Letras

Aos 77 anos, Edna Gaidzinski Bastos conquista sua primeira graduação

Aos 77 anos, Edna Gaidzinski Bastos conquista sua primeira graduação
Ela escolheu Letras – Língua Portuguesa e multiplicou sua paixão pela leitura e escrita (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Em meio aos mais de 70 jovens egressos da Unesc, cabelos grisalhos e um grande sorriso chamaram a atenção no palco do AM Master Hall, na noite de sexta-feira, 15. Dona Edna Gaidzinski Bastos, aos 77 anos, contagiou os formandos com sua energia positiva e a alegria da conquista. Paralelo à cerimônia, outros 70 concluintes também comemoraram este momento em uma colação de grau especial no Auditório Ruy Hülse, na universidade.

Mãe de cinco, avó de 12 e bisavó de quatro, ela concluiu sua primeira graduação, em Letras – Língua Portuguesa. “Quando jovem a educação não era acessível. Para frequentar o ginásio, a segunda metade do ensino fundamental, eu e meus irmãos nos deslocamos para Porto Alegre. A vida passou, os filhos chegaram e o tempo foi dedicado aos cuidados de casa”, contou.

Apesar da maternidade, a egressa nunca deixou de buscar conhecimento. Estudou em casa junto aos filhos e apaixonou-se pela leitura. O habito passou a fazer parte de seus dias, tanto que em 1997 foi convidada a ser cofundadora da Academia Criciumense de Letras (ACLe). 17 anos depois, em 2014, ela ingressou na Unesc para concluir mais um objetivo de sua vida. “Foi uma experiência incrível e enriquecedora. A Universidade proporciona momentos marcantes para toda a vida. Com calma e sem pressa, vivenciei estes momentos, a cultura pulsante e a extraordinária sensação de pertencimento presente neste espaço”, destacou.

Ao longo destes seis anos, segundo Edna, a paixão pela leitura se multiplicou. Incentivada pela família, já pensa em iniciar uma próxima graduação. “Quando subi ao palco um sentimento de grande alegria tomou conta de mim. Somando isso aos dias apaixonantes vividos na Instituição, o amor que tenho pela leitura e o fascínio pela escrita, logo estarei novamente nestes corredores, aprendendo nas salas de aula e visitando quase que diariamente a Biblioteca Professor Eurico Back”, confidencializou.

Noite de Formaturas

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências 

Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais. O evento foi presidido pelo vice-reitor, Daniel Prevê.

No AM Master Hall, a colação de grau festiva graduou concluintes de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia. Os certificados de conclusão do curso superior foram entregues pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de fevereiro de 2020 às 13:39
Compartilhar Comente

Noite de realização de sonhos

Noite de realização de sonhos
Mais de 140 graduandos receberam o certificado de conclusão do ensino superior nesta sexta-feira (Fotos: Leonardo Ferreira/Milena Nandi) Mais imagens

Denise Speck da Rosa do Canto não conteve as lágrimas ao ver o filho, Otávio da Rosa do Canto, receber o certificado de conclusão do curso de Administração - Comércio Exterior, na noite desta sexta-feira (14/2). Otávio e mais 70 estudantes participaram da colação de grau especial, presidida pelo vice-reitor, Daniel Preve, no Auditório Ruy Hülse. “Moramos no exterior e ele foi alfabetizado em inglês. Quando voltamos ao Brasil, ele precisou aprender um novo idioma para poder retomar os estudos e anos depois, descobriu um problema de saúde. Vê-lo superando todos os obstáculos e conquistando o diploma é emocionante demais”, afirma a mãe orgulhosa. 

No Auditório Ruy Hülse, participaram da colação de grau especial graduandos dos cursos de Administração, Administração - Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia, Psicologia, Tecnologia em Gestão De Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais.

A noite desta sexta-feira foi de muita emoção também para outros acadêmicos e familiares da Universidade. No AM Master Hall, ocorreu a colação de grau festiva, na qual 70 graduandos dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Letras, Matemática e Pedagogia receberam o certificado de conclusão do curso superior em uma cerimônia presidida pelo diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, que também foi paraninfo da turma.

Para a mais nova tecnóloga em Processos Gerenciais, Lilian Canarin, o momento é de vitória. “Foram dois anos e meio intensos de estudo. É uma sensação maravilhosa estar hoje aqui, recebendo o certificado da minha primeira graduação”, comenta.

Em sua fala, o vice-reitor da Unesc agradeceu pela confiança dos graduados e familiares na Universidade e salientou que a vida possui fluxos contínuos, 

mudanças de rotas e rupturas e que a cerimônia desta sexta marcava a celebração da passagem da vida de estudante para a de profissional. “Vocês conheceram a técnica e a usem com sabedoria para fazer a diferença por onde passarem. Tomem as decisões baseadas no conhecimento e levem com orgulho a marca da Unesc em suas vidas. A Universidade é de vocês e para vocês. Sucesso e contem sempre com a Unesc”.

