Diretoria de Extensão

Unesc recebe autoridades em saúde para falar sobre o SUS

Unesc recebe autoridades em saúde para falar sobre o SUS
Presidente do Conselho Nacional de Saúde está na Universidade Mais imagens

A Unesc recebeu autoridades em saúde da região para debater as diretrizes da saúde e da gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) nesta sexta-feira (31/3). O encontro “Diálogos sobre gestão em saúde no SUS: dificuldades e potencialidades” promoveu painéis e uma conversa com o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos. Ronald esteve em uma mesa de debates com autoridades, a partir das 13h30. 

Para a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, a saúde tem muitos desafios a serem superados. “Estamos atravessando grandes mudanças na área. Temos grandes desafios e precisamos continuar avançando para melhorar”, afirmou.

Saúde pública

Na parte da manhã, o evento contou com a palestra do professor doutor Jacks Soratto, que falou sobre as atenções primárias a saúde. “É importante entendermos o assunto e refletirmos sobre o significado de saúde. Quando tocamos no assunto vamos além da ausência de doenças, mas sim sobre o bem-estar”, comentou.

As conversas da manhã não pararam por aí. Ainda foram abordados os assuntos “Financiamento do sistema único de saúde”, com o professor doutor Flavio Magajeswki; “Planejamento no sistema único de saúde”, com a professora doutora Angela Blatt; “Redes de atenção à saúde”, com a professora doutora Lisiane Tuon e “Alguns desafios para a gestão em saúde no SUS”, com a professora doutora Luciane Ceretta.

O evento conta com a presença dos secretários municipais, gestores, profissionais, mestrandos, residentes e acadêmicos da Unesc e integrantes dos Conselhos Municipais de Saúde da região. O encontro é promovido pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e PPGSCol (Graduação em Saúde Coletiva).

Diálogos


A abertura oficial do evento ocorreu à tarde, com a presença de representantes da Unesc e autoridades regionais da área da saúde. Após a solenidade, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos, ministrou a mesa-redonda “Diálogos sobre gestão em saúde no SUS: Dificuldades e pontencialidades”.

Para a representante das Comissões Intergestoras Regionais (CIR) do Extremo Sul Catarinense e secretária da Saúde de Sombrio, Gislaine Cunha, a temática é de extrema importância para toda a região, dada a dificuldade que o poder municipal tem em administrar a área da saúde, devido aos problemas com contrapartidas dos governos estadual e federal. “Realizamos o planejamento e a realidade que temos é difícil. A gestão em saúde é um desafio, mas acreditamos que juntos conseguiremos fazer algo para mudar”.

O presidente do CIR da Região Carbonífera, Diego Passarela, afirma que a preocupação dos municípios deveria ser com a Atenção Básica em Saúde, porém, o poder público acaba tendo que participar de questões que seriam da esfera estadual, como a gestão de hospitais. “Se tivermos uma Atenção Básica resolutiva, conseguimos atender a 85% da demanda”. Segundo Passarela, eventos como o desta sexta-feira na Unesc são oportunidades importantes para que os gestores de saúde dialoguem entre si e troquem informações no sentido de unir os diversos municípios para a busca de soluções. “Ter o presidente do Conselho Nacional de Saúde falando para os gestores da nossa região foi uma oportunidade única”.

Autoridades presentes


Participaram do evento o reitor Gildo Volpato; a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta; a diretora da UNA SAU, Indianara Becker; a coordenadora do CER, Lisiane Tuon; a coordenadora do PPGSCol, Priscyla Waleska; o coordenador do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto; a representante do Conselho de Saúde de Criciúma e demais municípios da região, Giovana Vito Mondardo; o gerente regional de Saúde da Amesc, Fernando Marcelino de Faveri; e os secretários municipais de saúde: Franciele Gava (Criciúma), Izalete Duarte (Urussanga), Sinara Milanez (Cocal do Sul), Jean Willian (Balneário Rincão), Diogo Copetti (Maracajá), Eduardo Rocho (Içara), Graziela Minatto (Balneário Arroio do Sil) e Carla Zabotti Dias (Lauro Müller).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

31 de março de 2017 às 11:32
Compartilhar Comente

Estudantes tiram dúvidas sobre pesquisa e extensão

Estudantes tiram dúvidas sobre pesquisa e extensão
Encontro foi desenvolvido pela Propex (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Logo assim que entrou na Universidade, o estudante Gefferson da Rosa se interessou pelas oportunidades de contato direto com a comunidade e com a área de Arquitetura e Urbanismo. Pesquisa e extensão entraram na vida do aluno, que hoje imagina em seu futuro uma carreira acadêmica. Mas mesmo tendo contato com essas duas linhas tão de perto, dúvidas sempre surgem pelo caminho. Por isso, ele e outros estudantes da Unesc participaram na tarde desta segunda-feira (27/3) da “Socialização das formas de participação dos alunos na pesquisa”, encontro desenvolvido pela Propex (Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

