Artes Visuais - Licenciatura

Egressos de Artes Visuais selecionados para o Mestrado da UNESC

Egressos de Artes Visuais selecionados para o Mestrado da UNESC
Mais imagens

Egressos de Artes Visuais Bacharelado e Licenciatura são selecionados para o Mestrado em Educação da UNESC, conforme resultado publicado no edital 375/2019.

Por: Franciele Bock Da Rosa 29 de novembro de 2019 às 18:29
Compartilhar Comente

Professores de artes visitam aldeia Tekoa Maragatú

Professores de artes visitam aldeia Tekoa Maragatú
Contato com a cultura indígena foi promovido por meio do projeto Arte na Escola Polo Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores de artes de Criciúma e região tiveram a oportunidade de viver uma experiência única neste final de semana. No sábado (23/11) integrantes do projeto Arte na Escola Polo Unesc visitaram a aldeia Tekoa Maragatú, em Imariú.

A viagem de estudos foi promovida por meio do projeto, que visa a formação continuada dos profissionais, sendo a cultura indígena um dos temas abordados ao longo dos encontros. Conforme a coordenadora Geral do Arte na Escola Polo Unesc, Silemar Maria de Medeiros da Silva, o objetivo da visita foi ampliar os olhares sobre a cultura indígena, conhecendo sua realidade. “A partir da lei n. 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena no ensino básico, precisamos rever de que maneira o índio está sendo abordado em sala de aula. Considerar a riqueza e a contribuição da diversidade indígena para entendermos melhor nossa própria história, faz-se ainda um desafio”, explicou.

Por meio do contato com o professor João Batanoli, parceiro da comunidade, o grupo foi apresentado ao novo cacique da aldeia, que os recebeu como porta voz do povo.  “São 54 famílias indígenas que se organizam a partir das orientações de Maria, uma senhora indígena que assume a casa de reza para as orientações sobre seus hábitos e costumes. Maragatú significa lugar para se viver em harmonia, algo que o homem branco vem buscando aprender constantemente”, relembra Silemar.

Para o professor Batanoli, a visita proporcionou um encontro de saberes. “Esses encontros se fazem como um grande fenômeno pedagógico. Vivenciamos a troca de saberes e uma comunicação enriquecedora, pois temos muito que aprender com eles e eles conosco”, afirmou.

Participaram dessa visita professores de artes do Polo Unesc, as coordenadoras Silemar Silva e Isabel Duarte, o professor João Batanoli e as professoras do curso de Artes Juliana Guimarães e Daniela Zacarão.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de novembro de 2019 às 19:37
Compartilhar Comente

Cronograma de Defesas do TCC Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura - 2019/2

O curso de Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura convida a todos para participarem como ouvintes da Defesa Pública de Trabalho de Conclusão de Curso que acontecerá nos dias 26 a 29 de novembro de 2019.

Por: Franciele Bock Da Rosa 19 de novembro de 2019 às 14:42
Compartilhar Comente

Acadêmica do Curso de Artes Visuais é contemplada pelo Edital Cultura Criciúma e receberá fomento para realização de projeto cultural

A acadêmica do Curso de Artes Visuais - Bacharelado, Bruna Speck, foi contemplada pelo Edital Cultura Criciúma e receberá fomento no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) para realização do projeto “Na Praça”.

O Edital Cultura Criciúma regulamenta a concessão de recursos financeiros destinada a incentivar atividades culturais na cidade de Criciúma/SC, seu objetivo é apoiar iniciativas culturais e artísticas, buscando a ampliação das oportunidades de criação, distribuição e fruição dos bens culturais e a construção permanente de uma cidadania que incorpore a memória e a diversidade da sociedade criciumense.

O projeto “Na Praça” foi desenvolvido durante a disciplina de Arte e Agenciamento Cultural, ministrada pela professora Daniele Zacarão, durante o primeiro semestre de 2019. Como proposta, o projeto pretende realizar um documentário que retrata a história de vida e atuação artística, dos artistas Edi Balod, Gilberto Pegoraro, Jussara Guimarães e Vilmar Kestering, personalidades importantes para o contexto cultural da cidade de Criciúma, em especial nas décadas de 80 e 90. Com essa iniciativa, busca-se valorizar o legado dos artistas locais e atrair olhares para a arte e cultura da cidade.

Por: Franciele Bock Da Rosa 08 de novembro de 2019 às 20:52
Compartilhar Comente

Acadêmica do Curso de Artes Visuais apresenta produção artística na 1º Bienal Black Brazil Art

Acadêmica do Curso de Artes Visuais – Licenciatura, Karolyne Dos Santos Pacheco, participou nesta quinta-feira, dia 07 de novembro, da abertura da 1º Bienal Black Brazil Art, no Palácio Cruz e Souza, em Florianópolis/SC. A artista teve a obra “Linhas Vivas” selecionada, via edital, para ser exposta na Galeria de Arte do Mercado Público de Florianópolis.

As exposições da 1º Bienal Black Brazil Art no Estado de Santa Catarina acontecem no Palácio Cruz e Souza e na Galeria de Arte do Mercado Público, ambas na capital. O público poderá visitar as mostras no período de 08 de novembro a 01 dezembro, no Palácio Cruz e Souza, e de 08 de novembro a 14 de dezembro, na Galeria de Arte do Mercado Público.

A 1º Bienal Black Brazil Art tem o intuito de divulgar as produções de mulheres e mulheres negras de todas as regiões do Brasil, com exposições na região Sul, contemplando os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento quer evidenciar o trabalho dessas mulheres que muitas vezes não aparecem em museus e galerias de arte, ressaltando assim, a importância de suas produções, por meio das várias temáticas envolvendo a mulher e mulher negra na sociedade.

A obra de Karolyne, realizada durante o ano de 2018, tem caráter autobiográfico e explora técnicas de bordados aliadas à pintura, propondo assim, reflexões sobre o estereótipo feminino da mulher que faz, costura e borda seu enxoval para o casamento. Em suas produções, a artista explorar técnicas artesanais, como bordado e crochê, quebrando barreiras entre a arte popular e a produção artística contemporânea.

Site da Bienal:  https://bienal-black-brazil-art.webnode.com/

Por: Franciele Bock Da Rosa 08 de novembro de 2019 às 20:41
Compartilhar Comente