Ciências Biológicas - Licenciatura

Curso de Ciências Biológicas reúne acadêmicos e profissionais em semana de aprendizados

Curso de Ciências Biológicas reúne acadêmicos e profissionais em semana de aprendizados
Semana Acadêmica e Simpósio integram programação especial preparada pelo curso (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os apaixonados pelo universo da biologia e temas ligados ao meio ambiente, sejam eles estudantes, profissionais ou comunidade em geral, terão oportunidade ímpar entre os dias 13 a 17 de setembro. Ao longo dos cinco dias o curso de Ciências Biológicas da Unesc promoverá a edição 2021 da Semana Acadêmica e o primeiro Simpósio de Biologia Marinha da Instituição. Além de uma semana inteira com convidados compartilhando conhecimento, o evento contará com o lançamento oficial da Pós-Graduação em Biologia Marinha, uma parceria com o curso de graduação e o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbeli Gaidzinski.

A escolha de convidados de todas as regiões do país para compor a programação de palestras e mesas-redondas, conforme a coordenadora-adjunta do curso, Mainara Figueiredo Cascaes, busca dialogar com as mais diferentes áreas de atuação do profissional biólogo. “Nos cinco dias de programação temos todas as áreas do Brasil, de Norte a Sul, dialogando sobre as áreas de botânica, zoologia, ecologia, genética, entre outras. Queremos oportunizar a troca e a multiplicação de conhecimento entre acadêmicos do nosso curso com colegas de todo o país e de fora dele”, destaca.

A edição da Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas (Sacib) tem como diferencial em 2021 o lançamento do curso inédito de Pós-Graduação, ofertado a partir dos próximos meses pela Universidade. “Essa será a primeira oportunidade do lançamento oficial do curso de Pós-graduação em Biologia Marinha, um curso esperado e que tem muito a contribuir com a produção de conhecimento em torno dessa temática da biologia em âmbito nacional e internacional”, aponta.

Toda a programação de atividades da Semana Acadêmica e do Simpósio será realizada de forma mediada por tecnologia, o que, para Mainara, foi a maneira escolhida para oportunizar a maior troca de experiências possível. “Realizamos o evento em 2020 de forma síncrona e percebemos quão engrandecedora foi, do ponto de vista acadêmico, a oportunidade de receber convidados de diferentes localidades. Neste ano escolhemos seguir com o mesmo formato, seguindo ainda todas as normas de biossegurança necessárias, mas também aproveitando a oportunidade incrível que a virtualidade nos mostrou”, acrescenta.

Para acompanhar a Sacib e o Simpósio e receber Certificado de Participação é necessário que os interessados façam uma inscrição simples por meio dos formulários abaixo:

Inscrição para a Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas

Inscrição para o 1º Simpósio de Biologia Marinha

Mais informações podem ser acessadas ainda na página do curso no Instagram: @BiologiaUnesc.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de setembro de 2021 às 20:00
Compartilhar Comente

Professor da Unesc participa de projeto de monitoramento de animais marinhos no Espírito Santo

Professor da Unesc participa de projeto de monitoramento de animais marinhos no Espírito Santo
Rodrigo Machado é professor do curso de Ciências Biológicas e pós-doutorando em Desenvolvimento Socioeconômico na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

As pesquisas do professor do curso de Ciências Biológicas da Unesc, Rodrigo Machado, ganharam mais um importante capítulo. Nos últimos dias Rodrigo participou de projeto de monitoramento aéreo de megafauna marinha no estado do Espírito Santo, por meio do Grupo de Pesquisa de Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Sul (Gemars), do qual também faz parte. A experiência foi a segunda na carreira do professor voando e observando a presença de animais marinhos e as condições ambientais.

O cenário de tirar o fôlego visto da aeronave há aproximadamente 1.500 metros de altura e em velocidade média de 200 km/h, é o campo de estudo do professor, que leva todas essas experiências para a sala de aula.

O propósito do trabalho, conforme Rodrigo, é realizar censos populacionais de golfinhos, baleias, tartarugas, aves, tubarões e raias. “O monitoramento consiste na observação direta pelos pesquisadores para baixo através de janelas específicas que permitem a projeção. Nesta observação o pesquisador registra em áudio, à medida que algum animal é avistado, gravando a narração sobre a espécie e o número de animais observados. Também é observada a presença de barcos de pesca e as condições ambientais, como cor da água, reflexo solar e ondulação”, explica.

