Engenharia de Materiais

Começou o Congresso Sul catarinense de Engenharia de Produção

Começou o Congresso Sul catarinense de Engenharia de Produção
Evento promoverá mais de 20 atividades até sábado (14/9) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A noite desta segunda-feira (9/9) foi marcada pelo primeiro dia do Conscep (Congresso Sul catarinense de Engenharia de Produção). O evento, que conta com programação até sábado (14/9), levou ao palco do Auditório Ruy Hülse o professor doutor da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Dalvio Ferrari Tubino. “É um nome de destaque em todo o Brasil e que acompanha os estudantes durante toda a trajetória do curso. O professor, pesquisador e escritor está presente no material de apoio de graduação da Unesc e em diversas instituições do país”, destaca o coordenador adjunto do curso de Engenharia de Produção, Vilson Menegon Bristot.

Durante a troca de conhecimentos, o palestrante falou sobre sua trajetória profissional e acadêmica, dando ênfase a pontos importantes para a profissão e seu futuro. “É indispensável ter atenção no equipamento, nos materiais e nas pessoas, são elas que farão toda a diferença. Independente da área, o avanço é construído com a colaboração de todos”, destacou Tubino.

Bristot já orientou mais de 80 pesquisas dentro da área. A mesa de abertura foi formada pelo presidente da Empresa Junior do curso, Marcelo Antonin; pela presidente da Associação Atlética Acadêmica de Engenharia de Produção, Kethuly Rocha; pelo presidente do Centro Acadêmico, Jean Mezari; pelo coordenador do curso Leopoldo Pedro Guimarães Filho, e pela pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti.

O Congresso

Durante seis dias, estudantes e profissionais estarão na Universidade para pensar sobre os desafios da profissão frente as novas necessidades do mercado. Serão mais de 20 atividades, entre exposições, workshops, palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos. “O objetivo é promover a valorização profissional e a integração entre os engenheiros que atuam no Sul de Santa Catarina”, explica Bristot.

Para o coordenador, o curso tem potencial para promover um evento que se tornará referência. “Temos contribuído para a formação de profissionais que fazem a diferença dentro e fora do Brasil. Além disso, o curso cumpre com seu papel comunitário, de encontro com as missões e valores da Universidade”, frisa Guimarães.

Nesta terça e quarta-feira (10 e 11/9), o evento promoverá uma experiência única aos participantes. O Ginásio José Antônio Carrilho será espaço de exposição, onde empresas da região vão socializar suas expertises e vivências com os estudantes e profissionais.

Além de aprender, os participantes também terão direito a um momento de confraternização na noite de sexta-feira (13/9) e participarão de uma ação social no último dia de evento, com doação de alimentos para uma instituição beneficente de Criciúma.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 09 de setembro de 2019 às 21:26
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia de Materiais e Netzsch concretizam parceria

Curso de Engenharia de Materiais e Netzsch concretizam parceria
Entrega de jalecos fomentará o desenvolvimento cientifico e educacional (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma parceria entre o curso de Engenharia de Materiais da Unesc e a empresa Netzsch do Brasil vai fomentar a inovação e contribuir para a educação Sul catarinense. A iniciativa foi concretizada com a entrega de jalecos, em julho.

A coordenadora do curso e integrante do Gemat (Grupo de Extensão do Curso de Engenharia de Materiais), Ângela Beatriz Coelho Arnt, explica que a doação vai permitir a promoção de atividades envolvendo alunos de escolas públicas da região e contribuir para as pesquisas desenvolvidas no Grupo.

Além de Ângela, o Gemat também é composto pelo professor Felipe Zanette e as acadêmicas Renata Benetti e Mariani Nazário.  O projeto realiza a produção de peças cerâmicas, plásticas e metálicas, com o objetivo de conhecerem as áreas de abrangência do curso.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 04 de julho de 2019 às 10:05
Compartilhar Comente

Tecnologia assistiva desenvolvida na Unesc será premiada pelo Sebrae

Tecnologia assistiva desenvolvida na Unesc será premiada pelo Sebrae
Ferramenta está em fase de patente e sua imagem não pode ser divulgada (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma tecnologia de baixo custo capaz de levar qualidade de vida à pessoas com deficiência ou em processo de reabilitação. Foi esta a oportunidade que professores e estudantes dos cursos de Design – ênfase em Projeto de Produtos, Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica da Unesc vislumbraram para inovar e fazer o bem. O resultado da iniciativa foi um Engrossador de Cabos, reproduzido em impressão 3D, capaz de se moldar em ferramentas facilitadoras e ser utilizado por pessoas em recuperação e tratamentos.

Nesta quarta-feira (29/5), o trabalho desenvolvido, desde 2014, será reconhecido com o Prêmio Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Educação Empreendedora, em Florianópolis. “É um momento de grande valor, que demonstra a força dos cursos e reforça nosso empenho frente ao empreendedorismo, à educação e ao desenvolvimento de tecnologias assistivas”, destaca o coordenador do projeto e do curso de Design, João Luiz Rieth.

Os representantes da Universidade receberão a honraria em nível estadual e seguirão na disputa das premiações regionais e nacionais.

A criação da tecnologia  

O produto, desenvolvido em parceria com o Cer (Centro de Reabilitação) e com Núcleo de Saúde Coletiva, surgiu a partir de demandas especiais do Centro de Reabilitação da Universidade.  

Na busca por uma solução, os professores e estudantes acompanharam o dia a dia no CER para compreender as dificuldades envolvidas no tratamento e na rotina dos deficientes físicos. Após compreender, foi a vez de definir materiais, técnicas de produção e o conceito do trabalho. Depois, com o protótipo em fase de desenvolvimento, os pesquisadores geraram alternativas para estabelecer a versão mais assertiva e então foi iniciada a fase de entrega, visando a validação do produto e a realização de testes no modelo obtido.

O resultado final foi um produto em formato de cilindro, que requer um baixo investimento para a produção, capaz de ser moldado de acordo com as necessidades do usuário.

A estudante de Design, Cassia Possamai, acompanhou o projeto até os testes e afirma que os resultados foram promissores. “Na primeira tentativa a utilização foi feita por uma senhora pós AVC (Acidente Vascular Cerebral). Com a utilização da ferramenta, na opção de faca acoplada, ela conseguiu voltar a manusear e cortar um material de resistência similar a comida. Além de opções cortantes, outros itens podem ser adaptados na ferramenta e devolver parte da naturalidade na ação para quem passou por momentos de impossibilidades”, explica Cassia.

Com os bons resultados obtidos, o produto está em fase de patente. Segundo Rieth, atualmente estuda-se a produção em escala por meio da impressora 3D e a distribuição para entidades sem fins lucrativos. Outra possibilidade é estender a parceria do curso com o CER e implantar um centro permanente de Design no local, a exemplo de importantes instituições de saúde do Brasil, como o Hospital Sarah Kubitschek de Brasília.

Além de Cassia e Rieth, também fizeram parte do projeto os acadêmicos Catherine Marcon, Cássia Possamai, Wendell Motta e Cecília Turati; os professores Bárbara Alvarez, Felipe Silveira e Haron Fabre; e Lisiane Tuon, também como coordenadora.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 27 de maio de 2019 às 18:56
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão oferecerá aulas práticas para o ensino médio no Iparque

Projeto de Extensão oferecerá aulas práticas para o ensino médio no Iparque
Fagner Santos Mais imagens

Professores e diretores da Escola Governador Heriberto Hulse conheceram, na última semana, os laboratórios do curso de Engenharia de Materiais da Unesc, alocados no Iparque - Parque Científico e Tecnológico. A visita tem relação com o projeto de extensão “Atividades Práticas com Alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas como Ferramenta para Conhecimento da Área das Engenharias”. Os alunos da instituição terão acesso a aulas práticas dentro das instalações do Iparque.

Os visitantes foram guiados pela equipe do projeto, atualmente liderada pela professora e coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, Ângela Beatriz Coelho Arnt, e pelo professor Felipe Zanette da Silveira. “O objetivo é que os professores conheçam toda a estrutura que os alunos utilizarão ao realizarem as aulas no Iparque”, explicou Ângela.

A visita percorreu os laboratórios de Processamento de Polímeros, Materiais Cerâmicos e Fundição. “Estes são os ambientes que os alunos irão utilizar durante as atividades práticas”, colocou a coordenadora do curso. Durante a visita foi possível conhecer também os laboratórios dos cursos de Design, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. O objetivo é fomentar a busca pelos cursos de engenharias, em especial a Engenharia de Materiais.

Na prática

O projeto possui capacidade para atender 15 alunos por turma. Estes alunos serão transportados da escola até o Iparque onde lá poderão interagir com o cotidiano do Engenheiro de Materiais. “Os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos do ensino médio nas atividades desenvolvidas nos laboratórios. As práticas iniciarão com as matérias-primas, passarão pelos processos de fabricação polimérico, metálico e cerâmico, até a obtenção de um produto ao final das atividades”, disse Zanette.

Este é o segundo ano de atuação do projeto. Em 2018, com a participação da Escola Padre Miguel Giacca, mais de 100 alunos foram beneficiados direta ou indiretamente. “Este ano contamos também com a participação da Escola Governador Heriberto Hulse e estimamos atender mais de 160 alunos em 2019”, comentou o coordenador do projeto.

Escolas interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a Gerência Regional de Educação de Criciúma (Gered), que faz a ponte entre as escolas e o projeto, ou diretamente com o departamento do curso de Engenharia de Materiais pelo telefone (48) 3431 2639.

Fagner Santos - Assessoria de imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 10 de abril de 2019 às 14:02
Compartilhar Comente

Informação contábil: estudantes da Unesc socializam conhecimentos na praça e em projeto de extensão

Informação contábil: estudantes da Unesc socializam conhecimentos na praça e em projeto de extensão
Eventos ocorreram na sexta-feira (18/3) (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um dia para compartilhar conhecimentos e promover a extensão. Assim foi a sexta-feira (15/3) no curso de Ciências Contábeis da Unesc. No campus, membros do “Projeto de Extensão sobre o Observatório Social 2019” se reuniram para dar continuidade nas atividades desenvolvidas pelo grupo. Em Içara, o professor Manoel Vilsonei Menegali e o estudante bolsista João Victor representaram o curso no evento “Contador na Praça”, promovido pelo Sindicont (Sindicato dos Contabilistas de Criciúma).

A iniciativa desenvolvida no campus realiza a mineração de dados públicos do município de Criciúma que foram apresentados, analisados e discutidos pelos membros do projeto. O Observatório, realizado em parceria com o curso de Engenharia de Produção, é ligado ao PEGC (Programa de Extensão em Gestão Contábil).

Participaram do encontro os estudantes extensionistas Ednelson de Souza Cardoso e João Vitor Fratoni, os professores do curso Ana Paula da Silva Santos, Jonas Scremin Brolese, Manoel Vilsonei Menegali e Vilson Menegon Bristot.

Conhecimento na praça

Realizando o esclarecimento de dúvidas, Menegali e Victor contribuíram com informações sobre o Imposto de Renda. O professor da Universidade é responsável pela organização do evento anual do “Imposto de Renda na Praça”, iniciativa que já está em sua 9ª edição e ocorrerá no mês abril, na Praça Nereu Ramos, no campus da Unesc e em outros municípios da região.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de março de 2019 às 15:56
Compartilhar Comente