PPGCA - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

PPGCA participa de Seminário de Planejamento da Área de Ciências Ambientais

PPGCA participa de Seminário de Planejamento da Área de Ciências Ambientais
Mais imagens

As Profas. Dras. Patrícia de Aguiar Amaral - coordenadora e Vanilde Citidini Zanette - coordenadora adjunta, participam do Seminário de Planejamento da Área de Ciências Ambientais para o Quadriênio 2021.

O evento, que acontece na cidade de Curitiba/PR, nos dias 27 e 28 deste mês, tem por objetivo realizar o planejamento quadirenal da área a partir de um conjunto de proposições a serem dialogadas com os PPGs da área, construindo ações estratégicas que visam a consolidação da Área no País.

 

Por: Diane Machado 28 de setembro de 2017 às 16:29
Compartilhar Comente

Edital 02/2017/PPGCA - PNDP/CAPES (Alteração Edital 01/2017/PPGCA)

Edital 02/2017/PPGCA - PNDP/CAPES (Alteração Edital 01/2017/PPGCA)
Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC torna pública a alteração do Edital 01/2017/PPGCA, que abriu inscrições para o processo de seleção e admissão de doutor para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) MEC/CAPES, conforme instituído pela Portaria nº 86, de 03 de julho de 2013.

 

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/14927.pdf?1506020629

Por: Diane Machado 21 de setembro de 2017 às 16:09
Compartilhar Comente

Professor da Unesc é membro da nova diretoria da Sociedade de Arqueologia Brasileira

Professor da Unesc é membro da nova diretoria da Sociedade de Arqueologia Brasileira
Eleição ocorreu durante evento nacional em setembro (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está presente na diretoria da SAB (Sociedade de Arqueologia Brasileira). O professor do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), pesquisador do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) Juliano Bitencourt Campos, faz parte da gestão que estará à frente da entidade no período de 2018/2019.

A eleição ocorreu durante o 19º Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira realizado na última semana no campus de Teresina da Universidade Federal do Piauí. A chapa Arqueologia Em/No Movimento foi a vencedora do pleito e o professor da Unesc ocupará o posto de segundo secretário durante a gestão, encabeçada pelo professor da Universidade Federal de Pelotas, Jorge Eremites de Oliveira (presidente) e pela professora da UFSC, Juliana Salles Machado Bueno (vice).

Saiba mais


A SAB foi fundada em 28 de março de 1980, e é uma associação científica que congrega arqueólogas, arqueólogos e profissionais de áreas afins no país. Transcorridos 37 anos desde a sua criação, a entidade cada vez mais consolida o protagonismo de ser a principal associação brasileira de arqueologia.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 19 de setembro de 2017 às 20:58
Compartilhar Comente

Artigos apresentados em Seminário de Gestão Territorial viram e-book

Artigos apresentados em Seminário de Gestão Territorial viram e-book
Livro digital foi lançado nesta quinta-feira pela Editora Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial, que ocorreu de terça a quinta-feira (12 a 14/9) na Unesc, teve uma programação com debates, reflexões e lançamento de e-book. Na manhã desta quinta-feira, a Editora Unesc e a organização do Seminário lançaram o livro digital com artigos da edição de 2016 do evento.

Entre os artigos apresentados, os 15 melhores são utilizados como parte da publicação de um e-book, que é lançado todos os anos. A obra é organizada pelos professores Nilzo Ivo Ladwig e Hugo Schwalm.

Segundo Ladwig, coordenador da comissão organizadora, a ação fortalece o desenvolvimento da pesquisa. “É uma forma de amadurecer as metodologias empregadas e divulgar seus resultados.  Além disso, o evento conta com uma premiação destinada aos melhores trabalhos”, comentou. 

O Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc tem o objetivo de fortalecer a discussão dos princípios e bases da adoção de uma perspectiva ecológica, atribuindo ao meio urbano uma noção de ecossistema na construção de políticas públicas e soluções sustentáveis que possam melhorar o ambiente nas cidades.

Em 2017, o evento teve como temática central: “Sustentabilidade dos Ecossistemas Urbanos”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 14 de setembro de 2017 às 20:25
Compartilhar Comente

Edital 01/2017/PPGCA - PNPD/CAPES

Edital 01/2017/PPGCA - PNPD/CAPES
Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, faz saber que estão abertas as inscrições para o processo de seleção e admissão de doutor para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) MEC/CAPES, conforme instituído pela Portaria nº 86, de 03 de julho de 2013.

O processo de seleção para a vaga no Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) MEC/CAPES tem por objetivo promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, reforçando os grupos de pesquisa nacionais.

Será disponibilizada 01 (uma) vaga para ingresso, com bolsa de estudos do Programa Nacional de Pós-Doutorado MEC/CAPES (PNPD).

As inscrições deverão ser realizadas no período de 04 a 29 de setembro de 2017 de segunda à quarta-feira das 09h às 12h e das 14h às 17h, e nas quintas e sextas-feiras das 14h à 17h e das 18h às 21h na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, localizada no Bloco P, sala 6, no campus da UNESC, telefone (048) 3431-2595.

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/resources/official_documents/14878.pdf?1504555407

Por: Diane Machado 04 de setembro de 2017 às 15:17
Compartilhar