Diretoria de Extensão

Verão Mais Unesc reforça as atividades de lazer à beira mar

O domingo de sol e altas temperaturas no Balneário Rincão levou um grande número de veranistas para a beira mar, onde muitas estiveram na arena do Verão Mais Unesc. Durante todo o final de semana centenas destes veranistas aproveitaram as diversas atividades gratuitas realizadas pela equipe do projeto, que proporciona atividade física e lazer à beira mar.

No palco a atração ficou por conta das aulas de ritmos de dança e a zumba. Na areia a equipe do curso de Educação Física da Unesc realizou circuitos de treinos funcionais para crianças e adultos, enquanto a equipe de recreação promoveu atividades como escultura na areia e jogos com as crianças. Outras equipes ficaram responsáveis pela massagem, bocha e vôlei para quem esteve na arena, montada em frente ao Verdão.

A coordenadora do projeto, Giselle Torri, avalia que o primeiro final de semana foi bastante positivo, com um bom público presente. “No próximo final de semana vamos aumentar as atividades, incluindo um espaço para avaliação física, que tem uma grande demanda do público. Então a expectativa para os próximos finais de semana é de atender ainda mais pessoas”, avalia. A Diretoria de Extensão da Unesc, Fernanda Faustini Sônego, avalia que o Verão Mais Unesc vai ao encontro da missão da instituição de levar qualidade de vida às pessoas. “Estamos promovendo várias ações de integração, de exercícios físicos, animação e recreação. Temos a certeza de que na próxima semana a ação será novamente de sucesso e integração com os veranistas”, analisa.

As atividades no sábado e domingo aconteceram das 9 às 14 horas.  O projeto acontece em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão, portal 4oito, rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos. O Verão Mais Unesc 2020 reúne acadêmicos e professores da universidade, bem como equipe da prefeitura do Balneário Rincão, que estarão se revezando ao longo das atividades, até o final de janeiro.

PROJETO ITINERANTE - Nos dois últimos finais de semana de janeiro a Unesc e Weber Empreendimentos também estarão com o projeto Verão Mais nas praias de Arroio do Silva e Morro dos Conventos, e no primeiro final de semana de fevereiro em Balneário Gaivotas.


Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de janeiro de 2020 às 17:52
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc terá atividades no Balneário Rincão todos os finais de semana de janeiro

Verão Mais Unesc terá atividades no Balneário Rincão todos os finais de semana de janeiro
Mais imagens

Evento com atividades para todas as idades inicia neste final de semana, em frente ao Verdão

A Unesc dá início neste sábado e domingo, 04 e 05 de janeiro, ao projeto Verão Mais Unesc 2020. Na estrutura, montada na beira-mar, em frente ao Verdão, acontecerão atividades esportivas, de orientação e atendimentos em saúde. O projeto acontece em parceria com a prefeitura do Balneário Rincão, portal 4oito, rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos,

O projeto reúne acadêmicos e professores da Unesc, bem como equipe da prefeitura do Balneário Rincão, que estarão se revezando ao longo das atividades, das 9 às 14 horas, aos sábados e domingos do mês de janeiro. Entre as atrações, estande com serviços e orientações de saúde, terapia manual, futebol, voleibol, fotevôlei, espirobol e bocha. O Circuito funcional acontece às 9h30 e 11h30, aula de ritmos às 09h30min e 11h30min, circuito funcional kids às 10h30 e ainda a tradicional zumba, às 11h30min e 12h30.

Para a Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Sônego, o projeto segue para mais uma edição sempre buscando levar à comunidade o propósito da saúde e lazer.  “O projeto está totalmente conectado ao papel comunitário que a universidade desenvolve. A Unesc é comprometida com o social e a melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade”, destaca.

Além do Balneário Rincão, a Unesc também fará atividades nas praias da região.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de janeiro de 2020 às 13:49
Compartilhar Comente

Acadêmicos participantes do Proesde apresentam ideias inovadoras

Acadêmicos participantes do Proesde apresentam ideias inovadoras
Mais imagens

Os 44 acadêmicos da Unesc participantes do  Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional)  apresentaram neste sábado, 14/12, as ações desenvolvidas ao longo do  Curso de Extensão - Iniciativas Regionais Inovadoras, das Regiões de Criciúma e Araranguá.

O Seminário é a última atividade presencial do curso, com 200 horas de duração. O Proesde terá seguimento em fevereiro de 2020, no retorno das aulas, quando será realizado o Seminário Estadual, onde todas as instituições do Sistema Acafe estarão reunidas para apresentar os projetos.

O Proesde contemplou estudantes de diversos cursos da Unesc, com conteúdos abordando o Desenvolvimento Regional Sustentável, Educação, Cidadania e Desenvolvimento, Empreendedorismo, Inovação e Políticas Públicas. Além da qualificação, os participantes do Programa, escolhidos por sorteio, ganharam benefício de até 70% do valor da mensalidade nas disciplinas durante o semestre em que integram o Proesde.

O evento foi aberto pela Coordenadora do Proesde na Unesc, Cristiane Dias, e pela Diretora de Extensão da Unesc, Fernanda Faustini Sônego.  Em sua fala, a Diretora de Extensão Salientou que o programa vai ao encontro da necessidade regional, do desenvolvimento regional, onde proporciona mudanças significativas na região. “Tenho certeza que as ideias desenvolvidas são fundamentais para a comunidade, que precisa da nossa atuação, com um olhar ampliado observando as necessidades e, a partir dali, propor ações que venham a mudar a realidade tão necessária”, salientou Fernanda Sônego.

