Clínicas Integradas

Farmácia Solidária promove o uso racional de medicamentos

Farmácia Solidária promove o uso racional de medicamentos
Prrofissionais da Unesc levaram orientações a escolas de Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Farmácia Solidária da Unesc, com apoio dos acadêmicos do curso de Farmácia e projeto de extensão, levam até as escolas atividades de promoção do uso racional de medicamentos e otimização quanto às sobras de remédios. Esta semana a educação em saúde foi realizada no Centro de Educação Infantil Professor Lapagesse, com cerca de 200 alunos do quinto e sexto ano, visando promover a conscientização de crianças sobre à importância do armazenamento e descarte correto destes, através da utilização de jogos interativos que demonstram os locais apropriados e cuidados que devemos ter com os medicamentos.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de agosto de 2017 às 21:04
Compartilhar Comente

Por uma vida saudável e livre do tabagismo

Por uma vida saudável e livre do tabagismo
Ação busca auxiliar os colaboradores da Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

A principal causa de óbitos é o cigarro. Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada ano seis milhões de mortes no mundo são ocasionadas pelo tabagismo. Esses dados podem aumentar em 2030 para oito milhões e 80% desses casos deverão ocorrer nos países mais pobres.

Pensando nisto, a Unesc está promovendo o Programa de Combate ao Tabagismo, ações para auxiliar os colaboradores que pretendem parar de fumar. Serão encontros e reuniões com profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Universidade. Os participantes irão entender os riscos do cigarro para a saúde, os primeiros dias sem o cigarro, como vencer os obstáculos do vício, os benefícios obtidos após parar de fumar, entre outros.

Os interessados em participar os interessados devem entrar em contato com o DDH (Departamento de Direitos Humanos), pelo e-mail dh@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2695.

O Programa de Combate ao Tabagismo está sendo realizado pela UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), pelo Ânima (Programa de Ações Colaborativas e Valorização Humanas), pela Residência Multiprofissional, pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), pela Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos, pelo curso de Enfermagem e pela Secretária Municipal de Saúde de Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

01 de outubro de 2015 às 15:59
Compartilhar Comente

Clínicas Integradas da Unesc tem vagas na especialidade de Hematologia

Clínicas Integradas da Unesc tem vagas na especialidade de Hematologia
Agendamento pode ser realizado de segunda a sexta, das 8 às 18h (Foto: Arquivo)) Mais imagens

A Hematologia é a especialidade médica que estuda e trata as doenças do sangue, como anemias, hemofilias e leucemias. O exame hematológico analisa os elementos figurados do sangue, os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, além dos órgãos em que são produzidos, como medula óssea, linfonodos e baço.

Nas Clínicas Integradas da Unesc é possível agendar atendimento para a especialidade médica de Hematologia, adulta e pediátrica. Para marcar consulta é necessário comparecer às Clínicas, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, sem fechar ao meio dia. É necessário trazer o CPF do paciente e o encaminhamento médico.
 

Fonte: Secom

12 de maio de 2015 às 16:47
Compartilhar Comente

DEPRESSÃO Teoria e Clínica

DEPRESSÃO Teoria e Clínica
Editora ARTMED Mais imagens
 A artimed e os organizadores convidam para  coquetel e sessão de autógrafos de lançamento do livro:
 
Depressão: teoria e clínica
 
 
DATA: 08/11/12
HORÁRIO: 19:30
LOCAL: UNESC - Auditório Rui Hülse
 
 
Depressão: teoria e clínica apresenta aos leitores uma visão científica e clínica desse diagnóstico complexo e prevalente. 
 

Os organizadores reuniram destacados pesquisadores e estudiosos brasileiros que abordam, em linguagem acessível, temas como o conceito de depressão, dados epidemiológicos, psicopatologia, neurobiologia, modelos animais, tratamentos farmacológico e psicoterápico, suicídio, entre outros, trazendo o que há de mais atual sobre o tema.

