PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Congresso internacional da Unesc reunirá pesquisadores na próxima semana

Congresso internacional da Unesc reunirá pesquisadores na próxima semana
Evento acontece de segunda a sexta-feira de forma virtual e envolverá mais de duas mil pessoas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Mais de duas mil pessoas de todo o mundo estarão envolvidas, na próxima semana, na quarta edição do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, evento promovido pela Unesc. O encontro, realizado de forma 100% online em 2021, reunirá professores da Educação Básica e Ensino Superior, estudantes de pós-graduação e graduação e demais profissionais nas áreas das Humanidades, Ciências e Educação, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências das Engenharias e Tecnologias em torno de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho.

A abertura oficial do Congresso, na noite de segunda-feira, contará com a palestra da professora doutora Dora Barrancos, da Universidade de Buenos Aires e será transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube a partir das 19h. Na conferência de abertura a convidada abordará a temática “A América Latina na encruzilhada. Aposte na justiça social com justiça de gênero”, sob mediação do coordenador da área de Humanidades, Ciências e Educação da Universidade, Ismael Gonçalves Alves.

A temática geral que norteia a edição de 2021 do evento é “Desafios Contemporâneos das Sociedades Ibero-Americanas”, assunto que se divide nas mais diferentes abordagens propostas ao longo de toda a semana. Para Ismael, o montante expressivo de inscritos para as atividades demonstra a relevância do evento e sua tradição no cenário internacional, nacional e, especialmente, estadual, no qual se destaca entre os principais eventos acadêmicos. “O número de inscrições e participantes reflete o próprio lugar que o Congresso ocupa na difusão e publicização da ciência. Receber este coletivo científico em nossa Universidade ratifica nosso compromisso com a produção do conhecimento em âmbito regional, nacional e ibero-americano”, comenta.

A expectativa, conforme o professor, é acolher de forma calorosa os visitantes, assim como nas edições presenciais do Congresso Ibero-Americano. “Esperamos que o evento seja um local de encontros e potentes trocas científicas capazes de contribuir para a produção de conhecimento em nível regional, nacional e ibero-americano. Gostaríamos que todos os participantes se sentissem acolhidos, bem recebidos, mas, sobretudo, que percebam na Unesc um importante local de produção e difusão do conhecimento”, acrescenta o professor, também membro do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico.

Diferentes temáticas

As mesas redondas realizadas ao longo de toda a semana serão transmitidas ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube. Na segunda-feira (23/8) a temática da Mesa Redonda Pré-abertura, das 14h30 às 16h, abordará o centenário de nascimento de Paulo Freire. Ela contará com a participação da professora doutora Rosa Nunes, da Universidade do Porto, Portugal, do professor doutor Antonio Fernando Gouvêa da Silva, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e do professor doutor Jorge Fabián Cabaluz Ducasse, da Universidad Academia de Humanismo Cristiano, do Chile.

Na manhã de terça-feira (24/8), das 9h às 12h, o debate se voltará aos “Desafios do Ensino Superior e suas Intersecções com os Movimentos Sociais”. A Mesa Redonda contará com a presença da professora doutora Megg Rayara Gomes de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), primeira travesti negra doutora do Brasil. O debate terá ainda a participação das professoras doutoras Valeska Nahas Guimarães e Joana Maria Pedro, ambas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ainda na terça-feira, desta vez das 19h às 22h, a Mesa Redonda debaterá as “Migrações e Diásporas na Contemporaneidade” entre as professoras doutoras Gláucia de Oliveira Assis, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Maria Catarina Chitolina Zanini, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e o professor doutor Pablo Sebastian Gomez, da Universidad Nacional de Córdoba (UNC).

Já na quarta-feira (25/8), a manhã será de debates sobre “Internacionalização Solidária ou Internacionalização Subordinada” das 9h às 12h. A conversa, também transmitida pelo Youtube, terá a presença virtual do professor doutor Danilo Romeu Streck, da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), e das professoras doutoras Daniela Vanesa Perrotta, da Universidad de Buenos Aires (UBA) e Marilia Costa Morosini, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC- RS).

Finalizando as Mesas o tema do encontro virtual da noite de quarta-feira (25/8) terá como tema a “Questão Ambiental e Formação humana”, das 19h às 22h. Neste debate os participantes poderão interagir e compartilhar conhecimento a partir da participação dos professores doutores Mario Mejía Huamán, da Universidad Ricardo Palma (URP), Marcelo Tadeu Motokane, Universidade de São Paulo (USP) e Aloisio Ruscheinsky, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

A coordenação do Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação é de responsabilidade da Diretoria de Ensino de Graduação da Universidade, com apoio dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Desenvolvimento Socioeconômico e Ciências Ambientais.

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/iv-congresso-ibero-americano-novo

Acompanhe a abertura aqui:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de agosto de 2021 às 14:21
Compartilhar Comente

[CONVITE] Webinar: Transição energética e energias renováveis em Santa Catarina.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), a Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos e o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), convidam toda a comunidade acadêmica para participar do Webinar: Transição energética e energias renováveis em Santa Catarina: Sustentabilidade e potencial de geração de emprego e renda. Será transmitido ao vivo pelo youtube.com/unesctv, quinta-feira, dia 19, às 19 horas.

18 de agosto de 2021 às 14:13
Compartilhar Comente

[CONVITE] Webconferência: Direito à Terra: marco temporal e a demarcação de terras indígenas.


O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais convida toda a comunidade acadêmica para participar da Webconferência: Direito à Terra: marco temporal e a demarcação de terras indígenas.


Data: 18 de agosto (quarta-feira) - 19h
Link de acesso:  meet.google.com/wxz-uzke-hoe


Ministrante: Fabiano Alves (Karai) - Terra Indígena Tekoá Marangatu – Imaruí/SC. Integrante do Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros, Indígenas e de Minorias (NEAB/UNESC), Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UNESC).
Ministrante: Prof. Me. Nuno Nunes - Doutorando em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan/UDESC), Pesquisador Associado ao Núcleo de Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros e Indígenas (NEAB/UDESC). Indigenista, membro do Observatório Indigenista.
Ministrante: Prof. Dr. Daniel Ribeiro Preve – Líder do Grupo de Pesquisa em Direito à Cidade e Políticas de Sustentabilidade Urbana e Ambiental (GPDUC/UNESC), Curso de Direito, Vice-Reitor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).
Mediador: Prof. Dr. Juliano Bitencourt Campos (Curso de História/PPGCA/NEAB/UNESC)

Realização: Curso de História, o Curso de Direito, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAB), o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), o Grupo de Pesquisa em Direito à Cidade e Políticas de Sustentabilidade Urbana e Ambiental (GPDUC) e o Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (LAPIS), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

17 de agosto de 2021 às 13:46
Compartilhar Comente

Seminário de Pesquisa e Planejamento de Gestão Territorial inicia na Unesc

Seminário de Pesquisa e Planejamento de Gestão Territorial inicia na Unesc
Primeiro dia de evento contou com apresentações de trabalhos científicos e palestra (Foto: Vitor Netto e Divulgação) Mais imagens

A 10ª edição do SPPGT (Seminário de Pesquisa e Planejamento de Gestão Territorial) iniciou nesta terça-feira (10/9) na Unesc. Neste ano o evento tem como temática "Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade" e já no primeiro dia de atividades, foram realizadas apresentações e debates de artigos científicos. A abertura oficial do SPPGT contou com a palestra “Revolução Geoespacial: O Futuro Chegou! Ação, Interação e Gestão de Ambientes e Territórios”, com o professor, geógrafo, mestre em Sensoriamento Remoto e doutor em Geociências, Clódis de Oliveira Andrades Filho.

O evento segue até esta quinta-feira (12/9) com uma programação composta por minicursos, lançamento de livro e palestras. Conforme o coordenador do evento, Nilzo Ivo Ladwig, é perceptível um crescimento na quantidade de participantes e na produção de conteúdo ao longo dos 10 anos de história do Seminário. “Começamos em 2009 com um número pequeno de participantes e hoje temos quatro vezes mais pessoas acompanhando as atividades. Além disso, eles reconhecem o evento pela sua organização e pela sua relevância, em todas as esferas da programação”, comenta.

