PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

PPGD e PPGDS promove aula aberta com o professor doutor João Pedro Schmidt

PPGD e PPGDS promove aula aberta com o professor doutor João Pedro Schmidt
Encontro abordou a temática "Políticas Públicas no Brasil 1930-2018: Tensões entre Welfare State e Estado Mínimo" (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Os Programas de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc promoveram, na última semana, uma ’aula aberta’ com o professor doutor João Pedro Schmidt, do PPGS da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Ele integra ainda a Rede Egrupe: FMP (Fundação Escola Superior do Ministério Público)/ Unesc, Unisc – Rede Brasileira de Pesquisa em Direito e Políticas Públicas).

A atividade com o tema: "Políticas Públicas no Brasil 1930-2018:  Tensões entre Welfare State E Estado Mínimo" foi realizada entre as disciplinas de Políticas Públicas e Participação Popular do PPGD e Políticas Públicas e Participação Democrática do PPGDS, ministradas pelos professores doutores Dimas Oliveira Estevam e Reginaldo de Souza Vieira.

Na ocasião o professor convidado contextualizou a temática a partir da abordagem histórica das políticas públicas no Brasil, mencionando as peculiaridades entre Welfare State e Estado mínimo. Na condução da exposição foram apresentadas as características gerais, bem como as ambiguidades e particularidades que giram em torno do tema, tendo em vista tratar-se de uma nova forma estatal apontada como própria onde os Estados apresentam como principal finalidade o bem-estar social.

“Assim, o Welfare State evidencia as suas características gerais a partir do crescimento da máquina estatal, aumento dos impostos, isto é, elevação da carga tributária, bem como despesas públicas tornando o Estado como um dos principais agentes econômicos de atuação ativa”, explica.

Nesse sentido, conforme Schmidt, o Estado passa a intervir no mercado com suas empresas estatais reconhecendo direitos assegurados em lei, mediante sistemas públicos de proteção social como, por exemplo, investimentos em educação, seguridade social e outros diversos mecanismos que objetivam a proteção social.

Ainda de acordo com o professor doutor, a característica tributária é uma das principais marcas do welfare state, haja vista o seu preceito condicional, ou seja, não haveria welfare state sem a elevação de impostos, pois a oferta de serviços públicos depende da elevação tributária. “Por fim, as questões ambíguas do welfare state merecem destaque, pois geram tensões a economia capitalista à medida que legitima outros mecanismos negociais. A lógica da solidariedade é responsável pela elevação dos bens sociais à condição de bens públicos no instante em que os retirou da condição mercantil ou filantropia ocasional”, destacou, ressaltando ainda a importância social do contexto eleitoral 2022, o qual acaba por representar um novo momento na tensão entre welfare state e estado mínimo podem ocasionar consequências que não se exaurem nos próximos quatro anos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de abril de 2022 às 11:36
Compartilhar Comente

Últimos dias das inscrições para mestrado e doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico na Unesc

Últimos dias das inscrições para mestrado e doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico na Unesc
PPGDS tem forte ligação com as demandas regionais (Foto: Arquivo) Mais imagens

Aos interessados em dar sequência a sua formação profissional e/ou atuar na área acadêmica e de pesquisa, a Unesc oferece o mestrado e o doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico. Com forte ligação com a realidade regional, o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) desenvolve suas atividades nas linhas de pesquisa “Trabalho e Organizações” e “Desenvolvimento e Gestão Social”. As inscrições para o processo seletivo podem ser  realizadas até 16 de março.

Os estudantes selecionados no processo seletivo para vagas remanescentes poderão escolher orientadores dentro dos temas como formação econômica e desenvolvimento regional; desenvolvimento rural e interfaces rural-urbano; relações de trabalho e processos de constituição de sujeitos em organizações rurais e urbanas, nas intersecções com gênero, classe social e geração; história e desenvolvimento regional; desempenho organizacional; representação e participação políticas; educação, políticas públicas e desenvolvimento; desenvolvimento local; inovação social; empreendedorismo; desenvolvimento agropecuário e cadeias logística, produtiva e de valor; gestão social e políticas sociais e finanças e estratégia.

A publicação dos nomes dos classificados ocorrerá dia 31 de março.

