Artes Visuais - Bacharelado

Ateliê em Fluxo traz variedades artísticas de estudantes da Unesc

Ateliê em Fluxo traz variedades artísticas de estudantes da Unesc
Encontro ocorre no hall da Reitoria até terça-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Transformar a arte em uma forma de expressão crítica é o caminho que a aluna Gianna Reck tem percorrido por meio do curso de Artes Visuais da Unesc. Em forma de cartões postais, a estudante trouxe para mais uma edição do Ateliê em Fluxo da Universidade imagens do Centro Cultural Jorge Zanata, de Criciúma. A ideia é promover a reflexão sobre o espaço, que está interditado desde 2013 pela precariedade da estrutura.

O Ateliê em Fluxo é um evento da Unesc que tem o intuito de proporcionar um espaço de interação entre a arte e os estudantes, professores e colaboradores da Unesc, além da comunidade. Durante dois dias, os alunos expõem e comercializam suas obras. Escultura, pintura, gravura, serigrafia, peças cerâmicas, desenhos e xilogravura fazem parte do acervo do evento.

Segundo Gianna, a exposição proporciona um contato maior entre aqueles que não conhecem o processo de uma obra de arte. Além disso, é um espaço para promover o empoderamento. “É uma forma de nós trazemos até as pessoas os trabalhos que são desenvolvidos nos ateliês. Meus postais trazem a frase “Fui a Criciúma e lembrei de você”, com imagens que mostram a degradação do Centro Cultural. Por meio da arte eu consigo expressar aquilo que afeta tanto a mim quanto a sociedade”, comentou.

A coordenadora do curso de Artes Visuais da Unesc, Aurélia Honorato, comentou que o Ateliê em Fluxo cresce a cada ano. “De início, o Ateliê em Fluxo era uma forma de nós oferecermos as peças que ficavam no laboratório, de estudantes que passaram por ali. Mas hoje, os alunos já têm o olhar voltado para o encontro, produzindo materiais já com o propósito de comercializar e expor no evento”, ressaltou.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de agosto de 2017 às 20:59
Compartilhar Comente

Seminário de Pesquisa em Arte reúne professores, alunos e profissionais da área

Seminário de Pesquisa em Arte reúne professores, alunos e profissionais da área
Evento iniciou nesta segunda-feira no campus (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Para propagar a discussão sobre Arte, iniciou nesta segunda-feira (28/8) na Unesc, o 1º Seminário de Pesquisa em Arte. O evento reúne, até esta terça-feira (29/8), profissionais da área com o intuito de promover a troca de saberes e de fortalecer a arte enquanto conhecimento. A abertura do seminário teve a participação do professor doutor da Universidade Federal de Goiás Raimundo Martins.

O encontro e conta com debates, palestras e visita a exposição “Espaços do Possível”, que traz trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Arte da Unesc, organizador do seminário.

“Nosso Grupo vem buscando novos meios de fazer pesquisa. Então, nossa busca chegou ao professor Raimundo, que desenvolve trabalhos de grande sucesso na área, em Goiás, para fazer esta troca de conhecimentos e experiências e fomentar o conhecimento aos acadêmicos", comentou a coordenadora do curso de Artes Visuais da Unesc, Aurélia Honorato. Segundo ela o evento é uma forma de estimular o desenvolvimento da pesquisa na área. “O campo da arte é extenso e a pesquisa traz a oportunidade de ir além, são múltiplas as formas de pensar e perceber a potência que esse espaço pode proporcionas para nós, profissionais da área”.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de agosto de 2017 às 16:45
Compartilhar Comente

Seminário vai reunir pesquisadores das mais diversas vertentes da arte

Seminário vai reunir pesquisadores das mais diversas vertentes da arte
Encontro inicia nesta segunda-feira na Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Grupo de Pesquisa em Arte da Unesc vem se constituindo um importante espaço de discussão para a ampliação do conhecimento da pesquisa na área da arte. E com o intuito de propagar ainda mais essa ideia, nesta segunda-feira (28/8), inicia a primeira edição do Seminário de Pesquisa em Arte da Unesc. O encontro reunirá profissionais da área com o intuito de promover a troca de saberes e de fortalecer a arte enquanto conhecimento.

Segundo a coordenadora do curso de Artes Visuais da Unesc, Aurélia Honorato, esta é uma forma de estimular o desenvolvimento da pesquisa na área. “O campo da arte é extenso e a pesquisa traz a oportunidade de ir além, são múltiplas as formas de pensar e perceber a potência que esse espaço pode proporcionas para nós, profissionais da área”, comentou.

O encontro ocorre até terça-feira (29/8), e conta com debates, palestras e visita a exposição “Espaços do Possível”, que traz trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Arte da Unesc.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 25 de agosto de 2017 às 19:55
Compartilhar Comente

Você pode expor sua arte no Ateliê em Fluxo

Você pode expor sua arte no Ateliê em Fluxo
Encontro ocorre nos dias 28 e 29 de agosto (Foto: Arquivo) Mais imagens

Escultura, pintura, gravura, serigrafia, peças cerâmicas, desenhos e xilogravura. São diversas as opções de obras de arte que poderão ser encontradas no Ateliê em Fluxo da Unesc. O encontro, desenvolvido pelo curso de Artes Visuais em parceria com o Ânima, ocorre nos dias 28 e 29 de agosto, e vai proporcionar um espaço de interação entre a arte e os estudantes, professores e colaboradores da Unesc, além da comunidade.

Os estudantes interessados em expor seus trabalhos devem se inscrever até sexta-feira (25/8). Não há número máximo de trabalhos para cada participante, sendo que a autoria dos trabalhos inscritos poderá ser individual ou coletiva. A exposição vai ocorrer no hall do Bloco da Reitoria, junto ao acesso à Biblioteca Central.

Segundo a coordenadora do curso de Artes Visuais da Unesc, Aurélia Honorato, o Ateliê em Fluxo cresce a cada ano. “De início, o Ateliê em Fluxo era uma forma de nós oferecermos as peças que ficavam no laboratório, de estudantes que passaram por ali. Mas hoje, os alunos já têm o olhar voltado para o encontro, produzindo materiais já com o propósito de comercializar e expor no evento”, ressaltou.

Confira o regulamento


Ficha de inscrição

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 23 de agosto de 2017 às 19:57
Compartilhar Comente

Simulado do ENADE 2017

Simulado do ENADE 2017
Marcelo Feldhaus Mais imagens

Alunos concluintes do Curso de Artes Visuais realizaram na noite do dia 14/08/17, simulado do ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. O simulado faz parte das ações concentradas de preparação para o exame que ocorre no próximo dia 26 de novembro de 2017.

 

Por: Aurelia Regina De Souza Honorato 15 de agosto de 2017 às 16:12
Compartilhar Comente