Diretoria de Extensão

Conteúdos educativos do Museu de Zoologia da Unesc já foram acessados por mais de vinte mil crianças durante a pandemia

Conteúdos educativos do Museu de Zoologia da Unesc já foram acessados por mais de vinte mil crianças durante a pandemia
Trabalhos seguem em desenvolvimento, com a disponibilização de audiolivros, vídeos e palestras online para escolas Mais imagens

Mais de vinte mil alunos das redes pública e privada já tiveram acesso aos conteúdos do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc durante esta pandemia. Diariamente, desde o início do isolamento social, as crianças das séries iniciais e ensino fundamental aprendem sobre o meio ambiente e suas responsabilidades como cidadãos. Os conteúdos são produzidos e disponibilizados pelo Museu, em parceria com a Polícia Militar Ambiental.

Conforme a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, a iniciativa “Bichos On-line” foi pensada para sensibilizar e estimular crianças, jovens e adultos a assumirem sua responsabilidade na conservação do meio ambiente. Os momentos podem ser vivenciados por meio do acesso ao site do Museu, para encontrar os e-books e audiolivros, e ao canal no YoutTube da Unesc TV, onde estão os vídeos. 

Além de disponibilizar o material, o Museu oferece uma experiência mais interativa e dinâmica. A palestra online leva os personagens Vitorino e Pintado, protagonistas de obras infantis e educativas, para as salas de aula virtuais. “O uso dos fantoches do Pintado e do Vitorino nas palestras online despertam e estimulam os mecanismos sensoriais, fazendo com que os estudantes interajam com os personagens tornando-se participantes ativos no processo de aprendizagem. Este recurso pedagógico utilizado no projeto tem obtido um significativo êxito, de acordo com os depoimentos recebidos dos professores e dos pais que acompanharam as palestras junto com seus filhos”, explicou a coordenadora do Museu.

Assim, o Museu tem conseguido ir até as escolas dar suporte ao ensino formal, promovendo reflexões sobre os problemas ambientais de um jeito lúdico e divertido, como contou Jucelma Cardoso Cipriano, diretora da Escola Quintino Rizzieri, da Içara. “Em meio a pandemia, o maior desafio enquanto escola é o de priorizar os conteúdos essenciais para a vida do estudante por meio de um aprendizado significativo. Neste sentido, o projeto oportunizado pela Unesc, por meio da professora Morgana, veio como um afago em meio as aflições do momento, uma excelente oportunidade de disponibilizarmos aos nossos professores e estudantes aquilo que acreditamos: uma educação, mesmo que não presencial, com qualidade social”, enfatizou. 

Jucelma também afirmou que a iniciativa foi positiva, bem aproveitada por toda comunidade escolar e familiares. “A certeza de que foi uma experiência extraordinária nos é permitida por meio dos relatos dos pais, que foram muito parceiros ao longo do processo, o de disponibilizar o audiolivro aos filhos, o entusiasmo e engajamento das professoras e da coordenadora pedagógica, que fez a ponte entre a Unesc e nossa escola e, sobretudo, o brilho no olhar de nossos pequenos estudantes do primeiro ano, que participaram dos momentos em companhia da família e das professoras, e, no grande dia da aula no Google Meet, com a autora do livro, professora Morgana, e com o Vitorino, representado de maneira muito agradável e didática. Nossa escola vivenciou momentos fantásticos de aprendizado e encantamento, que devem ser replicados para que outros estudantes vivenciem esta incrível experiência”, completou.

Diante do relato, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, enalteceu a atuação do Museu de Zoologia, e reafirmou a importância de suas ações para a região. “A atuação deste importante braço da Universidade na comunidade tem nos encantado a cada nova iniciativa. Há cinco meses estamos vivenciando um dos momentos mais desafiadores da nossa geração, principalmente no assunto da educação. Ao perceber, e receber, relatos como o de Jucelma, temos a certeza de que o Museu tem contribuído para que tudo isso fique mais fácil”, frisa. 

As obras utilizadas no processo de aprendizagem são “Vitorino a Tartaruga Vitoriosa” e “Pintado, o Mascote do Museu”. “Bichos On-line” foi apresentado no ForExt- 2020 (Fórum de Extensão), promovido pela Univille, como uma experiência exitosa junto à comunidade em época de Covid-19 e distanciamento social.

Os protagonistas do Museu de Zoologia

De autoria da coordenadora do Museu, “Vitorino a Tartaruga Vitoriosa” e “Pintado, o Mascote do Museu”, têm forte apelo para as questões ambientais. A história de Vitorino apresenta os principais impactos responsáveis pela perda da biodiversidade no ambiente marinho, levando uma mensagem de sensibilização e preservação ambiental. Já a história de Pintado visa estimular o interesse das crianças pelo conhecimento sobre a fauna da Mata Atlântica e sensibilizar para a preservação deste importante bioma.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de agosto de 2020 às 17:38
Compartilhar Comente

Integrantes da Instância de Governança Encantos do Sul dialogam na Unesc

Integrantes da Instância de Governança Encantos do Sul dialogam na Unesc
Encontro reuniu lideranças e representantes municipais da região (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A valorização do patrimônio material e a importância dos museus marcaram a pauta do último encontro em 2019 da Instância de Governança Encantos do Sul. No evento, o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinki acolheu os representantes e gestores municipais no Auditório Edson Rodrigues da Unesc. O encontro propôs diálogos sobre a atuação e o futuro da organização, que abre as postas do turismo nos 32 municípios que compões Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna). 

