Arquitetura e Urbanismo

Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza segunda edição do "Cinema de Rua"

Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza segunda edição do
Iniciativa apresenta produções regionais em evento aberto ao público (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Antônio Alves mora na Rua Henrique Lage e costuma passar pela Praça Nereu Ramos quando vai para casa após um dia de trabalho. Na noite desta terça-feira (27/2), ao passar pela Praça, se deparou com uma estrutura da Unesc montada em frente à Casa da Cultura, com pessoas sentadas apreciando uma série de vídeos. Parou e se juntou aos professores e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade e pessoas da comunidade que participavam da segunda edição do “Cinema de Rua”. “A iniciativa é bem interessante. É algo que a gente não costuma ver acontecendo no Centro. Muda um pouco a rotina que se tem aqui nesse horário”, afirma.

A iniciativa, criada por acadêmicos de diversas fases do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc iniciou no segundo semestre de 2017, a partir de uma atividade de uma das disciplinas da graduação. Segundo o coordenador do curso, Pedro Luiz Kestering Medeiros, a cada semestre, os estudantes analisam uma área de um dos municípios da região, realizam visitas in loco – nesta terça-feira foi feita uma à Praça Nereu Ramos – e fazem uma leitura do que pode ser feito para melhor aproveitar os espaços urbanos, e o que pode ser melhorado. “Eles são convidados a verem com os olhos de um arquiteto e urbanista locais pelo qual muitas vezes passamos e não olhamos como cidadãos e não de uma maneira mais técnica. Eles ainda elaboram um estudo com sugestões e apresentam para colegas e professores”, explica.

Argel Biléssimo está na oitava fase do curso e é um dos acadêmicos envolvidos no “Cinema de Rua”. Para ele, o aprendizado extrapola os limites da sala de aula e esse outro olhar para as áreas urbanas traz novas possibilidades para os moradores. “As iniciativas não precisam ser somente do poder público. Nós como acadêmicos também utilizamos diversos espaços que podem ser mais bem aproveitados sem precisar de um grande esforço. Com o “Cinema de Rua”, que tem o apoio da coordenação do curso e da Fundação Cultural de Criciúma, queremos valorizar o patrimônio cultural, trazer um novo olhar para os espaços urbanos, fazer com que a população utilize mais essas áreas que são públicas, se identifiquem com elas, além de oportunizar que produções feitas na região sejam conhecidas pelo público”, comentou o aluno, revelando que para o próximo semestre a iniciativa deve trazer novidades. “Já conversamos com representantes de outros municípios para levar o “Cinema de Rua”. Também pensamos em ampliar e incluir outras apresentações culturais e artísticas”.  

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 27 de fevereiro de 2018 às 21:29
Compartilhar Comente (3)

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho

Colação de grau especial: acadêmicos da Unesc dão novo passo rumo ao mercado de trabalho
Mais de 250 estudantes recebem os diplomas de conclusão de curso nesta semana (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Eles entraram na Unesc como calouros e em uma noite especial receberam seu Diploma acadêmico. A cerimônia de coleção de grau, promovida no auditório Ruy Hülse, nas noites destas quarta e quinta-feira (7/2 e 8/2), recompensou os anos de estudos, a dedicação e o empenho dos quase 180 formandos deste semestre. Os aluos concluíram o curso superior na Unesc e receberam seus diplomas em solenidade de colação especial realizada pela Universidade.

Os formandos dos cursos Arquitetura e Urbanismo, Direito, Administração, Comercio Exterior, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Design, Educação física, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Letras, Matemática, Pedagogia, Tecnologia em moda e Tecnologia em Jogos Digitais foram reunidos nas primeiras filas do auditório para o pronunciamento do juramento, oficializados pelo vice-reitor, Daniel Preve. “Recebo vossos juramentos e outorgo o grau de graduação. Podeis exercer a profissão”, legitimou o professor.

Esforço e reconhecimento

O destaque das cerimônias foi a estudante do curso de Design, Larissa Peterle. Ela descobriu a profissão ao longo dos anos na Universidade e nesta noite foi reconhecida com a maior média acadêmica dentre os estudantes de Design e recebeu o certificado de honra ao mérito. “Uma grata surpresa. Em meio ao nervosismo pararam a cerimônia e chamaram meu nome, foi um susto. No fim o susto virou felicidade”, conta a acadêmica, que recebeu a placa das mãos do presidente da Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Moacir Dagostim.

Durante a solenidade, acompanhada por um auditório lotado, os canudos foram entregues pelos coordenadores e professores dos cursos presentes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

08 de fevereiro de 2018 às 20:01
Compartilhar Comente

Novos coordenadores e adjuntos são empossados na Unesc

Novos coordenadores e adjuntos são empossados na Unesc
Cerimônia contou com a participação de professores da Universidade (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Um novo ano letivo começou na Universidade, e para marcar o início deste novo ciclo, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Nutrição e Ciências da Computação da Unesc receberam os novos coordenadores e adjuntos. Eles foram empossados na tarde desta segunda-feira (5/2).

Para a reitora Luciane Ceretta, os coordenadores desenvolvem papeis fundamentais na Universidade. “Vocês têm o desafio de dar a continuidade, ou o início de uma nova gestão nos cursos. Temos uma grande Unesc, com um potencial enorme. Que bom que estamos juntos este ano, e todos nós trabalhando juntos daremos seguimento a excelência da nossa Universidade”, destacou.

Segundo o vice-reitor Daniel Preve, os profissionais recém empossados têm um grande desafio. “A história da Unesc também depende de vocês. É importante se reinventar e a marca de cada um estará nestes 50 anos que a Universidade completa, e estará nos próximos”, afirmou.

O encontro também contou com a presença da pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, do Diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, da Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e do presidente do DCE (Diretório Central do Estudante), Alexandre Bristot.

Conheça os empossados:

Arquitetura e Urbanismo
Coordenador: Pedro Luiz Kestering Medeiros
Coordenador adjunto: Ademir França

Ciências Biológicas
Coordenador: Jairo José Zocche
Coordenador adjunto: Rafael Martins

Nutrição
Coordenador: Rita Suselaine Vieira Ribeiro
Coordenador adjunto: Marco Antonio da Silva

Ciência da Computação
Coordenador: Ana Claudia Garcia Barbosa
Coordenador adjunto: Luciano Antunes

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de Imprensa 05 de fevereiro de 2018 às 19:15
Compartilhar Comente