Diretoria de Extensão

Escuta qualificada aos alunos encerra dias de PDI na Unesc

Escuta qualificada aos alunos encerra dias de PDI na Unesc
Ao longo de três dias a Universidade voltou suas atenções ao planejamento para os próximos cinco anos (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Compartilhamento de ideias, debate de opiniões, levantamentos de possibilidades e muitas mentes pensando em prol de um grande objetivo: o planejamento para a evolução da Unesc. Assim foram os últimos dias, segunda, terça e quarta-feira (18 a 20/11), no campus da Universidade, que pulsa a palavra planejamento. Os três dias foram estipulados pela gestão da Unesc para que o foco das atenções se voltasse completamente para o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional). Finalizando as dezenas de atividades realizadas no período, na noite desta quarta-feira centenas de alunos participaram dos debates nos diferentes eixos e deixaram suas valiosas contribuições para a definição dos caminhos a trilhar no futuro próximo.

Inicialmente recepcionados no Auditório Ruy Hülse para apresentação de números das participações no projeto e orientações sobre as atividades da noite, os acadêmicos foram direcionados para salas de aula e dividiram-se em 12 eixos estratégicos elencados ao longo do ano: políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação, internacionalização, meio ambiente e valores humanos, extensão, avaliação institucional, inovação, responsabilidade social, gestão, infraestrutura, sustentabilidade financeira e captação de recursos, políticas de atenção ao estudante e educação inclusiva.

Assim como nas atividades da tarde, em cada uma das salas, distribuídas de forma aleatória para que alunos de diferentes áreas do conhecimento pudessem dialogar e opinar sobre as mais variadas temáticas, as discussões foram orientadas por um professor e registradas por um relator escolhido entre os participantes.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, ao finalizar o processo de construção coletiva de planejamento estratégico e observar a incrível participação da comunidade acadêmica, o sentimento é de certeza de que a Universidade terá um ciclo de próximos cinco e dez anos muito intensos em realizações. “As ações estratégicas apontadas qualificarão ainda mais os aspectos acadêmicos, as políticas de gestão e os resultados institucionais em todas as esferas. Ver estudantes ao lado de professores e funcionários, construindo estratégias para a excelência, confere legitimidade a todo o processo colaborativo e inovador”, aponta.

Pós-graduação

Na manhã desta quarta-feira, professores e coordenadores dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) da Unesc também estiveram reunidos para mais uma etapa do planejamento da pós-graduação na Universidade. Após mais um encontro dos grupos de discussão, houve a socialização das ideias e sugestões. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de novembro de 2019 às 22:05
Compartilhar Comente

PDI Unesc terá etapa de definição de ações na próxima semana

PDI Unesc terá etapa de definição de ações na próxima semana
Mais imagens

As Unesc promove na próxima semana mais uma etapa do PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, onde serão definidas as ações para os 12 eixos estratégicos elencados durante os encontros do PDI ao longo do último ano. Este momento terá a presença da comunidade interna da universidade.

Nesta sexta-feira, 14/11, os líderes dos grupos de trabalho estiveram reunidos com a reitoria e coordenação do PDI para alinhamento dos trabalhos, que acontecerão na segunda-feira, 18/11, e quarta-feira, 20/11. 

A partir dos eixos definidos, seus objetivos e metas, a universidade passará a elaborar as ações e prazos para que sejam atingidas. No encontro foram alinhadas as orientações sobre a condução dos trabalhos, programados para o recesso institucional que acontecerá na universidade de 18 a 20 de novembro. 

“A partir dos objetivos estratégicos nós conseguimos desenvolver as ações que precisamos fazer na universidade, para que sejam executadas num prazo de cinco anos, que é o ciclo do PDI. Lembrando que o prazo de cada um será feito posteriormente, mas as ações precisam ser trabalhadas”, observou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, durante o encontro.

Para coordenar os 12 grupos foram convidados professores e gestores das áreas relacionadas aos temas. A sistemática de trabalho prevê o encontro em salas, providas de computadores para o cadastro das propostas, com um mediador e um relator. No grupo as ações serão cadastradas em um template, durante os encontros realizados na segunda a tarde, noite, quarta-feira pela manhã, à tarde e noite.

Na quarta-feira o PDI terá também a presença dos acadêmicos, que terão também a oportunidade de dar sugestões de ações para os objetivos que serão disponibilizados.

