História

Resultado de estudos é socializado em Seminário Regional do Proesde – Licenciatura

Resultado de estudos é socializado em Seminário Regional do Proesde – Licenciatura
Mais imagens

Acadêmicos de cursos de Licenciatura estiveram reunidos no dia 23 de novembro para a socialização de pesquisas no Seminário Regional do Proesde – Licenciatura. O evento reuniu 54 estudantes que participam do curso de extensão oferecido pelo Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) na Unesc e no Unibave.

A pesquisa de campo foi realizada em duas escolas do Sul catarinense, reconhecidas como escolas “piloto” no processo de implementação do chamado Novo Ensino Médio. O objetivo dos acadêmicos foi o de construir uma análise de conjuntura minuciosa sobre os pontos que podem contribuir ou impossibilitar a construção e efetivação da reforma do Ensino Médio, resultado num relatório de pesquisa, enviado para a Secretaria de Estado da Educação.



O evento teve ainda a presença de representantes da Escola Governador Heriberto Hülse (Criciúma) e da Escola Governador Ildo Meneghetti (Passo de Torres), que participaram da socialização entre os bolsistas da Unesc e do Unibave. As coordenadoras do Proesde – Licenciatura da Unesc, Bruna Carolini de Bona e do Unibave, Luiza Liene Bressan mediaram as apresentações e o diálogo com as escolas, resultado de um processo de estudo, pesquisa e extensão, desenvolvido durante todo o ano de 2019.

Por: Milena Spilere Nandi 05 de dezembro de 2019 às 10:18
Compartilhar Comente

Projeto de extensão realiza atividades durante o Mês da Consciência Negra do IFSC Araranguá

Membros da equipe do projeto de extensão “Direitos Humanos e Epistemologias Negras em Movimento: Saberes partilhados, formação e luta pela cidadania”, participaram nesta segunda-feira (18/11), das atividades do Mês da Consciência Negra do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), em Araranguá. A coordenadora do projeto, Lucy Cristina Ostetto e as bolsistas Maria Eduarda Delfino das Chagas (aluna do curso de Psicologia) e Tatiane Beretta (acadêmica do curso de História), fizeram uma roda de conversa com alunos do Ensino Médio sobre “Protagonismo das mulheres negras na literatura”.

A professora e as acadêmicas abordaram a importância do Dia da Consciência Negra e apresentaram diversas autoras negras, que fazem da sua escrita uma forma de agenciamento para expor suas lutas, histórias e diversas opressões. Ao fim da palestra Lucy doou o livro “O caminho de casa” da escritora Yaa Giasi, incentivando a leitura de escritoras africanas.

Na segunda da participação do projeto, a professora da Unesc realizou uma oficina de Abayomi (boneca negra), com estudantes e pessoas da comunidade, destacando a ancestralidade negra evocada na confecção das abayomis, palavra de origem iorubá que significa, entre outras coisas, aquela que traz felicidade ou alegria, contextualizando a travessia das mulheres arrancadas de África pelo tráfico negreiro.

O projeto de extensão da Universidade está vinculado ao Negra (Núcleo de Estudos em Gênero e Raça).

Por: Milena Spilere Nandi 21 de novembro de 2019 às 15:32
Compartilhar Comente

Cedoc e parceiros abordam o tema "Direitos Humanos" em escolas de Criciúma

Alunos do Colégio Marista e da Escola Humberto de Campos, desenvolvem juntos um projeto sobre Direitos Humanos e para colaborar com as atividades, o professor Ismael Gonçalves Alves, juntamente com profissionais e bolsistas do Cedoc (Centro de Memória e Documentação) da Unesc, abordou o tema com os estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental que participam do projeto.

A iniciativa foi uma parceria do Cedoc com o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socieconômico), com o Programa Residência Pedagógica, com o Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e com o curso de História.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de agosto de 2019 às 11:59
Compartilhar Comente

História, Pedagogia e Direito

As professoras Lucy Ostetto (cursos de História e Pedagogia) e Fernanda Lima (curso de Direito e Mestrado em Direito), participaram de segunda a quarta-feira (17 a 19/9) do 2º Seminário de Formação Política do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas, na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

“A proposta do evento é pesquisar, desobedecer e agir para o bem viver, ou seja, se propõe a pensar novas epistemologias para pensar espaços não colonizados e que assegurem a garantia do bem viver de grupos invisibilizados e subalternizados, como os grupos indígenas, movimentos negros, mulheres negras, entre outros”, explica Fernanda.

O evento teve a presença da professora doutora Nilma Lino Gomes, intelectual negra, da professora doutora e integrante do grupo Colonialidade/Modernidade Catherine Walsh e a professora doutora Vera Lucia Candau.

Lucy e Fernanda dialogaram com as professoras e apresentaram o grupo de pesquisa da Unesc Relações Raciais, Feminismos e Decolonialidade.

Por: Milena Spilere Nandi 20 de setembro de 2018 às 15:17
Compartilhar Comente

História

História
Mais imagens

Na última semana os professores do curso de História Michele Gonçalves Cardoso e Tiago da Silva Coelho, participaram do 12º Congresso do Comitê Internacional para a Conservação do Patrimônio Industrial, em Santiago no Chile. O evento reuniu pesquisadores de vários países e teve como tema “Patrimônio Industrial. Entendendo o passado, fazendo o futuro sustentável”.

O Comitê é uma organização mundial para promoção de cooperações internacionais sobre conservação, preservação, pesquisa, documentação e educação cuja temática envolva patrimônios alusivos à memória e edificações industriais.

Os professores da Unesc apresentaram o resultado da pesquisa “Memórias e Identidades: Estruturas carboníferas como patrimônio cultural de Santa Catarina”, desenvolvido em 2017 e que culminou no livro homônimo idealizado pelo grupo de pesquisa Patrimônio Cultural: Histórias e Memórias e pelo Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc), organizado pelos professores Marli de Oliveira Costa e Paulo Sérgio Osório, contando com a participação de vários docentes da Instituição.

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2018 às 16:18
Compartilhar Comente