Segundo a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinki, o encontro na Universidade é significativo e valoriza o segmento educativo presente nas ações da organização. “É um momento de muita honra e alegria. A oportunidade de representar a Unesc e a região tem grande significado, pois evidencia as contribuições de nossa Instituição para o turismo pedagógico e para a educação do Sul catarinense. Já recebemos mais de 700 instituições vindas de 49 municípios”, ressalta.

Também em destaque no evento, os integrantes da trade dialogaram sobre a validação de pleitos e ações, emendas parlamentares, Conselho Estadual de Turismo, administração, estatuto, museus e suas atuações no turismo pedagógico. Após a reunião eles visitaram o Museu de Zoologia da Unesc e confraternizaram.

A gestora executiva da Instância de Governança Encantos do Sul, Marta Fogaça, comemorou a visita à Universidade e destacou a necessidade de se usufruir das instituições de ensino. “O turismo pedagógico aqui presente é extremamente rico e precisa ser ainda mais explorado, levado como exemplo para todo o estado. Fazer turismo é sonhar, é pensar e refletir sobre o local onde estamos inseridos e os espaços educativos são modelos nestes quesitos tão importantes”, destaca.

Também estiveram presentes no evento a professora da Instituição e coordenadora da Sala dos Municípios e do curso de Turismo, Izabel Regina de Souza, e a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martinhago Saleh.

Encantos do Sul

A região turística catarinense conhecida como Encantos do Sul contempla uma das mais ricas rotas turísticas do estado. Quem gosta de visitar cidades históricas vai se encantar com Laguna, a terra de Anita Garibaldi. Já Imbituba, Garopaba e Jaguaruna são ótimos destinos para os adeptos do ecoturismo e dos esportes de aventura, com algumas das mais belas praias e lagoas do Sul do Brasil. Essa faixa litorânea também é o principal berçário das baleias-francas no inverno, outra atração ecoturística da região. No interior, os destaques vão das estâncias termais de Tubarão e Gravatal aos municípios onde a cultura italiana e alemã são predominantes, como é o caso de Urussanga, Nova Veneza, Orleans, São Martinho, Santa Rosa de Lima, Forquilhinha e as duas maiores cidades sul-catarinenses: Tubarão e Criciúma.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de dezembro de 2019 às 17:51
Compartilhar Comente

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência

Projeto Viver SUS: dia de embarcar em uma grande experiência
Estudantes da área da saúde e residentes estarão em sete municípios até sexta-feira (19/7) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O campus da Unesc foi tomado pelo desejo de fazer a diferença e os 70 participantes do Viver SUS (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) embarcaram em mais uma jornada. A segunda-feira (15/7) amanheceu fria e chuvosa, mas logo foi aquecida pelos estudantes da área da saúde e residentes do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade. Eles estarão em sete municípios do Sul catarinenses até sexta-feira (19/7), para aprender e colaborar com os processos voltados ao SUS. Nesta edição, o evento será marcado pelo aniversário de 25 anos da Estratégia Saúde da Família. 

A animação dos participantes é resultado do novo formato do Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, com foco na prática e na inserção comunitária. “A ideia é aproximar os integrantes e a comunidade, em uma forma mais atuante de atendimento. Este novo olhar proporcionará momentos de observação das demandas em saúde e de construção para atende-las. Nos dias finais de experiências, o que foi pensado resultará em ações práticas que farão diferença na realidade local”, conta o assessor de Ações Comunitárias e atual coordenador do projeto, Rafael Amaral.

A residente Nayara Moraes está participando pela primeira vez. Ela viu no Viver Sus a possibilidade de colaborar. “Estou muito entusiasmada com a experiência de vivenciar a realidade e poder auxiliar nos assuntos de necessidade local. É uma oportunidade única e espero contribuir com melhorias para as problemáticas do município”, afirma.

Já Taira de Oliveira, também residente, está participando pela terceira vez. Para ela, o Viver Sus vai além de um projeto de extensão. “É um paradigma na vida profissional de quem participa. Quando participei em 2016, a primeira vez, não imaginava os efeitos que causaria em minha trajetória. Hoje sou psicóloga. Minha profissão é voltada, em grande maioria, para um público particular. Assim o Viver SUS me fez ver além do consultório, e me mostrou uma rede de atenção que funciona, e pode proporcionar qualidade de vida aos usuários”, destaca.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, histórias como as Taira e Nayara se completam e dão vida ao Projeto. “A troca de conhecimentos resulta em contribuições para o município, para a trajetória profissional dos participantes e para a integração dos colegas e das áreas de conhecimento. É um novo olhar, que transforma realidades e relações ao aproximar a Universidade da comunidade”, afirma.

