Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Vice-governador visita a Unesc

Vice-governador visita a Unesc
Eduardo Moreira foi recepcionado na Reitoria da Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebeu na tarde desta quarta-feira (21/6) a visita do vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, e da secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada de Luca. Cumprindo agenda na região, Moreira e Ada vieram até a Universidade onde receberam o convite para a posse da nova Reitoria, em 30 de junho.

O vice-governador e a secretária de Estado da Justiça e Cidadania foram recebidos pelo reitor Gildo Volpato e pelos candidatos eleitos para a nova gestão da Universidade, a atual pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, eleitos reitora e vice.

O encontro teve ainda a presença da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, e do coordenador de Ensino da UNA CSA, Thiago Fabris.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 21 de junho de 2017 às 20:20
Compartilhar Comente

Unesc tem primeira mulher à frente da Reitoria

Unesc tem primeira mulher à frente da Reitoria
Mandato de Luciane e Daniel será de quatro anos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc viveu hoje (7/6) um dia que vai ficar marcado em sua história. Estudantes, professores e funcionários elegeram a primeira mulher para o cargo máximo da Instituição. A professora doutora Luciane Ceretta será a nova reitora. Mas a data também será marcada por outro fato importante. Com o professor doutorando Daniel Preve eleito como vice-reitor, a Universidade tem, pela primeira vez, um ex-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) em um cargo na Reitoria. A Chapa 1 – “A Unesc que a gente quer”, foi eleita com 90,61% dos votos válidos. A eleição mobilizou 7.222 votantes. Do total de votos válidos, a Chapa 1 recebeu 6.544. Brancos e nulos somaram 678.

No campus, a votação foi concluída às 22 horas desta quarta-feira (em alguns locais encerrou antes, pois ocorreu em períodos em que haveria votantes em atividade no local). Ao todo, 38 urnas foram espalhadas em diversos pontos, no Iparque (Parque Científico e Tecnológico), nas dependências do Senai e no Hospital São José.

Luciane e Daniel ficarão à frente da Instituição pelos próximos quatro anos. A posse de Luciane e Daniel ocorre dia 30 de junho de 2017 e a nova gestão inicia as atividades em 3 de julho. Luciane assume a função desempenhada pelo professor doutor Gildo Volpato por dois mandatos consecutivos. Antes de Luciane, a Unesc teve como reitores os professores Gildo Volpato, Edson Rodrigues e Antônio Milioli Filho.

Compromisso com o diálogo

Segundo Luciane, a atuação da nova Reitoria será marcada pelo diálogo tanto com a comunidade interna quanto externa. Ela considera o resultado das urnas a aprovação da proposta apresentada pela Chapa 1. “Especialmente as mulheres se sentiram representadas por mim e os acadêmicos pelo Daniel, pela sua história no movimento estudantil. Vamos pautar nosso trabalho no diálogo e vamos escutar muito as pessoas. Nosso projeto de gestão é unir a sensibilidade com a força e a coragem”, afirmou.

Para Daniel, o resultado legitima o projeto da Chapa 1 e credencia a nova gestão a desenvolver o trabalho proposto, baseado na troca entre Reitoria e comunidade interna e externa. “Vamos fortalecer ainda mais esse vínculo, muito focados na missão da Unesc e em sua constituição, que é de Universidade Comunitária. A participação de estudantes, funcionários e professores na escolha da Reitoria é algo que diferencia a Unesc das demais instituições brasileiras. Isso faz com que todos participem das decisões”, ressalta.

Atuação na Unesc

A professora Luciane Ceretta está na Unesc desde abril de 2001. Graduada em Enfermagem, ela possui mestrado em Enfermagem e doutorado em Ciências da Saúde. Entre os trabalhos que realizou na Universidade, além de docente, ela foi coordenadora do curso de Enfermagem, diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e atualmente é pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e atua como professora e pesquisadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Instituição.

O professor Daniel Preve fez seu curso de graduação em Direito na Unesc – no período foi presidente do DCE duas vezes – e iniciou as atividades profissionais na Instituição em julho de 2005. Especialista em Direito Civil e Metodologia do Ensino Superior e da Pesquisa, possui mestrado em Ciências Ambientais e faz doutorado em Direito. Além de docente, Preve já atuou na Unesc como coordenador da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), como chefe de gabinete da Reitoria e atualmente é diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), professor dos cursos de Direito e de pós-graduação e pesquisador do Núcleo de Estudos em Estado, Política e Direito e do Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada de Território.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 08 de junho de 2017 às 00:09
Compartilhar Comente

Professores participam do 6º Diálogo com as Ciências

Professores participam do 6º Diálogo com as Ciências
Apresentação foi feita pelo PPGCS (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores doutores da Unesc participaram na tarde desta segunda-feira (29/5), da sexta edição do “Diálogos com as Ciências”, que neste encontro abordou as Ciências da Saúde. Os professores do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) Eduardo Rico e Emílio Streck foram os responsáveis pela apresentação do encontro, que tratou sobre a pesquisa “Impacto do uso de estratégias investigativas sobre as emoções e a motivação dos alunos e as suas concepções de ciência e cientista”.