Ao longo do semestre os bolsistas foram divididos em oito grupos por áreas do conhecimento, onde estiveram nas comunidades, pesquisando ações inovadoras nos municípios. Entre as propostas os estudantes trouxeram a criação de ambientes colaborativos e pesquisa sobre a lei de inovação no município de Criciúma. Também foi estudado um projeto de sensibilização na Polícia Civil no atendimento psicológico a mulheres vítimas de violência e uma ação do curso de Odontologia que trabalha a ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde, visando melhor atender a comunidade que trabalha. Outro case veio de alunos do curso de Ciências Contábeis junto ao Bairro da Juventude. Acadêmicos de cursos da área de saúde trabalharam a proposta de ofertar um pacote de serviços de saúde nas escolas. Ainda na saúde foi apresentado a sugestão de desenvolvimento de um aplicativo para doação e recebimento de medicamentos da Farmácia Solidária da Unesc.

“Esse seminário é o fechamento dos encontros presenciais, do Proesde neste segundo semestre, e agora os estudantes têm como tarefa estruturar melhor essas ideias, fazer uma devolutiva para o governo do Estado, e finalmente, mostrar no encontro estadual as ações inovadoras da região sul. A proposta é que esses acadêmicos se tornem profissionais empreendedores, olhem para a sociedade e sejam empreendedores nos lugares onde passarem, tentando solucionar os problemas da sociedade”, explica a professora Cristiane Dias.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 15 de dezembro de 2019 às 11:22
Compartilhar Comente

Concluintes da graduação Unesc realizam provas do Enade 2019

Concluintes da graduação Unesc realizam provas do Enade 2019
Mais imagens

Cerca de 900 concluintes de cursos da Unesc realizaram na tarde deste domingo a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, avaliando o desempenho dos estudantes sobre conteúdos, habilidades e competências para exercer a profissão.

A prova mobilizou gestores, coordenadores de curso, professores e funcionários da Universidade, com uma ampla estrutura montada para receber e orientar os estudantes dos cursos. O espaço foi montado em frente aos blocos R1 e R2 da universidade onde foram realizadas as provas, que iniciaram pontualmente às 13h30min. Os cursos avaliados nesta edição do Enade foram Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia. O acadêmico de Engenharia Química, Rafael Pereira, aluno da décima fase, conta que a prova reforça não apenas o conhecimento adquirido ao longo do curso, mas também premia a sua formação, uma forma de comprovar os conhecimentos adquiridos no curso.

A Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, salienta que a o Enade por si só não é o único, mas compõe um conjunto de indicadores que mostram os caminhos por onde a universidade deve seguir. “De posse sempre dos resultados nós conseguimos estabelecer um planejamento dos nossos cursos e da nossa universidade”, salienta. O Diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, informa que 98% dos acadêmicos habilitados para a prova compareceram, o que representa um excelente índice. “O Enade é um componente curricular obrigatório para a conclusão do curso de graduação. O exame reflete um ciclo formativo de nossos estudantes e auxilia na verificação das competências desenvolvidas durante o curso e que se alinham ao perfil do egresso”, destaca Feldhaus. A Pró-Reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, destaca que o exame é um dos critérios de avaliação externa, entre vários outros itens de avaliação, que reflete todo o processo de formação ao longo da trajetória acadêmica. “É importante ver toda a universidade envolvida para termos um bom desempenho. A expectativa é muito positiva”, observa.

Como estímulo à participação e preparação à prova, a Unesc lançou a promoção “Quem se prepara, valoriza sua formação” onde quem tiver aproveitamento superior a 60% na prova vai participar do sorteio de bolsas de estudo de pós-graduação.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 24 de novembro de 2019 às 16:31
Compartilhar Comente

PDI Unesc terá etapa de definição de ações na próxima semana

PDI Unesc terá etapa de definição de ações na próxima semana
Mais imagens

As Unesc promove na próxima semana mais uma etapa do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, onde serão definidas as ações para os 12 eixos estratégicos elencados durante os encontros do PDI ao longo do último ano. Este momento terá a presença da comunidade interna da universidade.

Nesta sexta-feira, 14/11, os líderes dos grupos de trabalho estiveram reunidos com a reitoria e coordenação do PDI para alinhamento dos trabalhos, que acontecerão na segunda-feira, 18/11, e quarta-feira, 20/11. 

A partir dos eixos definidos, seus objetivos e metas, a universidade passará a elaborar as ações e prazos para que sejam atingidas. No encontro foram alinhadas as orientações sobre a condução dos trabalhos, programados para o recesso institucional que acontecerá na universidade de 18 a 20 de novembro. 

“A partir dos objetivos estratégicos nós conseguimos desenvolver as ações que precisamos fazer na universidade, para que sejam executadas num prazo de cinco anos, que é o ciclo do PDI. Lembrando que o prazo de cada um será feito posteriormente, mas as ações precisam ser trabalhadas”, observou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, durante o encontro.

Para coordenar os 12 grupos foram convidados professores e gestores das áreas relacionadas aos temas. A sistemática de trabalho prevê o encontro em salas, providas de computadores para o cadastro das propostas, com um mediador e um relator. No grupo as ações serão cadastradas em um template, durante os encontros realizados na segunda a tarde, noite, quarta-feira pela manhã, à tarde e noite.

Na quarta-feira o PDI terá também a presença dos acadêmicos, que terão também a oportunidade de dar sugestões de ações para os objetivos que serão disponibilizados.

A participação nos grupos foi aberta à comunidade acadêmica através de inscrições online. 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 15 de novembro de 2019 às 05:50
Compartilhar Comente