As vivências acumuladas nos dias de trabalho em campo, conforme o professor, certamente se refletem nos olhos atentos dos alunos que o escutam com atenção e encantamento com as histórias compartilhadas em aula. “Toda a experiência profissional na área biológica que tenho a oportunidade de atuar contribui muito na minha atuação como professor. São experiências como essa que enriquecem as aulas, que cativam os alunos e que lhes dão mais vontade para seguir em frente. Os acadêmicos se sentem motivados quando exploramos exemplos próprios. Isso é gratificante e ajuda a fortalecer o elo entre aluno e professor”, acrescenta.

Além de professor do curso de Ciências Biológicas, Rodrigo é pós-doutorando em Desenvolvimento Socioeconômico na Universidade. No PPGDS o professor se dedica à pesquisa em biologia pesqueira, desenvolvimento socioeconômicos, políticas, programas e práticas socioambientais para o manejo e gestão de comunidades tradicionais e recursos naturais.

Trabalho realizado há três décadas

O Grupo de Estudo de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars) trabalha, desde 1991, com populações de megafauna. De 2010 para cá amplia a atuação com sobrevoos em diferentes regiões do país.

O projeto, conforme o professor, vem ganhando força nos últimos anos com a participação de pesquisadores e alunos de graduação, mestrados, doutorado.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de agosto de 2021 às 21:34
Compartilhar Comente

Vem aí a XVIª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc

Vem aí a XVIª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc
Mais imagens

Em comemoração ao dia do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, acontece na Unesc, nos dias 27 e 31 de maio e 01 e 02 de junho, a XVI Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos. O evento é organizado pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos – Comavh/Unesc, Fórum de Restauração do Rio Mãe Luzia, Âmago/Unesc e Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza – Fundave. O tema central escolhido para este ano será: Crise Civilizatória e Restauração Ecológica.

Para o presidente da Comavh/Unesc, professor Carlyle Torres de Bezerra Menezes, o evento será intenso e com muitas atividades. “A Semana terá como temática de fundo a crise civilizatória e as possibilidades da restauração ecológica, assuntos que vão ao encontro da recomendação da Assembleia Geral da ONU, que instituiu entre os anos de 2021 a 2030, como a década da restauração dos ecossistemas. Nosso objetivo é socializar o conhecimento na questão ambiental e nos valores humanos”, ressaltou o professor.

Os encontros; em forma de mesas redondas, palestras e oficinas, serão online e gratuitos, com transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal  oficial da Unesc Tv. No dia 27, às 19h, acontece a abertura com uma mesa redonda com quatro especialistas discutindo o tema: “Recuperação da Mata Atlântica em Santa Catarina: Práticas e Desafios”. clique aqui: 

Neste ano busca-se dar ênfase a mobilização das pessoas em torno das discussões ambientais, com o intuito de sensibilizá-las à participação efetiva no movimento pela conservação e recuperação da biodiversidade e da sustentabilidade socioambiental do planeta.

Também apoiam a XVIª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos, o Programa pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), os cursos de graduação em Engenharia ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas e Geografia e do Colégio da Unesc.

A Semana do Meio Ambiente é aberta aos acadêmicos, profissionais da área e público em geral. Para participar os interessados poderão efetuar suas inscrições através do site (clique aqui).

Confira a programação completa:

XVI – SEMANA DO MEIO AMBIENTE E VALORES HUMANOS
Dias 27 e 31 de maio e 01 e 02 de junho

27/05 - Quinta-feira

19:00 - Mesa-redonda

RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA EM SANTA CATARINA: PRÁTICAS E DESAFIOS

Palestrantes:
Marcos Maes
Leandro Casanova
Donato Lucieti
Carlyle Torres Bezerra de Menezes

Clique aqui:

31/05 – Segunda-feira 

14:00 – Oficina 

ACOMPANHAMENTO DA COMUNIDADE LINDEIRA IMPACTADA NO CONTEXTO DA GESTÃO AMBIENTAL DA BR-285/RS/SC.

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Coordenador
Bárbara Regina Alvarez - Coordenadora
Ieda Cristina Alves Ramos
Nina Rosa de Souza Machado

Clique aqui: 

19:00 - Mesa-redonda 

CRISE CIVILIZATÓRIA E RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes
João Alberto Ramos Batanolli
Mário Ricardo Guadagnin
Miriam da Conceição Martins

Clique aqui:

01/06 – Terça-feira

08:00 - Oficina

EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PROCESSOS CRIATIVOS NO CONTEXTO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Coordenador
Bárbara Regina Alvarez - Coordenadora
Amanda Montagna
Cauê Canabarro
Gustavo Arruda

Clique aqui:

14:00 - Mesa-redonda

ECOLOGIA PROFUNDA, AS LUTAS AMBIENTAIS MUITO ALÉM DA UTILIDADE DOS RECURSOS NATURAIS

Palestrantes:
João Alberto Ramos Batanolli - Mediador
Kerexu Yjapiry
Fabiano Alves
Geraldo Milioli
Elenice de Freitas Sais

