mas desde o começo, quando fomos avisados que as atividades iriam retornar a coordenação e os professores nos passaram todas as informações e orientações necessárias. No dia do retorno recebi os EPI's (equipamentos de proteção individual) e a cartilha com as orientações. A turma participou de uma conversa com a equipe da Unesc, que passou todas informações necessárias e tirou todas as dúvidas que surgiram”, comenta Amanda. “O mais legal foi ver que todos estão preocupados e empenhados em fazer esse retorno ser mais seguro”, complementa.

Na sala de aula, Amanda mantém o distanciamento físico dos colegas e professores conforme o exigido, cada aluno trabalha no seu notebook e tem um compartilhamento de ideias entre os professores e os outros colegas, que também ocorre via Google Meet e Whatsapp.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, reforça que o retorno gradual foi muito bem planejado e que todas as ações foram embasadas na ciência, levando em consideração a realidade presente e a segurança das pessoas. “A preocupação essencial é com a segurança dos nossos alunos, professores e funcionários e por isso, cada ação foi, antes de ser implementada, cuidadosamente discutida com profissionais de saúde e de epidemiologia. Entendemos nossa responsabilidade e, com grande cautela, construímos um plano de retomada detalhado e calculado”, salienta.

Luciane explica que neste momento estão retornando os acadêmicos com real necessidade de presença. A reitora reforça que os alunos que fazem parte do grupo de risco e os que não se sentirem seguros podem optar por continuarem em casa e recuperar o conteúdo posteriormente.

Comitê de Biossegurança acompanha atividades de perto

O Comitê de Biossegurança é composto por funcionários e professores de diferentes áreas e com foco no conhecimento científico e acompanha de perto todas as atividades nesse retorno.

Ao chegar na Universidade, os acadêmicos poderão perceber que em cada porta de acesso aos blocos, há tapetes sanitizantes para a correta higienização dos sapatos. Perceberão também dispensers de álcool 70 em frente aos diferentes setores e salas.

Segundo a técnica em Segurança do Trabalho do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), Ana Paula Tiscoski, ao chegar, cada aluno receberá um kit com EPIs de acordo com as atividades práticas e estágio que irão desenvolver neste retorno. “Em comum, em todos os kits, há quatro máscaras de pano, álcool 70 em gel, uma cartilha com orientações e as medidas preventivas para o campus, além de indicações sobre a forma correta de uso e higienização da máscara, item de segurança importantíssimo. Além disso, antes de iniciarem as atividades, todos os alunos passam por uma capacitação e podem tirar as dúvidas com profissionais da Universidade”, conta.

Mais medidas de segurança

O Comitê de Biossegurança da Unesc ainda definiu ações como: demarcações físicas dos espaços obedecendo o distanciamento físico; instalação de comunicação visual em todos os locais indicando os cuidados relacionados com o isolamento físico; o reforço na higienização de todos os espaços e a utilização da tecnologia do ozônio para a desinfecção de todos os ambientes, inclusive os ônibus que chegarem à Universidade.

Segundo a técnica em Segurança do Trabalho do Sesmt, Devonete Mariano, todas as salas de aula e laboratórios são devidamente higienizados pela equipe da Universidade nos intervalos das aulas. Além disso, ao final do dia, é realizada a desinfecção com ozônio nas salas.  

A Universidade acompanha de perto a situação da pandemia na região e os desdobramentos das medidas em nível nacional, estadual e regional continuarão sendo avaliados diariamente.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de junho de 2020 às 17:26
Compartilhar Comente