Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz

Professores e alunos participam de lançamento de livro

Professores e alunos participam de lançamento de livro
Daniela Savi Mais imagens

Professores e alunos participaram na tarde de hoje (23/10) do lançamento do livro “Arqueologia no Sul do Brasil”. O evento ocorreu na sala 3 do Bloco M da Unesc. A obra, editada pela Ediunesc (Editora e Livraria da Unesc), foi organizada pelos arqueólogos pesquisadores Artur Henrique Franco Barcelos, Cláudia Inês Parellada e Juliano Bitencourt Campos (Unesc) e conta com 401 páginas, além da participação de cerca de 40 pesquisadores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

O professor doutor Carlos Renato Carola, coordenador da editora da Unesc, reforçou o papel da editora. “Hoje temos uma livraria e uma editora, e por meio delas conseguimos socializar o conhecimento científico. A editora estimula, qualifica e é uma ferramenta para estabelecer uma comunicação com todo o Brasil e o mundo”, destacou. “Tenho a convicção de que este livro vai se esgotar rapidamente”, mencionou.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho, falou que, para a Unesc, todo o lançamento de livro é um ato marcante. “A editora é muito importante, pois faz com que a produção no âmbito universitário chegue para toda a sociedade, tanto no âmbito nacional quanto no internacional. O setor de Arqueologia, nos últimos, tem conquistado espaços importantes”, ressaltou Pinho, lembrando que a graduação não se faz somente em sala de aula, mas com outras atividades que contribuam para o seu desenvolvimento e isso é em qualquer área do conhecimento.

O professor e um dos organizadores do exemplar Juliano Bitencourt Campos falou que o setor de arqueologia sempre se preocupou na relação ensino e pesquisa. “A relação do cursos de história, geografia e biologia com o setor de arqueologia é muito próxima. Temos que aproveitar e desenvolver trabalhos em conjunto. Espero que este seja o primeiro de muitos que virão”, acrescentou, lembrando também que não se faz arqueologia sem historiador, geólogo e biólogo.

Livro

O livro foi dividido em cinco partes: Acervos arqueológicos; Arqueologia, patrimônio, educação patrimonial: propostas e desafios; Abordagens em arqueologia urbana, arqueologia rural e arqueologia subaquática; Estudos em arqueologia pré-colonial, e Sambaquis do Sul do Brasil. Sua publicação tem a colaboração da Sociedade de Arqueologia Brasileira - Núcleo Regional Sul. O exemplar está à venda por R$ 40,00 na Ediunesc e está dividido em 21 capítulos. O lançamento ocorre paralelo a 3ª Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade, que vai de 22 a 26 de outubro.

 

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

23 de outubro de 2012 às 17:17
Compartilhar Comente