Clique aqui:

19:00 - Palestra

O AMANHÃ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA ECOLOGIA COSMOCENA

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Mediador
Vilmar Alves Pereira
Miriam da Conceição Martins – Mediadora
Bárbara Regina Alvarez - Mediadora

Clique aqui:

02/06 – Quarta-feira 

09:00 - Mesa-redonda

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS COMITÊS VISANDO A QUALIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Mediador
Miriam da Conceição Martins - Mediador
Lourenço Paim Zanette
Fernando Damian Preve Filho
Bárbara Regina Alvarez

Clique aqui:

14:00 - Palestra 

RELAÇÃO ENTRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS E O SURGIMENTO DE DOENÇAS

Palestrantes:
Tiago Moreti
Miriam da Conceição Martins - Mediadora
Rodrigo Ribeiro de Freitas - Mediador

Clique aqui:

19:00 - Mesa-redonda

GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL DA BACIA CARBONÍFERA DE SANTA CATARINA

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Mediador
Nadja Zim Alexandre
Dermeval Ribeiro Vianna Filho

Clique aqui:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2021 às 17:24
Compartilhar Comente

Vem aí a XVIª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc

Vem aí a XVIª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc
Serão quatro dias para discutir e abordar temas sobre a restauração do ecossistemas e a sustentabilidade socioambiental do planeta (Imagem de Gerd Altmann por Pixabay) Mais imagens

Em comemoração ao dia do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, acontece na Unesc, nos dias 27 e 31 de maio e 01 e 02 de junho, a XVI Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos. O evento é organizado pela Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos – Comavh/Unesc, Fórum de Restauração do Rio Mãe Luzia, Âmago/Unesc e Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza – Fundave. O tema central escolhido para este ano será: Crise Civilizatória e Restauração Ecológica.

Para o presidente da Comavh/Unesc, professor Carlyle Torres de Bezerra Menezes, o evento será intenso e com muitas atividades. “A Semana terá como temática de fundo a crise civilizatória e as possibilidades da restauração ecológica, assuntos que vão ao encontro da recomendação da Assembleia Geral da ONU, que instituiu entre os anos de 2021 a 2030, como a década da restauração dos ecossistemas. Nosso objetivo é socializar o conhecimento na questão ambiental e nos valores humanos”, ressaltou o professor.

Os encontros; em forma de mesas redondas, palestras e oficinas, serão online e gratuitos, com transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal Unesc Tv. No dia 27, às 19h, acontece a abertura com uma mesa redonda com quatro especialistas discutindo o tema: “Recuperação da Mata Atlântica em Santa Catarina: Práticas e Desafios”.

Neste ano busca-se dar ênfase a mobilização das pessoas em torno das discussões ambientais, com o intuito de sensibilizá-las à participação efetiva no movimento pela conservação e recuperação da biodiversidade e da sustentabilidade socioambiental do planeta.

Também apoiam a XVIª Semana do Meio Ambiente e Valores Humanos, o Programa pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), os cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas e Geografia e do Colégio da Unesc.

A Semana do Meio Ambiente é aberta aos acadêmicos, profissionais da área e público em geral. Para participar os interessados poderão efetuar suas inscrições através do site (clique aqui).

Confira a programação completa:

XVI – SEMANA DO MEIO AMBIENTE E VALORES HUMANOS
Dias 27 e 31 de maio e 01 e 02 de junho

27/05 - Quinta-feira

19:00 - Mesa-redonda

RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA EM SANTA CATARINA: PRÁTICAS E DESAFIOS

Palestrantes:
Marcos Maes
Leandro Casanova
Donato Lucieti
Carlyle Torres Bezerra de Menezes

http://www.youtube.com/unesctv

31/05 – Segunda-feira 

14:00 – Oficina 

ACOMPANHAMENTO DA COMUNIDADE LINDEIRA IMPACTADA NO CONTEXTO DA GESTÃO AMBIENTAL DA BR-285/RS/SC.

