Matemática

I Fórum Catarinense das Licenciaturas que formam professores que Ensinam Matemática

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Diretoria Regional de Santa Catarina (SBEM-SC) promove entre os dias 19 e 20 de setembro, nas dependências da UFSC Blumenau, o  I Fórum Catarinense das Licenciaturas que formam professores que Ensinam Matemática (PEM), com a temática “Desafios e perspectivas das licenciaturas catarinenses que formam professores que ensinam matemática no cenário atual”.

Este evento tem como objetivo avaliar e debater, na comunidade acadêmica, as políticas de implementação dos Cursos de Licenciatura que formam professores que ensinam matemática, decorrentes das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior, formação continuada (Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 1º de julho de 2015) e os  diálogos com as Propostas Curriculares Municipais, Estaduais e Nacionais.

​Neste sentido, busca viabilizar um espaço de reflexão e também de deliberação de posicionamentos em relação aos desafios e perspectivas da formação destes professores no estado, especialmente neste novo cenário que se constitui, a SBEM–SC, juntamente com a participação de professores, acadêmicos, coordenadores e gestores.

Inscrições de trabalhos e participação: http://inscricaosbemsc.paginas.ufsc.br/

Eixos Temáticos e Ementas dos Grupos de Discussão (GD's)

GD I: Matriz curricular e a organização da Prática como Componente Curricular (PCC): quadro atual e perspectivas a partir da Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015.

Ementa: Nesse GD serão debatidas as seguintes questões: O que é a Prática como Componente Curricular (PCC)? Por que foi instituída a PCC nas diretrizes curriculares de formação de professores? Quais as suas características? Como implementá-la no curso de formação de professores de matemática? Quais as contribuições?

GD II: O Estágio Curricular Supervisionado: perspectivas a partir da Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015.

Ementa: Refletir sob a forma como o estágio curricular supervisionado está sendo desenvolvido nos cursos de Licenciatura das Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina, com base na Resolução 02/2015, e quais implicações para a formação inicial dos futuros professores de matemática.

GD III: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Residência Pedagógica (RP) e outros programas: articulações entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

Ementa: Desafios, limites e possibilidades dos Programas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) no contexto da formação e inserção profissional.

GD IV: A matemática acadêmica e a matemática escolar na formação do professor.

Ementa: Apresentar elementos para refletir sobre algumas questões, tais como: Que matemática o futuro professor deve saber para ser um profissional competente? A matemática escolar deve repetir as características de formalidade, demonstrações, simbolismo e rigor da matemática acadêmica? A matemática escolar deve ser independente da acadêmica? A formação matemática acadêmica deve se restringir à matemática escolar? É possível uma relação dialética entre as matemáticas acadêmica e a escolar? Qual é a função da contextualização do conhecimento matemático na formação de professor?

GD V: A formação inicial dos professores que ensinam matemática e diálogos com as propostas curriculares municipais, estaduais e nacionais​.

Ementa: Pesquisas, estudos e relatos de experiência tratando da formação inicial de professores que ensinam matemática em Cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação do Campo. Dentre as temáticas a serem abordadas estão o currículo, o estágio supervisionado e a BNCC em articulação com as políticas públicas e as propostas curriculares municipais, estaduais e municipais. 

Por: Elisa Netto Zanette 28 de agosto de 2019 às 14:09
Compartilhar Comente

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente