PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

Pesquisadores da Unesc participam de Seminário Internacional

Os Programas de Pós-graduação da Unesc são reconhecidos por instituições de todo o mundo, assim como seus pesquisadores. Prova disso é que nesta semana profissionais da Universidade participam do 7º Seminário Internacional Apheleia, de Mação, em Portugal. O evento, realizado de 17 a 21 de maio, levanta a temática “Cocriação de paisagens - de limites ambientais à ação cultural humana”.

A primeira das contribuições dos pesquisadores que representam o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) foi nesta quarta-feira (19/5), levantando a temática “Justiça ambiental como consciência social: as implicações socioambientais sob o prisma da cartografia social”. Já nesta quinta (20/5) outro trabalho será apresentado de forma virtual pela equipe da Universidade, desta vez com o título “Pesquisa, salvaguarda e comunicação do patrimônio arqueológico em universidades: paisagem e cultura material, a ocupação humana no Extremo Sul de Santa Catarina, Brasil”.

Conforme o pesquisador do PPGCA, Juliano Bitencourt Campos, o seminário internacional traz à tona a influência e o impacto das humanidades na transformação das paisagens. “Estão sendo realizadas apresentações de estudos de caso teóricos e contextuais como experiências de interação entre pesquisadores e acadêmicos com a sociedade, contribuições das humanidades para a gestão da paisagem; fronteiras, migrações e turismo; construção e gestão de paisagens culturais; a relevância da interação entre experimentação e cocriação na flexibilidade do conhecimento crítico e mobilização; o papel dos museus, arquivos e bibliotecas, entre outras temáticas”, explica.

Junto de Juliano, representam a Unesc os professores Jairo José Zocche, Nilzo Ivo Ladwig professores do PPGCA; Alex Sander da Silva Professor do PPGE e bolsista da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e doutoranda do PPGCA, Gisele da Silva Rezende da Rosa e os pesquisadores externos Marcos César Pereira Santos e Francisco Silva Noelli. “É uma grande responsabilidade e uma honra para todos nós levar o nome da Unesc e todo o conhecimento gerado a partir dela para todo o mundo. Está sendo uma grande troca de experiências e mais uma participação memorável da Universidade em eventos internacionais”, afirma.

O Seminário é organizado pela Associação Internacional Apheleia com a Cátedra UNESCO-IPT de Humanidades e Gestão Integrada da Paisagem Cultural, o Programa UNESCO-MOST, em parceria com a Câmara Municipal de Mação, o Centro de Geociências da Universidade de Coimbra, o Centro Ci2 de Cidades Inteligentes do Instituto Politécnico de Tomar, o Mestrado Internacional em Quaternário e Pré-História, o Mestrado Internacional DYCLAM e o Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas.

Para participar das atividades desta quinta-feira às 10h (horário de Brasília), no momento de apresentação dos pesquisadores da Unesc, basta acessar o link.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de maio de 2021 às 17:43
Compartilhar Comente

Unesc sedia seminário sobre Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro

Unesc sedia seminário sobre Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro
Evento será realizado na segunda-feira (19/11) no Auditório Edson Rodrigues (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Auditório Edson Rodrigues, na Unesc, recebe na próxima segunda-feira (19/11) o Seminário “Rotas tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao contexto Brasileiro”. O evento, aberto ao público, ocorrerá das 13h30 às 17h e terá como foco a discussão de soluções para tratamento adequado aos resíduos sólidos urbanos no contexto do Brasil. A atividade é promovida pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc, por meio do projeto Coleta Seletiva Solidária, com apoio da FUNDAI (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara).

O Seminário contará com três atividades em sua programação, sendo a primeira delas a palestra “Rotas Tecnológicas em Tratamento de Resíduos Sólidos”, com o professor doutor Geraldo Antônio Reichert. O segundo momento terá como tema a “Compostagem: Desafios da valorização regional da fração orgânica dos resíduos urbanos e industriais”, sob direção do professor mestre Marco Aurélio Salvaro de Souza. Por fim o evento contará ainda com uma Roda de Conversa com o tema “Situação regional e perspectivas de cenários futuros”.

Conforme o professor Mário Ricardo Guadagnin, a atividade reunirá participantes de outras fundações municipais de Meio Ambiente da região. “Eles estarão juntos para discutir o contexto da gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos com a participação e inclusão social produtiva de catadoras e catadores”, destacou.

Entre as questões a serem discutidas no encontro, de acordo com o professor, estão quais soluções tecnológicas são mais adequadas para a nossa realidade e quais arranjos tecnológicos são necessários para assegurar a inclusão social produtiva de catadoras e catadores organizados em associações e cooperativas que efetivamente consolidem a coleta seletiva de materiais recicláveis ampliando a cadeia de reciclagem, por exemplo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 14 de novembro de 2018 às 21:00
Compartilhar Comente (1)

CONVITE - Seminário Sobre Observação de Aves

CONVITE - Seminário Sobre Observação de Aves
Divulgação Mais imagens

PARA AMAR A NATUREZA BASTA OLHAR PARA O LUGAR CERTO

Dia 26 de agosto de 2016

Local: Av. Prof. José Abatti, 258, Auditório Vilso Savaris (Prefeitura) - Treviso/SC  

 

PROGRAMAÇÃO:

8h30min - Abertura  

9h - Palestra com Roséli Nascimento - Turismo de Observação 

Case: Lagoa do Peixe - Rio Grande do Sul/RS

10h30min - Panorama atual dobre avifauna da região da Mata Atlântica nos contrafortes da Serra Geral, sul de Santa Catarina, Brasil. Biólogo Dr. Jairo José Zocche

12h - Almoço (livre)

13h30min - Mesa Técnica com Aurélio Aguiar (FATMA) - Coordenador da unidades de conservação de Santa Catarina

16h - Café e encerramento

Por: Diane Machado 24 de agosto de 2016 às 09:50
Compartilhar Comente

VII Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial – SPPGT

VII Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial – SPPGT
Mais imagens

Nos dias 08, 09 e 10 de novembro de 2016 teremos a VII edição do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial – SPPGT, que acontece anualmente desde 2010 no Campus da UNESC.

Nesta edição, será trabalhado como tema geral do evento a GESTÃO INTEGRADA DO TERRITÓRIO. O ponto de partida da discussão no Brasil relacionado à Gestão Integrada do Território é fruto da parceria entre o Instituto Politécnico de Tomar e Instituto BioAtlântica que introduziram os princípios e processos de Gestão Integrada do Território.

O objetivo do evento é fortalecer a discussão dos princípios e bases da Gestão Integrada do Território e sua interconexão com a economia, o ambiente, o social estabelecendo como eixo transversal a cultura o que impõe que o território seja trazido para dentro da sustentabilidade.

 

Mais informações: http://www.unesc.net/gestaoterritorial

Por: Diane Machado 21 de junho de 2016 às 11:47
Compartilhar Comente

Convite 5º Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial

 

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/capa/index/445/7651/

Por: Izadora Macedo Hoffer Madruga 08 de agosto de 2014 às 17:24
Compartilhar Comente