Matemática

Acadêmicos e Bolsistas-PIBID-Matemática, representam o curso em evento na UNISINOS – São Leopoldo-RS

Com o tema “Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas” o II ENLICSUL, o II PIBID/SUL e o II SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID/UNISINOS, ocorreram no período de 13 a 15 de dezembro de 2017, na UNISINOS – Campus São Leopoldo/RS.

O evento é o segundo encontro regional promovido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), das Instituições de Ensino Superior (IES) da região sul, organizado e sediado pela Unisinos.
Este evento congrega o Seminário Institucional anual, previsto no Edital nº 61/2013, Pibid/Unisinos e o segundo encontro das Licenciaturas da região sul. 
O encontro visa, por meio da participação das diferentes IES e das escolas conveniadas ao Pibid/Região Sul, discutir as práticas de iniciação à docência em seus diferentes enfoques, promover reflexões sobre a avaliação das experiências desenvolvidas e perspectivas à continuidade do Pibid como política de formação e de valorização à docência e aprimoramento da Educação. 

Acadêmicos do Curso de Matemática e integrantes do Projeto PIBID-Subprojeto Matemática da UNESC, participaram do evento com a apresentação de três trabalhos de autoria dos pibidianos e dos docentes supervisores e coordenadores de área do projeto.

Integraram-se aos 33 representantes da Universidade que foram à São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, para apresentar os resultados de pesquisas desenvolvidas no Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Os professores e alunos da Unesc socializaram conhecimentos no encontro. O encontro contou com a presença de participantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. 

Os trabalhos aprovados e apresentados constam no portal do evento. E, posteriormente estarão integrando os anais do referido evento.

Por: Elisa Netto Zanette 18 de dezembro de 2017 às 10:32
Compartilhar Comente

Acadêmicos e Professores comemoram o Dia da Matemática

O Dia da Matemática foi comemorado por acadêmicos e professores do curso com momentos de reflexão sobre a importância da data para divulgar a Matemática.
 
A Coordenadora do Curso, Profa Dra. Ledina Lentz Pereira, recepcionou os acadêmicos no Bloco O sala 1, e falou sobre a importância do Dia da Matemática. 
O Prof. Dr. Ademir Damazio, explanou sobre o matemático, professor e escritor brasileiro Júlio César de Melo e Souza, a sua produção científica e a sua importância histórica na criação do Dia do Matemático. 
Os acadêmicos foram convidados a assistir o Filme americano "Gênio Indomável", dirigido por Gus Van Sant em 1998, com a participação dos atores: Matt Damon, Robin Williams e Ben Affleck. O filme, relata a história de um jovem de 20 anos (Matt Damon), que trabalha com servente em uma universidade e já teve algumas passagens pela polícia. Revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles. O filme mostra as possibilidades de mudanças na vida de um jovem quando um professor o vê com o potencial intelectual que se esconde na rebeldia e indiferença.
 
 
 
 
Sobre o Dia Nacional da Matemática: 
 O Dia Nacional da Matemática é comemorado no dia 6 de maio e foi instituído em 2004.  
Regulamentado de acordo com Lei nº 12.835, de 26 julho de  2013. A data não é aleatória, remete ao nascimento do matemático, professor e escritor Júlio César de Melo e Souza (1895-1974), conhecido pelo heterônimo de Malba Tahan.
O matemático publicou mais de 60 livros de contos e 50 de matemática, sendo o mais conhecido o romance O homem que calculava, publicado originalmente em 1938, já traduzido em doze idiomas.
Embora tenha publicado ao longo de sua vida cerca de 120 livros sobre Matemática Recreativa, Didática da Matemática, História da Matemática e Literatura Infanto-juvenil, atingindo tiragem de mais de dois milhões de exemplares, pouca gente sabe que ele era brasileiro.
 
Por que comemorar a data?
 
A instituição do Dia Nacional da Matemática teve como objetivo divulgar a importância da matemática e assim incentivar estudantes e professores a cultivarem a cultura e o saber, principalmente o matemático. 
 