De acordo com Antonio Egidio Nardi Professor Titular de Psiquiatria, Universidade Federal do Rio de Janeiro:
" Este livro, dividido em 20 capítulos, aborda temas como diagnóstico, história do conceito, dados epidemiológicos atualizados, psicopatologia, neurobiologia, modelos animais entre outros, que demonstram a atualidade da obra e o cuidado dos organizadores, que se traduzirão no sucesso do livro. "

06 de novembro de 2012 às 08:00
Compartilhar

ATENDIMENTO PARA PACIENTES COM TRANSTORNO DO HUMOR BIPOLAR.

ATENDIMENTO PARA PACIENTES COM TRANSTORNO DO HUMOR BIPOLAR.
Mais imagens

 As CLÍNICAS INTEGRADAS  conta com um GRUPO DE PACIENTES COM TRANSTORNO DO HUMOR BIPOLAR. O objetivo do programa é prover atendimento em grupo na modalidade psicoeducação, que consiste em ensinar os pacientes sobre a doença e como lidar com os sintomas, evitando recaídas e hospitalizações.

 

Para marcar a triagem o paciente deve ligar ou se dirigir às Clínicas Integradas (3431-2532).

 

O QUE É TRANSTORNO BIPOLAR?

O Transtorno Bipolar (TB) é caracterizado por alterações de humor que se manifestam como episódios depressivos alternando-se com episódios de euforia (também denominados de mania), em diversos graus de intensidade. É uma condição médica freqüente. O TB tipo I, que se caracteriza pela presença de episódios de depressão e de mania, ocorre em cerca de 1% da população geral. Considerando-se os quadros mais brandos do que hoje se denomina “espectro bipolar”, como o Transtorno Bipolar tipo II (caracterizado pela alternância de depressão e episódios mais leves de euforia - hipomania), a prevalência pode chegar a até 8% da população. Assim, estima-se que cerca de 1,8 a 15 milhões de brasileiros sejam portadores do TB, nas suas diferentes formas de apresentação.

A base genética do TB é bem estabelecida: 50% dos portadores apresentam pelo menos um familiar afetado, e filhos de portadores apresentam risco aumentado de apresentar a doença, quando comparados com a população geral.

O TB acarreta incapacitação e grave sofrimento para os portadores e suas famílias. Dados da Organização Mundial de Saúde, ainda na década de 1990, evidenciaram que o TB foi a sexta maior causa de incapacitação no mundo. Estimativas indicam que um portador que desenvolve os sintomas da doença aos 20 anos de idade, por exemplo, pode perder 9 anos de vida e 14 anos de produtividade profissional, se não tratado adequadamente.

A mortalidade dos portadores de TB é elevada, e o suicídio é a causa mais freqüente de morte, principalmente entre os jovens. Estima-se que até 50% dos portadores tentem o suicídio ao menos uma vez em suas vidas e 15% efetivamente o cometem. Também doenças clínicas como obesidade, diabetes, e problemas cardiovasculares são mais freqüentes entre portadores de Transtorno Bipolar do que na população geral. A associação com a dependência de álcool e drogas não apenas é comum (41% de dependência de álcool e 12% de dependência de alguma droga ilícita), como agrava o curso e o prognóstico do TB, piora a adesão ao tratamento e aumenta em duas vezes o risco de suicídio.

O início dos sintomas na infância e na adolescência é cada vez mais descrito e, em função de peculiaridades na apresentação clínica, o diagnóstico é difícil. Não raramente as crianças recebem outros diagnósticos, o que retarda a instalação de um tratamento adequado. Isso tem conseqüências devastadoras, pois o comportamento suicida pode ocorrer em 25% dos adolescentes portadores de TB.

O tratamento adequado do TB reduz a incapacitação e a mortalidade dos portadores. Em linhas gerais, inclui necessariamente a prescrição de um ou mais estabilizadores do humor em associação (carbonato de lítio, ácido valpróico/valproato de sódio/divalproato de sódio, lamotrigina, carbamazepina, oxcarbazepina). A associação de antidepressivos (de diferentes classes) e de antipsicóticos (em especial os de segunda geração como risperidona, olanzapina, quetiapina, ziprasidona, aripiprazol) pode ser necessária para o controle de episódios de depressão e de mania.

11 de outubro de 2012 às 07:52
Compartilhar