Letras

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico e os estudantes selecionados são submetidos a um novo processor na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Doe um livro na Unesc e contribua com a campanha “Desapega Literário”

Doe um livro na Unesc e contribua com a campanha “Desapega Literário”
Contribuições podem ser feitas na Biblioteca da Universidade e na Livraria Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

Últimos dias para contribuir com a campanha “Desapega Literário”. A iniciativa está recebendo livros de todos os gêneros para promover, entre os dias 22 e 26 de outubro, a ação “Leve se quiser”. Para desapegar, basta levar a obra até a Biblioteca Professor Eurico Back, das 7h30 às 22 horas, ou na Livraria Unesc, das 13 às 17 horas e da 18 às 22 horas, até a próxima sexta-feira (21/9).

A coordenadora da Biblioteca, Elisângela Just Steiner, explica que após o recebimento, as obras irão passar por uma triagem para possíveis reparos e que o objetivo da ação é promover a socialização dos livros. “Queremos que as pessoas, que já leram determinado livro, doem e possibilitem que outras pessoas também possam ler”, afirma.

Renove sua estante

Após a campanha e os possíveis reparos, os livros serão disponibilizados em atividades interativas e doações na campanha “Leve se quiser”, que ocorre durante a SCT (Semana de Ciência e Tecnologia). As ações são realizadas em parceria pela Biblioteca, a EdiUnesc e o curso de Letras da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de setembro de 2018 às 17:57
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão do Curso de Letras em ação:

Projetos de Extensão do Curso de Letras em ação:
Mais imagens

Sala de leitura e e Leitura literária com detentos se reuniram no dia 11/9, para socialização de leituras de formação para a sua atuação nas escolas (Sala de leitura) e no presídio Santa Augusta (Leitura literária com detentos). Como os dois projetos, apesar de independentes, discutem leitura literária, num primeiro momento, farão os encontros juntos, a fim de discutir as leituras recomendadas pelos coordenadores.

Por: Geisiele Bernardo Alves 13 de setembro de 2018 às 14:13
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão arrecada livros para biblioteca do Presídio Santa Augusta

Projeto de Extensão arrecada livros para biblioteca do Presídio Santa Augusta
Ação é realizada em parceria entre os cursos de Letras e Direito (Foto: Divulgação) Mais imagens

Por meio do projeto “Leitura Literária com Detentos: uma contribuição para a cidadania”, a Unesc está arrecadando livros de literatura. O foco é conseguir a doação de títulos de crônica, conto, romance, novela, biografias, entre outros, que serão destinados à biblioteca do Presídio Santa Augusta. A ação conta com apoio dos cursos de Letras e Direito e faz parte do Programa de Extensão Território Paulo Freire da Universidade.

Conforme a professora doutora Cibele Beirith Freitas, uma das organizadoras da ação, os interessados em colaborar podem entregar as doações no curso de Letras, bloco E, sala 2, de segundas às sextas-feiras, das 13h às 22h.  “Toda a ajuda será muito bem recebida. É importante lembrar ainda que os livros doados não podem conter capa dura e nem espiral”, completou.

Também participam do projeto, que ainda está em fase inicial, os professores Richarles Souza de Carvalho, do Curso de Letras, e Janete Triches, do Curso de Direito.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 28 de agosto de 2018 às 15:09
Compartilhar Comente

Unesc promove Seminário "Matemática e Educação em Debate"

Unesc promove Seminário
Atividade reuniu professores e alunos dos Cursos de Matemática e Letras (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos e professores do Curso de Matemática e convidados do Curso de Letras da Unesc participaram, na segunda-feira (13/8), do Seminário I - Matemática e Educação em Debate.

O evento, promovido pelo Curso de Matemática, Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Centro Acadêmico Pitágoras, contou com a participação de quatro palestrantes com a mediação dos trabalhos desenvolvida pelo Prof. Dr. Ademir Damazio, professor do Curso de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade.

Entre os temas discutidos, dois foram a referência na tarde de atividades acadêmicas: Debates e reflexões sobre a BNCC - Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio e Reflexões sobre a Docência no âmbito da Matemática: Universidade x Escola.

Participaram como palestrantes sobre o primeiro tema os professores Dr. André Cechinel e Dr.  Rafael Rodrigo Mueller. A importância das reflexões sobre a BNCC e as implicações na docência e no ensino médio foram enfatizadas pelos professores, que sugeriram, ao finalizar, a apropriação pelos presentes dos elementos relevantes da proposta por meio da leitura do documento. 

A Base Nacional Comum Curricular é um documento do Ministério da Educação, de caráter normativo, que estabelece um conjunto de aprendizagens essenciais nas quais os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Já na discussão do segundo tema, participaram como palestrantes as professoras Karine Luiz Calegari Mrotskoski e  Ana Lucia Pintro. De forma expressiva, o entusiasmo pela Matemática e a profissão docente foi evidenciado pela Professora Karine, que citou fatores relevantes para o sucesso na profissão como: trabalho colaborativo, elaboração de projetos, voluntariado, participação em grupos de estudos, envolvimento com a OBEMEP,  Feiras de Matemática, entre outros. 

Já Ana Lúcia, citou o incentivo na participação em projetos e provas, como da OBEMEP, as Feiras de Matemática, o Prêmio ACIC de Matemática, entre outras, como oportunidades de contribuir de forma efetiva na formação das novas gerações, de forma diferenciada, no âmbito da Matemática.

As atividades foram finalizadas com uma homenagem oferecida pelo Centro Acadêmico e a Coordenação dos Curso de Matemática aos estudantes pela passagem do Dia do Estudante, no celebrado no dia 11 de agosto.

Sobre os palestrantes

André Cechinel é Doutor em Literatura pela UFSC, com estágio na New York University (NYU). Mestre em Literatura e graduado em Letras e Literatura de Língua Inglesa (Bacharelado e Licenciatura), também pela UFSC. É pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa CNPq-LITTERA, professor do Curso de Letras e do PPGE da UNESC, exercendo atualmente a coordenação adjunta do programa. 

Rafael Rodrigo Mueller é Doutor e Mestre em Educação pela UFSC, graduado em Administração de Empresas pela FURB. É professor do PPGE e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC. É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Formação Humana (FORMA/UNESC/CNPq) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade (CHTS/UTFPR) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho (NINEIT).

Karine Luiz Calegari Mrotskoski é egressa do Curso de Matemática da UNESC e professora da rede municipal e estadual de ensino. Professora destaque e com premiações em Feiras de Matemática, recentemente (08/2018) participou com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jorge da Cunha Carneiro, das Olimpíadas Internacionais de Matemática da Ásia (AIMO), que foi disputada em Bangkok, na Tailândia.  Gabriel Domingos, de 13 anos, Sofia Oliveira, de 13 anos e Lucas Rodrigues, de 10 anos receberam duas medalhas de bronze e da menção honrosa no evento. Seus principais projetos na docência são socializados também, no site “Diário de Aula” - www.diariodeaula.com

Ana Lucia Pintro é graduada em Matemática (UnC) e especialista em Educação Matemática pela UNESC.  Professora da rede municipal participa ativamente nas Feiras de Matemática com seus alunos. Tem desenvolvido trabalhos importantes de incentivo à matemática com o uso “Cubo Mágico”. É incentivadora do uso de Tecnologias na Educação e desenvolve atividades com o uso do GeoGebra na Matemática. Construiu um blog onde socializa as experiências “Os alunos que exploravam...” - www.osalunosqueexploravam.blogspot.com/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de agosto de 2018 às 21:30
Compartilhar Comente