O encontro para esclareceu as políticas de pesquisa e extensão da Universidade. “Todo estudante precisa se aproximar da pesquisa e da extensão. Elas compõem a formação do aluno, que deve ir além da sala de aula. É fundamental que a mensagem de hoje seja passada para os seus colegas, vamos multiplicar”, comentou a pró-reitora de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

As políticas foram apresentadas pela a assessora da Propex, Gisele Coelho Lopes. ““Muitas vezes, o aluno possui acesso facilitado ao ensino, pois é algo inerente ao cotidiano dele, porém o modus operandi da pesquisa e da extensão, ainda é algo distante para a maioria dos alunos. Entendemos que quanto mais informados aos alunos forem, maiores serão as chances deles participarem dos processos que temos aqui dentro”, ressaltou.

No encontro, também foram apresentadas as formas de participar da pesquisa e da extensão por intermédio de editais como PIC, PIBIC e FUMDES, além dos programas e projetos de extensão realizados por meio das Unidades Acadêmicas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de março de 2017 às 19:25
Compartilhar Comente

Gestão em saúde no SUS em pauta na Unesc

Gestão em saúde no SUS em pauta na Unesc
Evento vai reunir autoridades em saúde da região no Auditório Ruy Hülse Mais imagens

Um encontro na Unesc vai reunir autoridades da região para debater as diretrizes da saúde e da gestão do SUS (Sistema Único de Saúde). O evento “Diálogos sobre gestão em saúde no SUS: dificuldades e potencialidades”, vai promover conversas e palestras sobre o tema na manhã de sexta-feira (31/3) no Auditório Ruy Hulse.

Para abordar o tema principal, a Universidade vai receber o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos. Ele vai estar em uma mesa de debates, na parte da tarde do evento, às 13h30.

Atividades durante todo o dia

Na parte da manhã, a partir das 8 horas, ocorre os debates: “Atenção primária à saúde”, com o professor doutor Jacks Soratto; “Financiamento do sistema único de saúde”, com o professor doutor Flavio Magajeswki; “Planejamento no sistema único de saúde”, com a professora doutora Angela Blatt; “Redes de atenção à saúde”, com a professora doutora Lisiane Tuon e “Alguns desafios para a gestão em saúde no SUS”, com a professora doutora Luciane Ceretta.

São esperados no evento os secretários municipais, gestores, profissionais, mestrandos, residentes e acadêmicos da Unesc e integrantes dos Conselhos Municipais de Saúde da região.

O encontro é promovido pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e PPGSCol (Graduação em Saúde Coletiva). Para participar do evento os interessados devem realizar as inscrições pelo e-mail capacitacaocer@unesc.net (48) 3431-2537 ou no local. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

27 de março de 2017 às 11:37
Compartilhar Comente

Unesc e Olaria das Artes firmam parceria para crescimento da cerâmica artística

Unesc e Olaria das Artes firmam parceria para crescimento da cerâmica artística
Termo foi assinado na tarde dessa quinta-feira na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc e a Associação de Artesãos Olaria das Artes assinaram na tarde desta quinta-feira (23/3) um termo de parceria para que o Núcleo de Empreendedorismo da Universidade auxilie os artesãos com o intuito da expansão e divulgação da cerâmica artística. Pelo acordo, a associação poderá contar com a infraestrutura da Unesc, estrutura para suporte na organização de eventos, espaço para dialogar com diferentes públicos, orientação de professores e estudantes na participação de projetos de fomento ao empreendedorismo, apoio técnico na orientação de projetos.

A Olaria das Artes esta ligada ao Sindicer (Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha), sediado em Morro da Fumaça. A associação foi criada em 2002 e hoje, além de fortalecer a cerâmica artística na região, é um espaço de divulgação do trabalho e de aprendizagem.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, Gisele Coelho Lopes, os participantes da Olaria das Artes poderão contar com o acompanhamento do Núcleo, por meio de projetos desenvolvidos pela Universidade como o Mentoring (que dá apoio técnico, dando modelagem à ideia, colaborando com o plano de negócios e a pré-incubação – fase pode ocorrer no espaço da Itec-In, do Parque Científico e Tecnológico da Universidade) e o Plano de 60 Dias (consultoria de negócios).

