Geografia

Oficina aborda a compostagem em escolas

Nesta terça-feira (25/9), os professores do curso de Geografia Mário Guadagnin e Andréa Rabelo Marcelino e a acadêmica Paola Magnus Carvalho estiveram Escola Municipal Linus João Rech, no Bairro Paraíso, em Criciúma, realizando uma oficina de compostagem de forma simples para que pudesse ser entendida por crianças.

Segundo Andréa, o desafio é a ampliado quando a escola está situada em região com vulnerabilidade social de forma que é primeiro necessário compreender o território e o espaço de onde vem os alunos para que com estratégias extensionistas se consiga mais que a atenção dos presentes.

“É preciso que as atividades desenvolvidas em um curto espaço de tempo possam ter sentido e significado e fiquem presentes na memória dos participantes da oficina. Trabalhar a compostagem, hortas urbanas, reciclagem de resíduos orgânicos, o papel das minhocas, os processos de decomposição e outros temas transversais, desde que se conheça e reconheça a origem e trajetória de vida dos estudantes para discutir e promover sustentabilidade nos trilhos da extensão universitária com desenvolvimento de habilidades que poderá ser útil na necessária inclusão social”, afirma.

Por: Milena Spilere Nandi 26 de setembro de 2018 às 17:06
Compartilhar Comente

Piquenique de Equinócio

O curso de Geografia e o CA (Centro Acadêmico) Rosa dos Ventos, realizou na tarde desta segunda-feira (24/9), o piquenique de Equinócio de Primavera. A atividade faz alusão a passagem das estações e reuniu além de acadêmicos de Geografia, estudantes de História, Artes Visuais e Direito, e ocorreu em frente ao Bloco B.

O piquenique teve o objetivo de reunir os acadêmicos para uma pausa no cotidiano. “Queremos resgatar esse momento ao ar livre, um momento de integração entre os alunos e que isso faça com que eles percebam a troca das estações”, explica a coordenadora do curso de Geografia, Andrea Rabelo Marcelino.

De acordo com a acadêmica da sexta fase Giane Marques de Souza, o curso sempre busca realizar atividades nesse estilo. “Quando realizamos saídas de campo, sempre fazemos com o curso inteiro junto. Momentos como este são bons para nos unirmos e nos comunicarmos mais”, comenta.

Entenda o fenômeno

O Equinócio de Primavera é um fenômeno celestial que ocorre quando o Sol cruza a Linha do Equador. “Isso faz com que a luminosidade aumente e o dia e a noite tenham o mesmo tamanho, a mesma duração”, explica a professora.

Por: Milena Spilere Nandi 25 de setembro de 2018 às 10:22
Compartilhar Comente

Geografia

O curso de Geografia e o CA (Centro Acadêmico) Rosas dos Ventos, também celebraram a chegada da estação mais colorida do ano. Na última sexta-feira (21/9), foi realizada uma ação com atividades no campus da Universidade, com a entrega de sementes de girassol, e na Praça Nereu Ramos, com informações sobre a estação. A iniciativa fez alusão ao Equinócio de Primavera e ao Dia da Árvore.

Por: Milena Spilere Nandi 24 de setembro de 2018 às 14:39
Compartilhar Comente

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil

Mobilidade Acadêmica: Estudantes da Unesc podem estudar fora do Brasil
Oportunidade oferece 19 vagas até o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

França, Espanha, México, Portugal, Uruguai e Perú. Os destinos são muitos e os estudantes da Unesc podem aproveitar o programa de Mobilidade Acadêmica para estudar fora do Brasil. As inscrições podem ser feitas no Escritório de Relações Internacionais até 5 de outubro, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e na sexta-feira das 8 às 12 horas. O espaço fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

A oportunidade oferece 19 vagas para os cursos: Arquitetura e Urbanismo, Administração, Comércio Exterior, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Contábeis, Direito, Biomedicina, Farmácia, Odontologia, Ciências Econômicas, Fisioterapia, Letras, Artes Visuais, Enfermagem, Geografia, História, Nutrição, Ciências Biológicas, Psicologia e Matemática.

Os estudantes selecionados iniciam os estudos no primeiro semestre de 2019. Confira os destinos e normas de participação clicando aqui.

Seleção

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF, o histórico escolar original emitido pela Centac e preencher o cadastro no Escritório de Relações Internacionais.

O processo seletivo é realizado pela análise da média geral do histórico escolar do acadêmico. Os estudantes selecionados são submetidos a um novo processo seletivo na Universidade de destino. O resultado final será divulgado em edital no portal Unesc, no dia 9 de outubro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de setembro de 2018 às 18:32
Compartilhar Comente

Laboratório de Geociências recebe visita da Escola Paulo Rizzieri, de Içara

Nesta quarta-feira (12/09), o Laboratório de Geociências e Recursos Hídricos esteve bem movimentado. Recebemos a visita dos alunos do 6º ano do ensino fundamental da Escola Paulo Rizzieri, de Içara, nos períodos matutino e vespertino. A aula foi ministrada tanto pela professora e coordenadora do laboratório, Yasmine de Moura da Cunha, e também pela estagiária e acadêmica do curso de Geografia, Paola Carvalho. Foi trabalhada a temática de rochas e minerais, onde os alunos ficaram impresionados com a aparência e curiosidades dos mesmos. 

O LabGeoRh agradece a visita de vocês, e da professora de Geografia, Rita Rosa Sartor, que todos os anos trás seus alunos ao laboratório!

Por: Paola Magnus Carvalho 14 de setembro de 2018 às 11:18
Compartilhar Comente