A participação nos grupos foi aberta à comunidade acadêmica através de inscrições online. 

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa - AICOM Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 15 de novembro de 2019 às 05:50
Compartilhar Comente

Unesc tem recesso institucional no feriado e recesso acadêmico na próxima semana

Unesc tem recesso institucional no feriado e recesso acadêmico na próxima semana
​Semana será de intensas discussões em prol da evolução e do planejamento dos trabalhos da Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc para suas atividades nesta sexta e sábado (15 e 16/11) em virtude do feriado de Proclamação da República. Na próxima semana, dias 18, 19 e 20 de novembro, a Universidade terá um recesso acadêmico, ou seja, não haverá aula, embora todas as atividades administrativas continuem ocorrendo normalmente.

Nesses três dias, serão realizados eventos envolvendo a comunidade acadêmica e a comunidade externa, dentre eles a socialização do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e do PPI (Projeto Pedagógico Institucional).

A reitoria destaca a relevância desses momentos para a discussão coletiva dos principais eixos relacionados às políticas acadêmicas, de gestão, de atenção ao estudante, à inovação e demais aspectos inerentes ao planejamento estratégico da Universidade para os próximos anos.

Conforme a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, este será um momento em que os professores e funcionários irão parar para, juntos, olharem para os dados do diagnóstico feito, para o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), e, a partir disso, traçar objetivos e projetos estratégicos. “É um momento para olhar para a instituição e planejar o futuro”, pontua.

Dentro da programação, de acordo com Indianara, estão previstas discussões importantes a serem feitas do ponto de vista acadêmico com foco no Projeto Pedagógico Institucional. “Vamos também ter um momento para o alinhamento acadêmico com relação a como podemos atualizar o nosso Projeto Pedagógico Institucional e como iremos alinhar os professores e integrá-los ainda mais ao movimento de Inovação Curricular e Pedagógica da Universidade”, destaca.

De forma geral, os dias de recesso acadêmico contarão com uma programação que englobará o Planejamento de Desenvolvimento Institucional, com olhar dos Projetos Estratégicos para o Futuro; o alinhamento do corpo docente dentro do movimento de Inovação Curricular e Pedagógica; a discussão do Projeto Pedagógico Institucional e ainda um momento específico para os coordenadores de curso de graduação para aprofundamento da discussão do ecossistema curricular.

Finalizando o recesso acadêmico, de acordo com o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo, a Universidade promoverá um encontro entre todos os pesquisadores de pós-graduação para socialização dos resultados e um planejamento do que a Universidade quer para a pós-graduação. “Entendemos que é uma oportunidade única de reunir todo o corpo docente da pós-graduação stricto-sensu para também discutir o planejamento de cada PPG e para a pós-graduação de forma geral para os próximos anos”, completa.

Os estudantes poderão participar do processo de forma presencial ou online, conforme programação descrita abaixo:

PROGRAMAÇÃO:

18 de novembro, segunda-feira:

Sessão 01: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

Horário: 14h às 17h

OU

Sessão 02: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

Horário: 19h às 22h

Local: Auditório Ruy Hülse - Unesc

19 de novembro, terça-feira:

13h30 às 18h - “Ressignificação do ecossistema curricular: a experiência formativa na construção da aprendizagem e da horizontalização educacional” e “Diálogos entre o Ecossistema Institucional, a Inovação e Perspectivas Educacionais.”

19h às 22h - “Projeto Pedagógico Institucional: uma discussão necessária”, reunindo gestores e professores.

Local: Auditório Ruy Hülse - Unesc

20 de novembro, quarta-feira:

Sessão 01: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

Horário: 09h às 12h (presencial)

OU

Sessão 02: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

Horário: 14h às 17h (presencial)

OU

Sessão 03: Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

Horário: 19h às 22h (presencial e online)

Local: Auditório Ruy Hülse – Unesc, reunindo gestores, professores e estudantes.

O Colégio Unesc e o Iparque funcionarão normalmente, com a discussão do PDI em momentos distintos, em datas a serem divulgadas posteriormente. Nas Clínicas Integradas e nas Casas da Cidadania, os atendimentos realizados pelos estudantes serão suspensos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 14 de novembro de 2019 às 15:34
Compartilhar Comente