Arquitetura e Urbanismo

Reconhecendo o Patrimônio Histórico e as repercussões estética e econômicas em Nova Veneza e Urussanga | Curso Arquitetura e Urbanismo UNESC

Três disciplinas da sexta fase do Curso Arquitetura e Urbanismo UNESC - Teoria e Estética da Arquitetura, Desenvolvimento Regional e Patrimônio Histórico - se juntaram, neste semestre de 2018-1, para realizar duas atividades de visita de campo aos municípios de Urussanga e de Nova Veneza.

O objetivo da atividade conjunta das disciplinas foi aliar os conteúdos de sala de aula a uma visão regional no que diz respeito ao patrimônio histórico e cultural e seus repercussões estéticas e econômicas

As visitas aconteceram entre o final do mês de abril e início do mês de maio, com a participação de 18 acadêmicos, além das 3 professoras das disciplinas, Arq. Elizabeth de Siervi, Arq. Stela Ruphental e Arq. Aline Savi. Também  contribuíram com a realização das atividades de campo profissionais ligados as prefeituras dos municípios visitados.

A primeira visita ocorreu dia 25 de abril no município de Urussanga. Num primeiro momento o Arquiteto Nilton Bortolotto, da prefeitura municipal, recebeu o grupo na Praça Longarone, no centro da cidade, e fez uma apresentação do contexto do patrimônio histórico local e suas relações com o desenvolvimento microrregional.  Após essa apresentação as professoras orientaram os alunos na visita e em suas atividades de diagnóstico e levantamento de dados.

A segunda visita correu no dia 9 de maio no município de Nova Veneza. O encontro contou com a participação do Sr. Gabriel da Conceição que recebeu os acadêmicos e as professoras na Praça Humberto Bortoluzzi, no centro da cidade. Foram apresentados fatos históricos do município e também uma leitura socioeconômica, focalizando suas relações entre a cultura dos imigrantes e o turismo na atualidade. Após essa apresentação o grupo fez um passeio pela cidade e seus diferentes pontos de interesse, buscando captar elementos para seus levantamentos e diagnósticos.

A experiência foi considerada muito positiva pelas professoras que já estão programando a repetição deste tipo de atividade conjunta para o próximo semestre.

 

 

 

Mais informações: Recepção do grupo pelo Arquiteto Nilton Bortolotto na Praça Longarone em Urussanga/SC

Por: Ruslana Jandira De Carvalho Da Conceição Gumbe 22 de maio de 2018 às 15:14
Compartilhar Comente

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unesc conhecem o Cau/SC

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unesc conhecem o Cau/SC
Encontro apresentou as possibilidades encontradas pelo profissional da área (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os estudantes de Arquitetura e Urbanismo da Unesc conheceram a realidade do profissional da área por meio do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina). A iniciativa “Cau nas escolas: conversa com os futuros transformadores”, realizada na tarde desta terça-feira (8/5), no Ateliê do curso, promoveu troca de informações, momentos para sanar dúvidas e sugerir iniciativas.

O coordenador do curso, Pedro Luiz Kestering Medeiros, afirma que a interação com o Conselho é um momento importante durante a graduação. “Ao ceder este espaço,  nós estimulamos os acadêmicos a entender como o CAU funciona e como ele pode ajuda-los. É importante que eles conheçam ainda na graduação quem vai auxilia-los quando profissionais”, destaca.

O conselheiro da entidade, Diego Daniel, explica que estas ações estão sendo realizadas em todo o estado. “Estamos visitando as instituições com Arquitetura e Urbanismo de toda Santa Catarina e promovendo este contato, que para muitos é o primeiro com a experiência profissional. Aqui eles vão entender o sistema e os processos que vão utilizar depois de formados”, esclareceu.

A conversa foi ministrada pelo Arquiteto e Urbanista Fiscal do Cau, Fernando Hayashi.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de maio de 2018 às 21:53
Compartilhar Comente

Arquitetura e Urbanismo

Estudantes das disciplinas de Técnicas Construtivas, Sistemas Estruturais I e Sistemas Estruturais II do curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram uma visita técnica a um conjunto de três obras residenciais unifamiliares, no fim de abril. As obras estão localizadas nos Condomínios Residenciais Lagoa Dourada, Jardins Residências, e Santa Clara Residence Ville, todas sendo executadas pela em empresa EZA Engenharia.

Os acadêmicos foram recepcionados e monitorados na visita pelo engenheiro Egberto Zomer Alves, responsável e sócio da empresa, e pelo acadêmico do curso de engenharia civil da Unesc, Fernando Zomer, estagiário na empresa.

O grupo foi acompanhado pelas professoras do curso Monica Elizabeth Daré e Kamila Rodrigues da Silva, e pode visualizar diversos estágios construtivos, várias técnicas construtivas e diferentes concepções de projetos arquitetônicos.

“Oportunizou-se assim ao grupo de alunos observações e conhecimento sobre a aplicação de diversos materiais e processos construtivos, completando o conteúdo programático das disciplinas, associando a teoria às práticas construtivas”, afirma Kamila.

Por: Milena Spilere Nandi 08 de maio de 2018 às 17:02
Compartilhar Comente

Unesc manifesta pesar pelo falecimento do acadêmico Fernando Melo

Unesc manifesta pesar pelo falecimento do acadêmico Fernando Melo
Mais imagens

A Unesc, com imenso pesar, lamenta o falecimento do estudante Fernando Domingues Melo, de 19 anos. Natural de Criciúma, Fernando cursava a quinta fase de Arquitetura e Urbanismo e faleceu domingo (6/5).

O velório e sepultamento de Fernando ocorreram nesta segunda-feira (7/5), em Criciúma. 

Aos familiares, amigos, colegas de curso e professores do acadêmico, a Universidade oferece as mais sinceras condolências.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de maio de 2018 às 17:09
Compartilhar Comente