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Coordenador
Bárbara Regina Alvarez - Coordenadora
Ieda Cristina Alves Ramos
Nina Rosa de Souza Machado

http://www.youtube.com/unesctv

19:00 - Mesa-redonda 

CRISE CIVILIZATÓRIA E RESTAURAÇÃO ECOLÓGICA

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes
João Alberto Ramos Batanolli
Mário Ricardo Guadagnin
Miriam da Conceição Martins

http://www.youtube.com/unesctv

01/06 – Terça-feira

08:00 - Oficina

EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PROCESSOS CRIATIVOS NO CONTEXTO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Coordenador
Bárbara Regina Alvarez - Coordenadora
Amanda Montagna
Cauê Canabarro
Gustavo Arruda

http://www.youtube.com/unesctv

14:00 - Mesa-redonda

ECOLOGIA PROFUNDA, AS LUTAS AMBIENTAIS MUITO ALÉM DA UTILIDADE DOS RECURSOS NATURAIS

Palestrantes:
João Alberto Ramos Batanolli - Mediador
Kerexu Yjapiry
Fabiano Alves
Geraldo Milioli
Elenice de Freitas Sais

http://www.youtube.com/unesctv

19:00 - Palestra

O AMANHÃ DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA ECOLOGIA COSMOCENA

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Mediador
Vilmar Alves Pereira
Miriam da Conceição Martins – Mediadora
Bárbara Regina Alvarez - Mediadora

http://www.youtube.com/unesctv

02/06 – Quarta-feira 

09:00 - Mesa-redonda

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS COMITÊS VISANDO A QUALIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Mediador
Miriam da Conceição Martins - Mediador
Lourenço Paim Zanette
Fernando Damian Preve Filho
Bárbara Regina Alvarez

http://www.youtube.com/unesctv

14:00 - Palestra 

RELAÇÃO ENTRE OS IMPACTOS AMBIENTAIS E O SURGIMENTO DE DOENÇAS

Palestrantes:
Tiago Moreti
Miriam da Conceição Martins - Mediadora
Rodrigo Ribeiro de Freitas - Mediador

http://www.youtube.com/unesctv

19:00 - Mesa-redonda

GESTÃO TERRITORIAL E AMBIENTAL DA BACIA CARBONÍFERA DE SANTA CATARINA

Palestrantes:
Carlyle Torres Bezerra de Menezes - Mediador
Nadja Zim Alexandre
Dermeval Ribeiro Vianna Filho

http://www.youtube.com/unesctv

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de maio de 2021 às 19:28
Compartilhar Comente

Novos olhares à profissão do Biólogo marcam Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas

Novos olhares à profissão do Biólogo marcam Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas
Evento foi encerrado na noite desta sexta-feira com as palestras de Lucas Gonçalves e Fernando Lima Mais imagens

Os últimos dias foram de intenso aprendizado e reflexões para os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Unesc. Eles aprenderam, a partir de exemplos reais, sobre diferentes assuntos aplicados à área na Semana Acadêmica de Ciências Biológicas (Sacib). A noite desta sexta-feira (2/10) marcou o encerramento da programação com as palestras de Lucas Gonçalves e Fernando Lima, profissionais que abordaram as temáticas “Do campo à sociedade: como os conhecimentos de Ecologia se transformam?” e “Divulgação científica sem firula: podcasts e a reinvenção do áudio”.

As experiências desta noite, conforme a coordenadora da comissão organizadora da Semana, Mainara Figueiredo Cascaes, representam bem os diferentes aprendizados obtidos ao longo das tardes e noites do evento, iniciado na segunda-feira (28/9). “Foram dias muito produtivos e com excepcional participação de acadêmicos e do público externo. Os estudantes se mostraram muito engajados, tanto nos períodos da tarde quanto nas atividades noturnas. A virtualidade necessária neste momento foi positiva diante da situação até pelas possibilidades de trazer a experiência de profissionais que talvez não estariam conosco presencialmente por conta da logística necessária e dos espectadores, que também participaram de diferentes lugares”, comenta.

Ao longo da semana, de acordo com Mainara, foram abordados diferentes olhares para a profissão. “Começamos na segunda-feira com participação muito especial da Biotropica que mostrou como o Biólogo tem muitas formas de se inserir no mercado. Na terça-feira trouxemos à pauta a participação da mulher na ciência com quatro palestras de diferentes vertentes e todas muito incríveis, seguidas de uma discussão ímpar sobre áreas protegidas em um momento em que as nossas áreas estão correndo riscos”, relembra.

Entre as abordagens escolhidas esteve ainda as possibilidades de carreira para o profissional licenciado. “Foi possível refletir sobre o que o licenciado pode fazer além de ministrar aulas, sobre o empreendedorismo relacionado à área e, por último, sobre o biólogo no mercado de trabalho”, pontua.

A avaliação, conforme Mainara, é de que, a partir do evento, os olhares tenham se renovado. “Como foi proposto para essa Semana Acadêmica, buscamos trazer o mundo virtual para mais perto do biólogo. Fora tardes e noites de palestras muito interessantes e que marcaram mais um evento com relevância acadêmica muito significativa para esse ano em que comemoramos 50 anos de existência na Unesc”, acrescentou.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de outubro de 2020 às 21:20
Compartilhar Comente