A data deve também levar a uma reflexão em torno da educação. Desde a criação dessa data, instituições de ensino de todo o Brasil aproveitam esse dia para realizar eventos e divulgar: as contribuições da Matemática como área do conhecimento humano; a História da Matemática e suas aplicações no mundo contemporâneo; as relações entre Matemática e Arte; as contribuições da Matemática como ferramenta para outras ciências.
 
O homem que calculava
 
O livro narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir, personagem central de eventos que se desenrolaram na Bagdá do século XIII, cujas peripécias se tornaram lendárias e encantaram reis, poetas, xeques e sábios.
Sob a forma de romance o livro apresenta alguns problemas dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, resolve e explica diversos problemas, quebra-cabeças e a história da matemática e, inclui, ainda, lendas e histórias pitorescas, como, por exemplo, a lenda da origem do jogo de xadrez e a história da filósofa e matemática Hipátia de Alexandria e, ao longo de sua obra, o autor, por ser um grande estudioso da cultura islã, faz sempre referências à essa cultura no livro, dando uma real impressão de que tudo ocorreu mesmo entre beduínos do deserto, xeques, vizires, magos, princesas e sultões.
 
Sucesso de vendas no Brasil, foi publicado pela primeira vez em 1939 e reeditado várias vezes - já chegou a sua 75ª edição. Lido por várias gerações, o livro, foi também traduzido para o espanhol, o inglês, o italiano, o alemão, o francês e o catalão.
Por meio da fantasia e do encantamento das lendas árabes, o autor difundiu o gosto e a curiosidade pelo mundo da matemática. 
Foi seu maior sucesso, tornou-se um clássico da literatura infanto-juvenil e é lido até hoje, estando na 75ª edição, a primeira edição data de 1938. O livro foi premiado pela Academia Brasileira de Letras. 
 
ANÁLISE
Apesar de não ser um livro didático, é muito recomendado nas escolas pela forma como apresenta a matemática. O autor busca colocar a disciplina de forma divertida e lúdica, incentivando uma nova maneira de pensar o aprendizado. Como professor de matemática, o escritor Júlio César conhecia bem as necessidades dos alunos e acreditava que o ensino podia ser mais agradável para o estudante 
O livro apresenta uma matemática sem fórmulas, baseada no raciocínio do protagonista Beremiz. O Homem que Calculava mostra, com isso, que a disciplina não é um conjunto de fórmulas decoradas e que o conhecimento pode solucionar questões do dia a dia.
 
Por: Elisa Netto Zanette 06 de maio de 2015 às 22:00
Compartilhar Comente

Aula Inaugural do curso de Matemática – Licenciatura- 2015-01

Acadêmicos do Curso de Matemática - Licenciatura, participaram no dia 13/03/2015 da aula inaugural do curso.

A palestra intitulada “Professor(a) que profissão é essa?” foi ministrada pela professora Ma Rose Margareth Reynaud Mayr, que é a Secretária de Educação do Município de Criciúma e trabalhou na UNESC como  professora de graduação, Pró-Reitora acadêmica, Coordenadora Pedagógica, Diretora do Colégio de Aplicação entre outros.


Na oportunidade acadêmicos, professores e convidados, como o representante da Unidade Acadêmica Humanidades, Ciências e Educação Prof. Me Carlos Arcângelo Schlickmann, fizeram reflexões, oportunizadas pela palestrante, sobre temas referentes à profissão docente.

 

Nestas reflexões a Profª Ma Rose apresentou fundamentação teórica e estatística sobre a competência, compromisso, missão e salários dos professores em relação às outras profissões. Foram momentos valorizados pela  participação de todos e de grande satisfação manifestada pelos participantes ao final do evento.   
A coordenação e o Núcleo Docente Estruturante- NDE do curso de Matemática – Licenciatura agradecem a Prefeitura Municipal de Criciúma e em especial a Secretária de Educação do Município Profª Ma Rose pelo manifesto de carinho vindo proferir palestra na aula inaugural/2015 do nosso curso.