Saiba mais

Mestrado 

Doutorado

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de março de 2021 às 21:29
Compartilhar Comente

Unesc participa de reunião sobre o Plano de Desenvolvimento de Içara

Unesc participa de reunião sobre o Plano de Desenvolvimento de Içara
Cronograma foi apresentado nesta terça-feira (Foto: Lucas Lemos) Mais imagens

A Unesc está realizando o levantamento de dados para o Plano de Desenvolvimento de Içara e nesta terça-feira, participou da apresentação do cronograma de atividades à Acii (Associação Empresarial de Içara). Atualmente, o projeto já possui estatísticas econômicas, sociais e de infraestrutura oferecidas por órgãos oficiais compiladas e avançará ao estudo de tendências de sucesso até abril de 2020. O projeto já passou por duas fases e a terceira, a ser concluída até maio, é a elaboração das propostas.

A presidente da Acii, Adriana Mara de Oliveira, afirma que a entidade irá acompanhar de perto o aprofundamento dos dados, uma vez que o Plano de Desenvolvimento é fundamental para o município.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Brígido, a partir do próximo ano a apresentação será estendida para mais entidades com o propósito de identificar eixos, os projetos estruturantes necessários e ainda aumentar a captação de recursos.

“Será um trabalho em conjunto", afirma a professora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc e coordenadora do projeto, Melissa Watanabe. “O resultado será a construção de um projeto que tenha sustentabilidade a longo prazo”, complementa o professor do PPGDS, Silvio Padori de Oliveira Camilo.

*Com colaboração do assessor de imprensa da Acii, Lucas Lemos


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de dezembro de 2019 às 14:17
Compartilhar Comente

Discentes do PPGDS apresentam pesquisas na Semana de Ciência e Tecnologia

Com o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável", a X edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), teve intensa programação entre os dias 21 e 25 de outubro do ano corrente. Foram cinco dias de atividades que dinamizaram os espaços da Universidade, ampliando o diálogo científico e as relações entre instituição e comunidade.

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC, de caráter interdisciplinar, teve participação por meio de seu corpo docente e discente de forma colaborativa na organização do evento e possibilitou a socialização de diversos trabalhos apresentados por seus estudantes de mestrado e de doutorado.

As exposições nas modalidades oral ou pôster vincularam-se a eixos de ensino, pesquisa e extensão no âmbito de desenvolvimento social, político, econômico, integrando os princípios de sustentabilidade, experiências educativas, responsabilidade social e entre outras temáticas que se enquadram às linhas de pesquisas do PPGDS.

Confira alguns registros destes momentos.

Texto: Danieli Cristina de Souza (mestranda no PPGDS)

Por: Luciana Avila De Medeiros 30 de outubro de 2019 às 16:59
Compartilhar Comente (3)

Programas de Pós-Graduação da Unesc realizam disciplina em língua estrangeira

Programas de Pós-Graduação da Unesc realizam disciplina em língua estrangeira
Mais imagens

O PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc realizaram neste semestre uma disciplina diferenciada. Visando a internacionalização da Universidade e a ampliação do conhecimento, os programas ofertaram a disciplina “Estudos Preparatórios para Internacionalização” ministrada em inglês, para mestrandos e doutorandos.

Com uma proposta piloto integradora, a disciplina contou com a participação de pesquisadores convidados de universidades do Brasil e do exterior, que abordaram suas experiências e o funcionamento da rede internacional da pesquisa científica, bem como a importância do desenvolvimento de parcerias. A disciplina foi ministrada pelos professores Cinara Ludvig Gonçalves e Miguelangelo Gianezini, do PPGCS e PPGDS respectivamente.

Os acadêmicos conheceram habilidades e estratégias na comunicação de trabalhos científicos, receberam informações para confecção de currículos em língua inglesa e se prepararam para apresentação de dados científicos nas modalidades oral e pôster em congressos internacionais.

De acordo com Gianezini, o projeto visa atualizações para as próximas edições. “O desafio agora é aprimorar os resultados desta experiência, a fim de consolidar esta e outras disciplinas como opções diferenciadas para os mestrandos e doutorandos, bem como atrair acadêmicos dos demais PPGs e visitantes estrangeiros, fortalecendo a internacionalização da Universidade”.

Programas voltados para a internacionalização

O PPGCS já tem ofertado, nos últimos anos, a disciplina “Advanced Seminars”, totalmente em inglês.

Já o PPGDS teve recentemente também a experiência nas disciplinas “Políticas Públicas y Desarrollo Social en Latinoamerica” em espanhol e “Science and Development” em inglês. 

A disciplina Estudos Preparatórios para Internacionalização contou ainda com o apoio do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, que cedeu a Sala dos Municípios para a realização das aulas e videoconferências.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Luciana Avila De Medeiros 08 de outubro de 2019 às 14:26
Compartilhar Comente