Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Lançada a 9ª edição do "Planejamento e Gestão Territorial"

Na tarde dessa terça-feira (11/09) foi realizado o lançamento da obra “Planejamento e Gestão Territorial – O Papel e os Instrumentos do Planejamento Territorial na Interface entre o Urbano e o Rural”, composto pelos melhores trabalhos apresentados no Seminário de Pesquisa e Planejamento de Gestão Territorial (SPPGT) de 2018. Esta é a nona edição da publicação da seleção de artigos do SPPGT, e foi organizada pelos professores doutores Nilzo Ivo Ladwig e Juliano Bitencourt Campos, que são também co-autores de capítulos.

Campos parabeniza Ladwig, também organizador do SPPGT, pelos 10 anos do projeto, que está sendo bem representado pelas edições das publicações. "O Nilzo representa bem o papel de uma universidade neste pilar de Pesquisa e Extensão e na socialização do conhecimento". E sente-se lisonjeado por ter feito parte da organização da obra, que passou por um processo de avaliação rigoroso, principalmente por ter sido publicado pela Editora da Unesc, que "fecha com chave de ouro", comenta.

Esta foi a terceira edição publicada pela Editora da Unesc e estará disponível em formato e-book, no catálogo de publicações da editora, e também em formato impresso. Para Ladwig, a parceria com a EdiUnesc está dando certo, e enfatiza que o editor-chefe, Dimas de Oliveira Estevam, deu um upgrade na editora. Acrescenta que a obra demorou a ser concluída pela dificuldade na seleção dos trabalhos, pois estão sendo cada vez mais bem escritos, o que demonstra o crescimento do seminário. Em função disto, afirma que: "De todas as edições, este é o trabalho mais significativo".

Durante esta semana do evento um painel com a exposição cronológica das obras está disponível no segundo andar do Bloco P, em frente ao auditório Edson Rodrigues.

Por: Aline Demboski 12 de setembro de 2019 às 11:09
Compartilhar Comente

Conheça o volume 3 do e-book Patrimônio cultural, direito e meio ambiente

Conheça o volume 3 do e-book Patrimônio cultural, direito e meio ambiente
Mais imagens

Pesquisadores da área do Patrimônio e Educação, do Instituto Olho D’Água – IODA/PI – da Serra da Capivara, foram parceiros que tornaram possível a publicação da obra "Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: educação contextualizada – arqueologia e diversidade (volume III)".

Por mais de duas décadas, tem-se discutido sobre a relevância de programas educativos no contexto dos estudos arqueológicos e históricos culturais, inclusive, com aportes de leis, normativas e cartas patrimoniais. "No entanto, muitas vezes, os projetos e/ou programas educativos são colocados em palcos marginais, e 'tidos' como dispensáveis e/ou irrelevantes (práticas colonialistas). Portanto, a nossa provocação foi trazer para o palco principal a educação como epicentro das reflexões sobre arqueologia, meio ambiente e patrimônio cultural", diz um dos organizadores do e-book, o professor Dr. Juliano Bitencourt Campos. O volume III é composto por significativas reflexões sobre educação: arqueologia e diversidade e está disponível para download gratuitamente no catálogo da Editora da Unesc.

Por: Aline Demboski 26 de novembro de 2018 às 09:20
Compartilhar Comente

Da Unesc para Portugal: professores lançam três livros

Da Unesc para Portugal: professores lançam três livros
Obras foram apresentadas durante jornadas de Arqueologia Mais imagens

Professores da Unesc atravessaram o Oceano Atlântico para lançar três livros em Portugal. Eles apresentaram as obras “Arqueologia Ibero-americana e Transatlântica: Arqueologia, Sociedade e Território”, “Arqueofauna e Paisagem” e “Patrimônio Cultural, Direito e Cidadania”. O ato ocorreu ontem (2/4), no Auditório Municipal Elvino Pereira, na cidade de Mação, durante a 10ª Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 2ª Jornada de Arqueologia Transatlântica.

