Clínicas Integradas

Unesc participa da Campanha de Vacinação contra o vírus da Influenza

Unesc participa da Campanha de Vacinação contra o vírus da Influenza
Doses gratuitas são destinadas ao público alvo definido pelo Ministério da Saúde (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

A Unesc iniciou, na última terça-feira (23/4), a Campanha Nacional de Vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde) contra o vírus da Influenza (gripe). As vacinas são realizadas gratuitamente para o público-alvo na Clínica Escola de Enfermagem da Universidade e ocorrerão até o dia 31 de maio, no período matutino, das 8h30 às 11h30, e no período vespertino, das 13h30 às 19h30.

A campanha tem como público-alvo indivíduos com mais de 60 anos, crianças de seis meses até seis anos incompletos, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, trabalhadores da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Para realizar a vacina, o interessado deve portar um documento que comprove a participação no público-alvo, a identidade, a carteira do SUS e a carteira de vacinação. Para mais informações, o interessado pode entrar em contato pelo telefone 48 3431-2709.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 25 de abril de 2019 às 14:03
Compartilhar Comente

Prorrogadas as inscrições para o Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc

Prorrogadas as inscrições para o Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc
Programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc teve inscrições prorrogadas. O projeto é voltado ao público interno e externo da Universidade e tem o propósito de ajudar os participantes no combate ao vício do fumo. A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, está com inscrições abertas até o dia 8 de maio.    

Os grupos, promovidos desde 2016, têm o acompanhamento do psicólogo Roger Menegon Ferrari, membro da residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unesc. O programa ainda possui parceria com outros setores da Universidade, como o Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva/Atenção Básica, o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), o CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) e as Clínicas Integradas.

Para ingressar na ação, o participante deve morar em Criciúma. Funcionários e acadêmicos da Instituição também podem participar. O grupo se reunirá nas segundas-feiras à tarde, com encontros semanais, posteriormente quinzenais e mensais. Para se inscrever, o interessado deve procurar o setor do DDH, que fica no bloco Administrativo na sala 8, para preencher a ficha de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-2695.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 24 de abril de 2019 às 17:09
Compartilhar Comente

Ação leva informações sobre saúde para pacientes das Clínicas Integradas

Ação leva informações sobre saúde para pacientes das Clínicas Integradas
Acadêmicos e residentes interagiram com pacientes das Clínicas Integradas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Quem passou pelas Clínicas Integradas da Unesc na manhã desta sexta-feira (12/4) pôde saber mais sobre alimentação saudável e saúde mental, e os pequenos, participar de atividades recreativas. Os cursos de Nutrição e de Pedagogia e o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, da Universidade, desenvolveram uma ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde (7/4), que envolveu estudantes e profissionais da área.

Os pacientes das Clínicas Integradas foram estimulados pela Residência em Saúde Mental a visualizarem pontos positivos de sua vida e refletirem sobre o que é felicidade. “Cada pessoa pôde tirar um ‘bilhete da felicidade’ e a partir do que estava escrito, pensar sobre o assunto e escrever o que o faz feliz. Muitas vezes nós temos a tendência a ver apenas que deu errado e não enxergar tudo de bom que nos acontece. E a atividade de hoje trabalhou os fatores de proteção e promoção da saúde mental”, afirma a residente Cássia Tasca.

E quem quis saber mais sobre nutrição, pôde ter informações sobre alimentos ricos em fibras e comuns na geladeira dos brasileiros. “A intenção foi mostrar que é possível ingerir fibras sem ter a necessidade gastar muito para isso. É possível consumir alimentos fáceis de encontrar, com preços acessíveis e sem a necessidade de grandes mudanças alimentares”, afirma a estudante da sétima fase de Nutrição, Mariana Cardoso. Ela e a colega da disciplina de Saúde Coletiva, Joici Gonçalves, levaram frutas como banana e maçã e farinhas como de aveia, além de chia para demonstrar isso. Os pacientes ainda receberam um pacote com granola sem açúcar, frutas e receitas.

Para as crianças que esperavam atendimento ou estavam acompanhando os pais, o curso de Pedagogia realizou atividades que estimularam a imaginação e a criatividade.

A ação foi organizada pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc.  