Para o reitor Gildo Volpato, a parceria entre Universidade e associações, entidades e empresas colabora para que a Instituição cumpra o seu papel como Universidade Comunitária. “Fico feliz em ver parcerias como essa sendo concretizadas. A Universidade colabora com a sua expertise para agregar valor aos produtos e também recebe conhecimento de volta”, afirmou Volpato.

O Núcleo de Empreendedorismo já realizou duas reuniões com a Olaria das Artes. O presidente do Sindicer, Sérgio Pagnan, comentou que já foi percebida a diferença com a colaboração da Universidade. “Essa parceria vai ser um divisor de águas para a associação. Já somos outros com vocês. A Unesc é uma instituição de muita competência e o crescimento da região tem muito a ver com a Universidade”, destacou Pagnan.

Segundo a diretora de Cultura de Morro da Fumaça, Rosângela Pagnan Maragno, a parceria vai colaborar com o crescimento da cerâmica artística produzida na região de Morro da Fumaça e fortalecer a associação de artesãos.

Os cursos de Design – ênfase em Projeto de Produtos e Artes Visuais da Unesc já realizam atividades com seus alunos na Olaria das Artes, com o intuito de aproximar os acadêmicos do trabalho desenvolvido com cerâmica artística na região.

Participaram da assinatura do termo de parceria a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta; o chefe de gabinete da Reitoria, Ricardo Pieri; o coordenador do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos, João Rieth; os professores Cristiane Alves, Agenor De Noni, Felipe Zanette da Silveira; os bolsistas do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, Ramon Bristot, Marta Quilobo e Eduardo Guimarães; e o gerente de projetos do Sindicer, Bruno Frasson.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de março de 2017 às 17:10
Compartilhar Comente

Bem-vindos calouros!

Bem-vindos calouros!
Unesc recepcionou os novos estudantes durante dois dias (Fotos: Secom) Mais imagens

Foram dois dias de música, dança, risadas, encontros e descobertas. A Recepção aos Calouros reuniu 1,8 mil pessoas que escolheram iniciar uma nova etapa de sua vida na Unesc. Os novos estudantes receberam as boas-vindas da Reitoria e conheceram melhor o que a Instituição oferece para o crescimento profissional e pessoal de seus alunos, com oportunidades de intercâmbio, participação em projetos de pesquisa e comunitários, além da oportunidade de mostrar e aprimorar o talento artístico de cada um.

Na noite desta quarta-feira (15/3) e na manhã, tarde e noite desta quinta-feira (16/3), alunos de 45 cursos puderam confraternizar entre suas turmas e conhecer colegas de outros cursos, registrar o momento na cabine digital, saber sobre serviços oferecidos e receber as boas-vindas do reitor Gildo Volpato e das pró-reitoras de Ensino de Educação, Maria Aparecida Mello; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato.

Após prestigiar apresentações do Musical, Coral e Cia de Dança Unesc e participar de uma dinâmica com o egresso do curso de Educação Física, Tiago Duarte, nestes dois dias, os alunos tiveram as boas-vindas da Reitoria e deram depoimentos sobre a opção pela Unesc e pelo seu curso.

O calouro Renam Padoin, contou que escolheu Gestão em Processos Gerenciais por gostar de lidar com pessoas e por contemplar também sua área de atuação, vendas. “Muitas pessoas da minha família estudaram na Unesc e pude ver o quanto a Universidade abre oportunidades”, afirmou. Já Luiz Felipe Quadros, da oitava fase de Psicologia, contou aos novos acadêmicos como é fazer intercâmbio. “Fui classificado no Programa de Bolsas Santander e escolhi ir para Santiago de Compostela. Era um sonho fazer intercâmbio e lá tive oportunidade de cursar disciplinas diferentes, conhecer pessoas e culturas diversas. Recomendo intercâmbio para todos os alunos”.

O reitor Gildo Volpato agradeceu aos calouros pela confiança na Unesc. “Nós somos responsáveis pelas nossas escolhas. E chega lá quem se dedica e planeja. Desejos sucesso na vida acadêmica e que vocês sejam profissionais que façam a diferença na sociedade", afirmou o reitor.

Os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências Sociais Aplicadas, Daniel Preve; de Ciências da Saúde, Indianara Becker; das Ciências, Engenharias e Tecnologias, Evanio Ramos Nicoleit, e de Humanidades, Ciências e Educação, Angela Back, e o presidente do DCE, Marcos Machado, também falaram aos estudantes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de março de 2017 às 22:37
Compartilhar Comente