Os professores da Juliano Bitencourt Campos, doutor Jairo José Zocche e Daniel Preve lançaram as obras (publicadas pela editora Habilis Press), que também tem outros organizadores e diversos autores.

Livros

“Arqueologia Ibero-americana e Transatlântica: Arqueologia, Sociedade e Território”
- Organizadores da obra: Juliano Bitencourt Campos, Jairo José Zocche, Jedson Francisco Cerezer e Luiz Oosterbeek
- Realização da Unesc com o ITM (Instituto Terra e Memória), de Portugal.

“Arqueofauna e Paisagem”
- Organizadores da obra: Jairo José Zocche, Juliano Bitencourt Campos, Nelson José Oliveira de Almeida, Claudio Ricken
- Realização da Unesc com o ITM (Instituto Terra e Memória).

"Patrimônio Cultural, Direito e Cidadania"
- Organizadores da obra: Daniel Preve, Juliano Bitencourt Campos e Alfredo Engelmann Filho.
- Realização curso de Direito e Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada do Território da Unesc.

Jairo é professor do PPGCA, Juliano integra o Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território e Daniel é diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas).

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 03 de abril de 2014 às 11:42
Compartilhar Comente

Professores da Unesc lançam livro em Portugal

Professores da Unesc lançam livro em Portugal
Obra é resultado das Jornadas de Arqueologia realizadas na Universidade Mais imagens

Os professores da Unesc Juliano Bitencourt Campos e Jairo José Zocche estarão em Portugal, na semana que vem, para o lançamento do livro “Arqueologia Ibero-americana e Transatlântica: Arqueologia, Sociedade e Território”. O lançamento ocorre na segunda-feira (31/3), no Auditório Municipal Elvino Pereira, na cidade de Mação.

Os dois são os organizadores da obra, ao lado dos professores Jedson Francisco Cerezer e Luiz Oosterbeek, do ITM (Instituto Terra e Memória), de Portugal. “O livro fala por si só. Grandes nomes da arqueologia mundial e nacional garantem à obra a credibilidade que se espera das pesquisas científicas”, considera o professor Campos, coordenador do Setor de Arqueologia do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

Publicado pela editora Habilis Press, o livro tem 26 capítulos e é resultado das conferências, palestras e comunicações das 9ª Jornada de Arqueologia Ibero-americana e 1ª Jornada de Arqueologia Transatlântica, realizadas em 2013 na Universidade.

“Publicar um livro que traz os resultados de uma jornada internacional é a maneira mais sincera de agradecer aos pesquisadores que acreditam nas pesquisas e nos eventos organizados pela Unesc”, avalia Campos.

Jairo é professor do PPGCA e Juliano integra o Grupo de Pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território.
     

Fonte: Secom

26 de março de 2014 às 11:03
Compartilhar Comente

Unesc lança livro “Patrimônio Cultural, Direito e Cidadania” nesta quarta

Unesc lança livro “Patrimônio Cultural, Direito e Cidadania” nesta quarta
Obra foi organizada por professores da Universidade Mais imagens

A Unesc lança nesta quarta-feira (27/11) a obra “Patrimônio Cultural, Direito e Cidadania”. O livro, organizado pelos professores Daniel Preve, Alfredo Engelmann Filho e Juliano Bitencourt Campos, reúne textos que trazem reflexões sobre leis, projetos, resultados, debates e possibilidades para dar continuidade às discussões em torno do assunto. O lançamento ocorre no segundo piso do Bloco XXI-B (em frente à secretaria do curso de Direito), às 19h30.

A obra, construída em conjunto com o curso de Direito e o Grupo de Pesquisa em Arqueologia e Gestão Integrada de Território, e com o auxílio da editora Habilis press, tem 17 capítulos e 36 autores.

O livro tem o apoio da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) e Unesc, por meio da Propex (Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e EdiUnesc (Editora Unesc).

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 25 de novembro de 2013 às 16:39
Compartilhar Comente