O estudo apresentado mostra o impacto da introdução de atividades investigativas sobre a emoção, a motivação e a concepção de ciência e cientista em alunos do Ensino Médio brasileiro.

O evento é realizado pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) da Universidade, pelas Unidades Acadêmicas e pelos Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu, sempre com um PPG diferente – o próximo será o PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito). O evento desta segunda-feira teve a presença da assessora da Propex, Gisele Coelho Lopes, que deu as boas-vindas aos professores.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2017 às 21:33
Compartilhar Comente

Unesc oferece curso preparatório gratuito para o ENEM 2017

Unesc oferece curso preparatório gratuito para o ENEM 2017
Inscrições estão abertas e aulas iniciam em 2 de junho (Foto: Arquivo) Mais imagens

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das portas de entrada no ensino superior com bolsas de estudo como o ProUni (Programa Universidade para Todos) e financiamento como o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). E para ajudar os candidatos nos estudos para a prova, a Unesc oferece novamente o curso preparatório. As aulas são gratuitas e ocorrem na Universidade. São disponibilizadas 800 vagas e os interessados têm até 31 de maio para se inscrever. O primeiro encontro ocorre no dia 2 de junho.

O curso é aberto para alunos que estão concluindo ou já concluíram do Ensino Médio (regular, Educação de Jovens e Adultos ou profissionalizante), que tenham estudado em escolas públicas e particular com bolsa integral exceto estudantes do Colégio Unesc e pessoas que estão fora do sistema escolar regular, desde que tenham mais de 18 anos e que tenham concluído o Ensino Fundamental e efetuado inscrição no ENEM 2017.

As inscrições para o curso preparatório podem ser feitas pela internet ou na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), localizada no campus da Unesc. É necessário cópia do RG ou CPF e o comprovante de inscrição no ENEM 2017. Os documentos devem ser entregues no primeiro dia de aula pelos alunos que se inscreveram pela internet. Já para aqueles que se inscreverem na Centac, a documentação deve ser entregue na hora.

O curso


As aulas vão ser ministradas por professores do Colégio Unesc e da Universidade em cinco encontros semanais. Todos os participantes do curso preparatório para o ENEM da Unesc receberão um e-book para auxiliar em seus estudos – mas o acesso também é liberado para pessoas que não estiverem inscritas no curso. O livro digital foi elaborado por professores da Instituição. O curso faz parte de um projeto de extensão realizado pela UNA HCE (Unidade Acadêmica Humanidades, Ciências e Educação), vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc.

As turmas serão divididas em:

quatro aos sábados, das 7h30 às 11h45;
duas nas segundas-feiras, das 13h30 às 17h30 e uma das 19 às 22 horas;
uma nas quartas-feiras, das 19 às 22 horas;
duas nas quintas-feiras, das 19 às 22 horas;
uma nas sextas-feiras, das 19 às 22 horas;

Mais informações pelo telefone (48) 3431-2610 e (48) 3431-2615, ou pelo e-mail: cursoenem@unesc.net.

Inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 23 de maio de 2017 às 15:01
Compartilhar Comente (3)

Saúde mental em pauta na Universidade

Saúde mental em pauta na Universidade
Encontro ocorre nesta quarta e quinta com profissionais e usuários dos serviços (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Profissionais, professores e estudantes de graduação e pós da área da saúde e familiares e usuários dos serviços de saúde mental estão reunidos na Unesc nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/5) para o 1º Encontro de Saúde Mental: Reflexões sobre Práticas e Saberes. Na abertura do evento, na tarde desta quarta-feira, o debate foi sobre “Saúde Mental na Rede de Atenção à Saúde no SUS”, com o médico psiquiatra e professor da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), do Paraná, Marcelo Kimati. À noite, o professor doutor fez uma nova palestra, sobre “Desafios e Potencialidades para Efetivação da Rede Intersetorial de Atenção em Saúde Mental na Perspectiva da Reforma Psiquiátrica”.

Kimati é mestre em Medicina e doutor em Ciências Sociais. Já atuou no Ministério da Saúde como assessor da Coordenação Nacional de Saúde Mental, como diretor do Departamento de Redes de Atenção à Saúde, do Departamento de Saúde Mental e do Departamento de Políticas sobre Drogas de Curitiba. Atualmente é professor da Disciplina de Saúde de Comunidade na UEPG.

A programação continua nesta quinta-feira, com “Diálogos na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial)”, às 8 horas, na sala 1 do Bloco O, e com o “CineLoucura: Dá pra fazer”, às 13h30, no mesmo local.

O 1º Encontro de Saúde Mental tem a realização e o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc; Programa DIDH (Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos); UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde); Liga de Saúde Mental do curso de Psicologia da Unesc; PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc); Nuprevips (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde); Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma – Coordenadoria de Saúde Mental; 20ª Gerência Regional de Saúde e ACR (Anarquistas Contra o Racismo).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 17 de maio de 2017 às 20:05
Compartilhar Comente