Por: Elisa Netto Zanette 13 de março de 2015 às 18:09
Compartilhar Comente

Vestibular ou SIM: mercado aquecido para profissionais de Matemática

 

 

Vestibular ou SIM: mercado aquecido para profissionais de Matemática
Profissão é aprendida em laboratórios, pesquisas e estágios (Foto: Banco de Imagens) Mais imagens

O mercado de trabalho para o formado em Matemática vai além do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Setores como o industrial, comercial, público e atividades que envolvam o mercado financeiro tem cada vez mais absorvido este profissional, que também pode seguir carreira como pesquisador ou apostar na vida acadêmica. “Há muitas vagas disponíveis. Os alunos já saem do curso empregados”, comenta a coordenadora do curso de Matemática, Ledina Lentz Pereira.

Na Unesc, o curso de Licenciatura em Matemática forma profissionais aliando teoria e prática: em sala de aula, com conteúdos diversos e em laboratórios equipados com aplicados à Matemática, como o Maple, Cabri, Graph e o Geogebra. “O aluno sairá do curso sabendo selecionar e produzir materiais didáticos, desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos e contribuir para a realização de projetos no ambiente em que está inserido”, afirma Ledina.

Durante o curso, que tem duração de quatro anos, o estudante tem a possibilidade de participar de eventos acadêmicos como seminários e palestras, projetos de pesquisa e extensão e ter contato com o dia a dia de uma escola por meio de programas de Iniciação Científica e Iniciação à Docência.

Nossa Bolsa Licenciatura

O curso faz parte do Nossa Bolsa Licenciatura, e os selecionados poderão receber bolsas de estudo integrais ou parciais, de acordo com o perfil socioeconômico: 100% para alunos que comprovarem renda per capita de até um salário mínimo e meio e 50% para os calouros que comprovarem renda per capita familiar de até três salários mínimos.

Além da possibilidade de bolsas de estudo, o calouro poderá ganhar descontos de até 20% conforme o seu perfil (pessoa física ou pessoa jurídica).

Você escolhe como quer ingressar na Unesc

A Unesc inovou e agora oferece um sistema de ingresso unificado. Quem quiser entrar na Universidade no primeiro semestre de 2015 já pode escolher entre Vestibular ou SIM (Sistema de Ingresso por Mérito). As inscrições para os dois processos seletivos estão abertas até 19 de outubro (vestibular) e 28 de novembro (primeira etapa do SIM). Os candidatos poderão escolher entre mais de 35 cursos de graduação presenciais e a distância, com vagas para primeira ou diversas fases.

Informações Vestibular, SIM e Nossa Bolsa

Fonte: Secom

15 de outubro de 2014 às 08:00

Por: Elisa Netto Zanette 16 de outubro de 2014 às 17:44
Compartilhar Comente

Colação de Grau na Unesc de Formandos em Matemática - 2013-2

Os acadêmicos concluintes do Curso de Matemática - 2013, ALEXSANDER ESTEVAM PEREIRA, DAIANE DE FREITAS, JULIANA ALVES DE MESSIAS e  MORGANA ANTUNES FIGUEIREDO, colaram grau, hoje (23/04) no Auditório Ruy Hülse.

O evento foi presidido pela Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Professora Robinalva Borges Ferreira. Acadêmicos de diversos cursos da Unesc também colaram grau nessa noite.
A coordenação do curso de Matemática parabeniza os formados pela formatura e pelos objetivos atingidos na conclusão do curso, desejando sucesso na atuação profissional.
Como citado pela Profa Robinalva, a Unesc estará sempre, de portas abertas para recebê-los em novos projetos, novas formações (continuada, especialização, pós-graduação, etc). 

 

 

Por: Elisa Netto Zanette 23 de abril de 2014 às 23:03
Compartilhar Comente