Artes Visuais - Licenciatura

Resultado de estudos é socializado em Seminário Regional do Proesde – Licenciatura

Resultado de estudos é socializado em Seminário Regional do Proesde – Licenciatura
Mais imagens

Acadêmicos de cursos de Licenciatura estiveram reunidos no dia 23 de novembro para a socialização de pesquisas no Seminário Regional do Proesde – Licenciatura. O evento reuniu 54 estudantes que participam do curso de extensão oferecido pelo Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) na Unesc e no Unibave.

A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas do Sul catarinense, reconhecidas como escolas “piloto” no processo de implementação do chamado Novo Ensino Médio. O objetivo dos acadêmicos foi o de construir uma análise de conjuntura minuciosa sobre os pontos que podem contribuir ou impossibilitar a construção e efetivação da reforma do Ensino Médio, resultado num relatório de pesquisa, enviado para a Secretaria de Estado da Educação.



O evento teve ainda a presença de representantes da Escola Governador Heriberto Hülse (Criciúma) e da Escola Governador Ildo Meneghetti (Passo de Torres), que participaram da socialização entre os bolsistas da Unesc e do Unibave. As coordenadoras do Proesde – Licenciatura da Unesc, Bruna Carolini de Bona e do Unibave, Luiza Liene Bressan mediaram as apresentações e o diálogo com as escolas, resultado de um processo de estudo, pesquisa e extensão, desenvolvido durante todo o ano de 2019.

Por: Milena Spilere Nandi 05 de dezembro de 2019 às 10:18
Compartilhar Comente

Projeto “Conexões Urbanas” realiza encontro com a comunidade

O projeto de extensão “Conexões Urbanas”, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais, realizou uma reunião com integrantes de associações de moradores de Criciúma, no Salão Paroquial da Igreja do bairro Jardim Angélica. No encontro realizado em 21 de novembro, os professores do curso, Elizabeth de Siervi, Margarete Oliveira e Maurício Pamplona apresentaram a proposta de praça no Jardim Angélica.

Segundo Elizabeth, o projeto visa desenvolver a promoção da cidadania e da qualidade de vida em demandas comunitárias de qualificação dos espaços livres coletivos em Criciúma, com ênfase nas artes, no planejamento ambiental, dos espaços livres, do paisagismo, da paisagem urbana e da cidade educadora.

“O projeto nasceu a partir da solicitação da comunidade em 2016 para que a Universidade colaborasse com uma proposta de uma praça nas proximidades da escola e da igreja. Na etapa atual do projeto, apresentamos o desenvolvimento do estudo preliminar para a praça, onde estão compilados os resultados das reuniões anteriores em um projeto preliminar que apoiará a busca de recursos para execução”, explica a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de novembro de 2018 às 15:58
Compartilhar Comente

Cidadania na terceira idade

O projeto de extensão “Cidadania na 3ª idade: Encontro com monitoras dos grupos de idosos da Afasc”, realizou um encontro nesta quinta-feira (4/10), no Laboratório de Projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo, com 11 monitoras e os professores e alunos participantes.

Segundo a professora do curso, Elizabeth de Siervi, o encontro teve como objetivo promover um momento de aproximação do projeto às dinâmicas promovidas em cada grupo de idosos orientados pelas monitoras presentes. “Foram realizadas atividades que permitiram o mapeamento das características de cada grupo e também a compreensão dos diferentes contextos vivenciados pelos idosos nos grupos”, conta.

Ao final da atividade, foi definida uma agenda inicial de encontros para integração e apresentação do projeto em sete grupos de idosos, em bairros inseridos na área do Programa Território Paulo Freire: São Defende, Nova Esperança, Santa Luzia, Mineira Velha, Mina União, São Francisco e Vila Manaus.

O projeto

O projeto “Cidadania na 3ª idade”, do Programa Território Paulo Freire tem o objetivo de promover a socialização do conhecimento por meio de atividades relacionadas à discussão do envelhecimento nas esferas ambiental, psicológica e biológica para encaminhar alternativas de soluções aos problemas sociais, contribuindo para a melhoria da qualidade do ambiente de vida do idoso dos bairros inseridos no Território Paulo Freire.  

Estão envolvidos no projeto os cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo e de Fisioterapia.

Por: Milena Spilere Nandi 05 de outubro de 2018 às 13:24
Compartilhar Comente

Sessão de curtas

Estudantes da disciplina Linguagem de Cinema e Educação, do curso de Artes Visuais, apresentaram na última semana, os curtas metragens produzidos ao longo do semestre na disciplina, de responsabilidade dos professores Silemar Maria de Medeiros da Silva e Tiago Coelho.

Os curtas apresentados foram: “Mulher da vida”; “Poesias de Caio Fernando Abreu”; “Liberdade reprimida, voz impedida, arte proibida”; “Agonio”; “Universo da Universidade” e “A linha do crochê: uma experiência estética”.

Os acadêmicos definiram as categorias de melhores curtas e elaboraram um cerimonial de entrega de “Oscar”. O evento teve a presença dos avaliadores Douglas Moçatto (professor da FAPI – Faculdade de Pinhais - Paraná), Vinicius Medeiros (arquiteto) e Katiuscia de Oliveira (professora de performance do curso de Artes Visuais da Unesc).

“A disciplina de Linguagem de Cinema e Educação busca refletir e vivenciar questões sobre o cinema como linguagem da arte evidenciando seus aspectos teórico-práticos, assim como seus pressupostos artísticos, históricos e estéticos e sua relação com o contexto escolar. A autonomia e autoria dos acadêmicos é algo evidenciado no resultado deste trabalho”, explica Silemar.

Por: Milena Spilere Nandi 11 de julho de 2018 às 11:05
Compartilhar Comente

Artes Visuais

O Egito é tema de uma atividade de estágio para alunos da sétima fase do curso de Artes Visuais – Licenciatura. O projeto “Arte egípcia e performance: Processo Dialógico entre presente-passado-presente”, realizado uma vez por semana no período de 24 de março a 20 de junho de 2018 com a turma no primeiro ano da Escola Nórmelio Cunha em Sombrio, possibilitou à acadêmica Jéssica Homem Heck ter contato com o ambiente escolar, proporcionando experiências para a sua formação docente.

Conforme a professora do curso de Artes Visuais da Unesc e orientadora de Jéssica, Katiuscia Angélica Micela de Oliveira, o objetivo é trabalhar com as atividades vinculadas ao tema (Arte Egípcia), propondo produções artísticas além da pintura e escultura, mas também vinculadas a linguagem artística da performance. “A proposta é promover trabalhos em grupo, para fortalecer a responsabilidade e assim respeitar os limites da liberdade, com si próprio e com os outros”, afirma.

Por: Milena Spilere Nandi 25 de junho de 2018 às 15:37
Compartilhar Comente