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Mais informações: ^^^^Ô

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 12 de abril de 2019 às 14:31
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para o Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc

Inscrições abertas para o Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc
Programa é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Uma ação voltada para o público interno e externo da Universidade e que promete ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esse é o Programa de Combate ao Tabagismo, que tem o propósito de ajudar os participantes a combater o vício do fumo. A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, está com inscrições abertas até dia 19 de abril.  

O grupo, promovido desde 2016, tem a acompanhamento do psicólogo Roger Menegon Ferrari, membro da residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unesc. O programa ainda possui parceria com outros setores da Universidade, como o a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva/Atenção Básica, do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) e das Clínicas Integradas.

Para participar, os interessados devem procurar o setor, que fica no bloco Administrativo na sala 8, para preencher a ficha de inscrição. Os funcionários e acadêmicos da instituição também podem participar. O grupo acontecerá nas segundas-feiras à tarde e iniciará com encontros semanais, posteriormente quinzenais e mensais.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 10 de abril de 2019 às 18:26
Compartilhar Comente

Unesc e Associação de Portadores de Distrofias Musculares firmam parceria

Unesc e Associação de Portadores de Distrofias Musculares firmam parceria
Pacientes receberam as boas-vindas de professores e alunos de Fisioterapia (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os usuários da Ascadim (Associação Sul Catarinense de Familiares, Amigos de Portadores de Distrofias Musculares Progressivas), utilizarão o espaço do Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Unesc para receber atendimento de fisioterapia três vezes por semana. Recentemente, a Universidade e a associação firmaram uma parceria para que as atividades da associação fossem realizadas no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas enquanto sua nova sede é construída.

Nesta quarta-feira (3/4), os portadores de distrofias musculares receberam as boas-vindas de alunos do curso de Fisioterapia (que acompanharão os atendimentos feitos pela profissional da Ascadim), da coordenadora do curso, Ariete Minetto, da coordenadora dos Estágios de Fisioterapia da Unesc, Évelin Vicente e da Enfermeira do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Maria Madalena Santiago.  

Segundo Ariete, a parceria colaborará com a formação dos acadêmicos e com o estreitamento dos laços com a associação. “Está sendo uma experiência muito positiva. Como a Ascadim nasceu dentro do curso de Fisioterapia da Unesc, ela está retornando à casa. Temos acadêmicos que estão estudando a parte de Ortopedia e Neurologia e poderão ampliar o conhecimento tendo contato com os pacientes. Além da integração de alunos e professores com a comunidade e a possibilidade de pesquisas acadêmicas”.

O presidente da Ascadim, Ednom Luiz Jeremias, conta que a ideia da associação nasceu há 15 anos com pacientes que faziam fisioterapia na Unesc. “Este ano, estreitamos ainda mais os laços, ao estarmos ocupando o espaço físico enquanto construímos a nossa sede. Nossa intenção é propormos novas parcerias com a Instituição, com outras especialidades da saúde, estágios e pesquisas”, afirma. Jeremias conta que a Ascadim é referência no Sul do país em atendimento a portadores de distrofias musculares e que o trabalho é realizado por uma rede de voluntários e profissionais da área da saúde, com parcerias com as prefeituras da região. Na Ascadim os portadores de distrofias musculares recebem atendimento gratuito de Fisioterapia, Psicologia e Medicina.

Gabriela Jeremias, egressa do curso de Fisioterapia da Unesc, é a profissional responsável pelo tratamento na Ascadim e entrou na associação após um estágio realizado enquanto era estudante da Universidade. “É uma grande emoção voltar para a Unesc e utilizar esse ótimo espaço para a fisioterapia dos pacientes da Ascadim. Hoje temos 18 pessoas que fazem fisioterapia, mas temos 31 pessoas de todo o Estado cadastradas na associação”, comenta.

O acadêmico da nona fase do curso de Fisioterapia da Unesc, José Luiz Rodrigues Pereira, afirma que desenvolver atividades no mesmo espaço em que os portadores de distrofias musculares são atendidos, agrega em novos conhecimentos. “É uma vivência importante para nós. São pacientes que ainda não estamos acostumados a tratar e estando perto deles, temos um novo conhecimento. Aqui se tem casos de pessoas que possuem a doença há bastante tempo e apresentam uma longevidade maior com o tratamento recebido. A gente consegue ver a eficiência da fisioterapia na prática”.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 04 de abril de 2019 às 11:44
Compartilhar Comente