Nesta edição o SPPGT conta com 26 artigos que serão apresentados ao longo de três dias. De acordo com o professor da Unesc e membro da comissão organizadora, Juliano Bittencourt, o evento é de grande magnitude e envolve estados além de Santa Catarina. “Ele traz pesquisas que abordam diversos setores da sociedade e por isso que tomou uma proporção tão grande em todo o país”.

Trajetória do SPPGT

Há nove edições o Seminário conta com livros que expressam a história do evento. Cada ano que passa é lançado uma obra contendo os melhores artigos apresentados no ano anterior e em 2019 não será diferente. Na tarde desta quarta-feira (11/9), às 15 horas, haverá o lançamento do livro “Planejamento e Gestão Territorial – O Papel e os Instrumentos do Planejamento Territorial na Interface entre o Urbano e o Rural”, com os melhores trabalhos apresentados em 2018.

Ainda durante esta semana, o evento conta com uma exposição cronológica de sua história de 10 anos, com imagens e os livros lançados nos anos anteriores. A mostra está disponível no segundo andar do Bloco P.

Além disso, o Seminário de Pesquisa e Planejamento de Gestão Territorial conta com oficinas e outras palestras.

O evento é uma realização do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, com o apoio da Universidade, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação, Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) e Instituto Federal de Santa Catarina – campus Criciúma.

Para acompanhar a programação completa, acesse o site oficial do evento clicando aqui.  

Vitor Netto – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 11 de setembro de 2019 às 10:26
Compartilhar Comente

Experiências em pesquisa e extensão compartilhadas em Encontro Sul-Brasileiro de Catadores

Experiências em pesquisa e extensão compartilhadas em Encontro Sul-Brasileiro de Catadores
Evento ocorreu em Florianópolis na última semana (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As experiências em atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas por professores e acadêmicos da Unesc foram compartilhadas no 2º Encontro Sul-Brasileiro de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e no 1º Seminário Catarinense de Estudos sobre Reciclagem e Valorização Socioprodutiva de Catadores, que ocorreu na UFSC, em Florianópolis.

O evento, que ocorreu na última semana, reuniu pesquisadores e catadores para tratar sobre os desafios da inclusão social de catadores e da efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entrou em vigor no Brasil em 2010. A Unesc foi representada pelos professores, Viviane Kraieski de Assunção e Mario Ricardo Guadagnin, e pela acadêmica do curso de Psicologia, Vitória de Oliveira de Souza.

Os representantes da Universidade apresentaram cinco trabalhos do grupo Coleta Seletiva Solidária, que atua desde 2001 na inclusão social de catadoras e catadores do município de Criciúma. Os professores da Unesc ainda participaram de uma roda de conversa com lideranças do movimento nacional de catadores e pesquisadores de instituições do Sul do Brasil.

Relação dos trabalhos apresentados:

"Resgate Histórico do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Criciúma"

Mário Ricardo Guadagnin, Vitória de Oliveira de Souza, Viviane Kraieski de Assunção, Leandro Nunes, Rosa Nadir Teixeira Jerônimo, Amanda Castro e Débora Ferrazzo.

"Gerenciamento de Resíduos Sólidos no município de Criciúma/SC"
Mário Ricardo Guadagnin, Sabrina Baesso Cadorin e Cassandra Costa Selau.

"Mapeamento da rota de materiais recicláveis pós-consumo em Criciúma e região: Elos e atores da cadeia cinza da reciclagem"
Mário Ricardo Guadagnin, Sabrina Baesso Cadorin e Danrlei de Conto.

"A caminhada da construção da política pública de resíduos sólidos: um relato sobre o desenvolvimento institucional da matéria no município de Criciúma (SC)" 
Débora Ferrazzo; Victor Cavallini; Mario Ricardo Guadagnin; Leandro Nunes ; Vitória de Oliveira de Souza; Viviane Kraieski de Assunção; Alessandra Machado e Sabrina Baesso Cadorin

"Confrontando leis: a construção de outsiders ambientais na inclusão-excludente de catadores(as) com medidas higienistas e civilizatórias na cidade de Criciúma (SC)"
Vitória de Oliveira de Souza, Mário Ricardo Guadagnin e Viviane Kraieski de Assunção.


Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de novembro de 2018 às 16:30
Compartilhar Comente