Em seu discurso, o diretor de Ensino de Graduação salientou que cada graduando não era mais a mesma pessoa de quando começou a jornada acadêmica. “Cada um cresceu como ser humano e como profissional. De fato, a Unesc transforma. Ela transformou as nossas vidas de educadores, ela transforma gerações de estudantes, ela assumiu na vida de cada um de vocês a conexão que entrelaça o sonho de uma formação intercambiada pelo ensino, pesquisa e extensão”.

Realize o sonho do ensino superior

A Unesc é a Universidade comunitária do Sul de Santa Catarina. Em seu campus diariamente mais de 15 mil histórias se encontram e caminhos de sucesso são construídos dentro dos três pilares da Instituição: o ensino, a pesquisa e a extensão. Para ter a experiência de realizar uma graduação de excelência, com laboratórios modernos e especializados, professores mestres e doutores e uma metodologia focada no saber fazer basta clicar aqui

A Unesc integra um seleto grupo de Universidades avaliadas com conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC) – 5 de 5. São apenas 2% de instituições em todo o Brasil.

Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 22:11
Compartilhar Comente

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado
Data marca a conquista do conceito máximo em avaliação do MEC (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos de 14 cursos da Unesc viveram, nesta terça-feira (17/12), momentos especiais e inesquecíveis. Em cerimônias especiais de Colação de Grau em Gabinete nos períodos da tarde e da noite, quase 150 estudantes fizeram seus juramentos e passaram a ser considerados profissionais aptos a exercerem suas profissões. As cerimônias foram conduzidas pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e pelo vice-reitor Daniel Preve, nos períodos da tarde e da noite, respectivamente.

Além de representar grandes conquistas prestigiadas por amigos e familiares, as formaturas desta terça-feira marcaram também um dia especial para a Universidade, que recebeu o resultado da avaliação realizada pelo MEC (Ministério da Educação), na qual atingiu nota 5, máxima pontuação. Em seus discursos, os representantes da Universidade que conduziram as cerimônias e outorgaram o grau aos formados destacaram também a conquista.

Conforme Daniel, que parabenizou os formandos e a todos os familiares e amigos que os acompanharam na jornada da graduação, o pedido é para que os graduandos do dia levem sempre o nome da Unesc por onde forem. “Honrem o nome da Universidade. Essa sempre será a casa de vocês, uma instituição da qual vocês podem se orgulhar. Exemplo disso é o resultado de hoje no qual fomos agraciados com a nota 5, conceito máximo do MEC, e as premiações que a Instituição vem recebendo nos últimos meses”, salientou.

Colaram grau neste dia alunos dos cursos de Administração, Administração habilitação em Comércio Exterior, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Produção, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Psicologia.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de dezembro de 2019 às 22:16
Compartilhar Comente

Segunda-feira marcada pela conquista

Segunda-feira marcada pela conquista
47 formandos receberam a outorga (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A tarde desta segunda-feira (16/12) ficará marcada na memória dos 47 formandos que colaram grau especial em gabinete. A cerimônia ocorreu no palco do Auditório Ruy Hülse e contemplou dez cursos de graduação, entre Licenciaturas e Bacharelados.

Comemoraram a nova conquista três estudantes de Arquitetura e Urbanismo; três de Artes Visuais – Licenciatura; oito de Educação Física – Bacharelado; nove de Educação Física – Licenciatura; 16 de Engenharia Civil; Um de Engenharia Mecânica; três de Fisioterapia; um de Letras – Habilitação Português e Inglês; um de Letras – Língua Portuguesa, e dois de Pedagogia.    

A outorga do grau foi feita pelo diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, com a presença de coordenadores dos cursos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de dezembro de 2019 às 16:25
Compartilhar Comente

Sala de Leitura

Na última quinta-feira (5/12), o projeto de extensão “Sala de Leitura Itinerante: Formando leitores literários e transformadores” encerrou as atividades de 2019 na Escola de Educação Básica Ignácio Stakowski, com os alunos do Ensino Fundamental I – 5º ano (501).

As bolsistas do curso de Letras desenvolveram atividades de leitura e de reflexão de obras literárias. Leram a obra “O incrível menino devorador de livros”, de Oliver Jeffers, e, a partir daí as crianças interagiram com as bolsistas, pensando a respeito do texto, de forma dinâmica e com muito interesse.

A coordenadora do projeto, Daniela Arns Silveira conta que após a leitura, os alunos foram desafiados a ler um miniconto e, depois, representar o entendimento da leitura, por meio de um desenho. Eles ainda foram convidados a socializar suas obras para toda a turma, o que proporcionou ao grupo um momento de descontração e reflexão dos textos lidos. Além da atividade, vários alunos deixaram dicas de livros lidos na Árvore Literária, revelando que mantêm contato constante com textos literários.

“O trabalho com a leitura literária no espaço escolar é de suma importância na constituição de um indivíduo reflexivo, crítico e capaz de pensar a respeito do que acontece no(s) espaço(s) do qual faz parte, posicionando-se com autonomia sobre as questões relacionadas a esse(s) espaço(s). E os projetos de extensão permitem que nossos estudantes universitários, no caso das licenciaturas, futuros professores e futuras professoras, pensem sobre seu papel nesse lugar de formação”, afirma.

Por: Milena Spilere Nandi 09 de dezembro de 2019 às 16:15
Compartilhar Comente