Nesta edição, os representantes da Unesc estarão presentes em Criciúma, Nova Veneza, Sangão, Jaguaruna, Turvo, Sombrio e Balneário Gaivota, comtemplando as regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).

Estão presentes no Projeto acadêmicos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física - Bacharelado, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia da Universidade, e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Mental. Antes de os municípios receberem os visitantes, os integrantes participaram de uma capacitação.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 15 de julho de 2019 às 10:40
Compartilhar Comente

Unesc participa de evento internacional que discute inovação curricular e a Educação 4.0

Unesc participa de evento internacional que discute inovação curricular e a Educação 4.0
Universidade está presente no Congresso Brasileiro de Gestão Educacional (Foto: Divulgação) Mais imagens

Na busca por introduzir a tecnologia como ferramenta de qualificação e inovação no ensino superior, a Unesc está presente no Geduc (Congresso Brasileiro de Gestão Educacional) - Educação 4.0, em São Paulo. A Universidade está sendo representada, de quarta a sexta-feira (27 a 29/3), pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, e pela assessora pedagógica da Instituição, Daniela Arns Silveira.

Com o tema “A revolução nas instituições de ensino”, o evento está utilizando as tecnologias digitais e seus usos nas instituições para provocar reflexões sobre o futuro da educação. “O Geduc certamente agregará valor ao movimento de Inovação Curricular e Pedagógica da Universidade, eixo de grande investimento acadêmico para os anos de 2019 e 2020. A participação da Unesc em eventos desta natureza vai somar-se aos esforços internos e resultarão como qualificação aos professores e cursos de graduação”, avalia Feldhaus.

Inovação na Unesc


O Programa de Inovação Curricular e Pedagógica, desenvolvido no Colégio Unesc e na graduação, tem o objetivo de propor, discutir e implantar as novas ferramentas ao ensino da Universidade. “O intuito é de acompanhar as mudanças no contexto político, social, econômico e cultural do qual fazemos parte, buscando novas arquiteturas curriculares e percursos formativos”, explica o diretor. 

Em abril de 2019, a Universidade iniciará discussões com as quatro áreas do conhecimento, na busca de identificar práticas docentes inovadoras, fortalecê-las, criar redes colaborativas entre os cursos, utilizar os avanços para elevar os currículos e, quando necessário, propor novos modelos curriculares. “Queremos implantar arquiteturas curriculares que dialoguem com as questões atuais e preocupem-se com uma formação interdisciplinar. As questões inerentes à curricularizacão, da extensão, da internacionalização e da pesquisa integrada à graduação e valorização dos professores também devem se fazer presentes”, afirma Feldhaus.

O diretor de ensino ressalta ainda que a expectativa é de que o Programa de Inovação Curricular e Pedagógica se estruture como um movimento de engajamento coletivo e que resulte em mudanças dentro e fora da Universidade.  

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 27 de março de 2019 às 14:13
Compartilhar Comente

Evento discute educação, ciência e inserção social a partir da literatura

Evento discute educação, ciência e inserção social a partir da literatura
Encontro foi ministrado pelos professores doutores André Cechinel e Gladir Cabral Mais imagens

A Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), em parceria com as Unidades Acadêmicas e com os PPGs (Programas de Pós-Graduação stricto sensu), lançou nesta segunda-feira (25/7) o programa Diálogos com as Ciências, para pesquisadores dos PPGs e professores doutores da Universidade. A primeira edição do programa trouxe discussões sobre Educação, Ciência e Inserção Social a partir da Literatura. O Diálogo com as Ciências, ministrado pelos professores doutores André Cechinel e Gladir da Silva Cabral, ocorreu na tarde desta segunda-feira (25/7), na sala 14 do Bloco R2.

As discussões iniciaram com uma introdução a literatura, colocando-a no contexto do tema proposto. “Diferente de um texto comum, o texto literário nos traz a possibilidade de discutir sobre diversas opiniões, a partir de diferentes pontos de vista”, afirmou o professor Gladir. Complementando, André destacou que esses textos trazem pensamentos e entendimentos mais próximos da realidade em que vivemos.

Além de discorrer sobre a literatura e promover uma conversa informal sobre o tema proposto, foram abordadas reflexões sobre o conto literário Famigerado, do autor Guimarães Rosa. Ele conta a história da aparição do cavaleiro Damázio dos Serqueiras, de aparência suspeita e perigosa, e das tiradas do narrador (personagem principal) para escapar da morte.

Diálogos com as Ciências

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, comentou que o programa Diálogos com as Ciências tem a finalidade de promover discussões sobre a ciência produzida pelos diferentes programas de pós-graduação, bem como propiciar a integração entre pesquisadores e professores doutores.

Para o reitor Gildo Volpato, estes são momentos fundamentais aos programas de pós-graduação, pois permitem com que os pesquisadores conheçam o objeto de estudo dos demais e possam dialogar cientificamente com os mesmos.

Inserção social da pós-graduação é a temática que perpassará o primeiro ciclo dos encontros. Os encontros ocorrerão mensalmente, sempre mediados por pesquisadores de um dos programas da Unesc. O próximo encontro ocorre no dia 29 de agosto e será mediado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

25 de julho de 2016 às 16:50
Compartilhar Comente