Matemática

Dia Nacional da Matematica

O Dia Nacional da Matemática, comemorado anualmente em todo o território nacional em 06 de maio, foi instituído, oficialmente, em 26 de junho de 2013, pela Lei n° 12.835 em homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan nascido em 06/05/1985. 

O professor carioca que passou sua infância na cidade de Queluz, na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro. Ficou conhecido no mundo todo pelo heterônimo Malba Tahan que usou para assinar cerca de 120 livros sobre matemática, cultura, história e didática da Matemática, que escreveu.

A data especial tem como objetivos, incentivar a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à Matemática, com o propósito de mobilizar alunos e professores para desenvolver projetos, explorar e promover a Matemática em suas várias dimensões, entre elas a recreativa, a cultural, a utilitária e outras que lhe dão significado (LOPES, 2017).

Em vários países se comemora o dia da matemática: Por exemplo, na Espanha, o “Dia Escolar da Matemática” é comemorado todo dia 12 de maio, data de nascimento de Pedro Puig Adam, o mais importante educador matemático espanhol; Em outros países como nos EUA a data é comemorada no dia 14 de março, o “dia do Pi”, pois lá a data se escreve 3,14; (o mês de março (3) antes do dia da semana (14)); em alguns lugares a data é comemorada no dia 22 de julho em alusão a 22/07 que é uma aproximação de Pi descoberta por Arquimedes de Siracusa  (LOPES, 2017). 

LOPES, Antônio José. A Verdadeira história do Dia Nacional da Matemática. SBEM, 2017. http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/index.php/noticias/795-a-verdadeira-historia-do-dia-nacional-da-matematica

06 de maio de 2020 às 10:11
Compartilhar Comente