Arquitetura e Urbanismo

Colação de Grau especial reúne acadêmicos de 16 cursos

Em uma noite de emoção e reconhecimento a Unesc realizou a Colação de Grau especial de 78 formandos de 16 cursos de graduação, que receberam seus diplomas e juraram praticar as suas profissões de acordo com os preceitos da competência, ética e dedicação. Com o auditório Ruy Hülse lotado na noite de sexta-feira, 19/07, a cerimônia reconheceu o esforço destes universitários de diversas cidades de Santa Catarina e até de fora do país, como dois acadêmicos angolanos que concluíram o Bacharelado em Ciência da Computação, Edera Sofia Costa Barreto e Paulo Gonçalo Garcia João. “Foi uma experiência ótima, sem explicação, de muito aprendizado. Levo um carinho especial da universidade", conta Edera, que chegou a Criciúma em 2014 e volta agora formada para trabalhar em Angola.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Rubem Klegues Montedo, que esteve ao lado dos professores e coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Pedro Kestering, Ciência da Computação, Luciano Antunes, Design de Produto, João Luís Rieth, Direito, Márcia Piazza, Engenharia Ambiental e Sanitária, Paula Tramontin Pavei, Engenharia de Agrimensura, Vanildo Rodrigues, das Engenharias, Miquele Lazarin Padula, Fisioterapia, Ariete Inês Minetto, Odontologia, Diego Anselmo Pires, e Design de Moda, Charlene Vicente Nunes. Em seu discurso aos formandos e familiares Oscar Montedo ressaltou o caráter vitorioso de todos envolvidos na graduação, até a formatura. “A colação de grau é sempre uma cerimônia de vitória de todos. Pais, formandos, professores e da Unesc, que mais uma vez cumpre o seu papel social de levar à sociedade profissionais altamente qualificados”, destacou o Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação. Em sua fala lembrou ainda aos graduandos a importância de dar o seu melhor à frente da profissão, sempre com ética, dedicação e compromisso. “A partir de hoje vocês terão toda a liberdade, sempre com responsabilidade. Utilizem a sua liberdade profissional para melhorar a sociedade em qual vivem, do ponto de vista social, econômico e ambiental. E nunca se esqueçam de três características básicas para o sucesso profissional: a educação, o planejamento e a proatividade”, salientou.

A formatura reuniu formandos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design de Produto, Design de Moda, Direito, Fisioterapia, Medicina Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Tecnologia em Jogos Digitais, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia de Materiais.

Ana Sofia Schuster - AICOM Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 19 de julho de 2019 às 21:47
Compartilhar Comente

Curso de extensão em Geoprocessamento capacita profissionais

Curso de extensão em Geoprocessamento capacita profissionais
Capacitação inicia segunda-feira (18/7), das 18 às 22 horas Mais imagens

A Unesc oferece uma capacitação aos profissionais e acadêmicos das Engenharias, Ciências Biológicas, Geografia e Arquitetura. O curso de Aperfeiçoamento em Geoprocessamento Aplicado a Projetos Ambientais tem início na noite da próxima segunda-feira (18/7), das 18 às 22 horas.

Durante as atividades, os alunos vão aprender sobre o processo de fotointerpretação de ortofotocartas (fotos aéreas para mapeamentos) e imagens espectrais de alta resolução, de modo que o aprendizado venha a promover o desenvolvimento das atividades e de projetos planejados para os meios naturais, urbano e ambientais. O curso ainda possibilita, por meio de uma abordagem teórico-prática, a construção do conhecimento sobre ferramentas e funcionalidades do geoprocessamento. 

O conteúdo do curso traz aos acadêmicos abordagens sobre Introdução ao Geoprocessamento, Aspectos ambientais, Manipulação de dados, Elaboração de mapas e declividade, Delimitação da área de estudo e Georreferenciamento. 

Informações e inscrições no telefone 3431-2570 ou pelo e-mail sce@unesc.net.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

14 de julho de 2016 às 10:55
Compartilhar Comente

Alunos de Arquitetura criam ações para melhorias em condomínio de Criciúma

Alunos de Arquitetura criam ações para melhorias em condomínio de Criciúma
Estudantes começaram a criar primeiros projetos de melhorias esta semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um local exclusivo para animais, proteção para crianças nos parques infantis, plano de arborização e paisagismo. Essas são apenas algumas das ações que os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc estão fazendo no conjunto residencial Venezia, do Bairro Nova Esperança, próximo a Universidade. Os estudantes começaram a criar os primeiros projetos de melhorias na última quinta-feira (27/8).

As atividades fazem parte do projeto de extensão "Habitação Social em Criciúma Levantamento de Habitabilidade da Produção do Período de 1985-2013”. As obras promovem melhorias físicas e de uso nas instalações do condomínio, além de aproximar os moradores dos estudantes, como ocorreu durante os encontros para fazer o levantamento fotográfico do local e na reunião com o conselho de administração.

Além do projeto arquitetônico e paisagístico, os alunos vão elaborar uma cartilha de orientação para tratar de forma educativa do uso correto dos vasos sanitários, da racionalização no consumo de água e de energia e da seleção dos resíduos sólidos, tanto nas áreas de cada apartamento, quanto nas áreas de uso comum do condomínio.

Entre as principais questões levantadas pelos moradores está a necessidade de um local para a prática de skate pelos jovens, cuidado com as árvores, construção de uma pista de caminhada, a iluminação dos fundos do terreno, entre outros. As obras serão entregues em dezembro deste ano.

O projeto de extensão está sendo realizado pelos alunos bolsistas Amanda Mazzuco, Bruno Leandro D’Avila, Bruna Manique Barreto, Fernanda Magagnin, Geferson Rafael da Rosa, Juliana Crocetta e também pelo professor coordenador do projeto Jorge Luiz Vieira, e pelas professoras Barbara Vallilo Siqueira, Gláucia Marchesan e Rúbia Carminatti Peterson.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de agosto de 2015 às 15:51
Compartilhar Comente (1)