PPGDS - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc

Co-fundador e CEO da Leadership Development International faz palestras gratuitas na Unesc
Mais imagens

Com ênfase na liderança de processos produtivos resoluções de conflitos, a Unesc irá receber nos dias 13 e 14 de agosto a palestra “A Sabedoria na Liderança dos Negócios: As emergências das experiências chinesas do Dr.Chan Kei Thong”, ministrada pelo próprio Thong. Aberta a comunidade externa e a forma de acesso é por meio de 1 kg de alimento não perecível.

Entre as pautas abordadas estão “A sabedoria da Liderança” e “O negócio como missão”. A palestra do dia 13 o público alvo são os Gestores de Empresas e Entidades e Gestores  e professores da Unesc. Além disso, Thong também palestrará para a gestores de escolas e secretários de educação, no dia 14 de agosto. Professores e gestores da Universidade estarão participando de todas as etapas que compõem o evento. Este é um passo à frente no processo de envolvimento de Professores e Gestores da Unesc neste novo ciclo de Inovação tecnológica de processos, produtos na universidade.

Conheça o palestrante

Dr. Thong é membro da equipe da Singapore Cru há 40 anos e co-fundador e CEO da LDi (Leadership Development International). Sob sua liderança na LDi, o empreendimento se tornou um dos sistemas mais influentes na educação internacional, com escolas espalhadas pela China e no Oriente Médio. O orçamento anual da empresa chega aos 35 milhões de dólares, empregando mais de 800 funcionários.

O palestrante possui Diploma Técnico da Singapore Polytechnic, Bacharel em Ciências em Administra pela Universidade de Nova York, Mestrado em Artes em Estudos Bíblicos pela Escola Internacional de Teologia, Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Califórnia e doutorado honorário da Trinity Western University. Atualmente ele ministra cursos on-line de liderança, por meio do programa de Mestrado em Artes em Liderança da Trinity Western University, além de orientar líderes da China e do Oriente Médio.

Veja a programação completa

13 de agosto - Para gestores de empresas e entidades e gestores e professores da Unesc

- 15 às 18 horas – A sabedoria da Liderança

- 19h30 às 21h30 – O negócio como missão

14 de agosto - Para gestores de escolas e secretários de educação, gestores e professores da Unesc

- 9 às 12 horas – A liderança nos processos educativos e a resolução de conflitos

- 14 às 17 horas – Princípios de liderança para a construção de comunidades

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 09 de agosto de 2019 às 09:04
Compartilhar Comente

DESCONTO 50% para matrícula em disciplinas isoladas 20192

DESCONTO 50% para matrícula em disciplinas isoladas 20192
Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico oferece aos interessados a possibilidade de cursar disciplina isolada. O processo para efetuar matrícula como aluno especial deve ser diretamente na Secretaria do PPGDS, Bloco da Biblioteca – Sala 15, no campus da UNESC.

 A Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que foi aprovada pela PROACAD, uma forma diferenciada do pagamento para cursar disciplinas isoladas nos cursos de Mestrado ou Doutorado da Unesc. Podendo o candidato optar em pagar agora, somente  50% do valor atual da disciplina, e caso ingresse em um destes cursos e solicite o aproveitamento integral do conteúdo da disciplina, pagará então os 50% restantes, conforme o valor vigente na data do aproveitamento.  

A matrícula em disciplinas isoladas é permitida a todos os diplomados em curso de graduação e fica limitada ao máximo de 03 (três) disciplinas com aproveitamento de até 02 (duas) disciplinas em caso de ingresso regular.  O aluno especial terá os mesmos critérios de avaliação e frequência destinados aos alunos regularmente matriculados. Os interessados devem ficar atentos ao período de matrícula, que será até 12 de agosto de 2019, com início das aulas a partir do dia 05/08/2019.

São necessários os seguintes documentos:

formulário de inscrição devidamente preenchido;
fotocópia do RG;
fotocópia do CPF;
fotocópia do Diploma de Graduação;
Curriculum Lattes, do CNPq, obtido na plataforma lattes no endereço http://lattes.cnpq.br

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431.2624, ou pelo e-mail ppgds@unesc.net

Por: Luciana Avila De Medeiros 08 de agosto de 2019 às 08:40
Compartilhar Comente

Defesa Pública de Dissertação: Luiz Messias de Souza Neto

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico convida a comunidade acadêmica para a Defesa Pública de Dissertação:

Título: “AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO SETOR DE VESTUÁRIO NO MUNICÍPIO DE CRICÍUMA NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS INDUSTRIAIS NACIONAIS(2003-2016)”.

Mestrando: Luiz Messias de Souza Neto

Presidente da banca e orientador: Prof. Dr. João Henrique Zanelatto

Coorientador: Prof. Dr. Miguelangelo Gianezini

Banca Examinadora:                                    

Prof. Dr. Maximiliano Camarda – Membro Externo (UNER)

Prof. Dr. Alcides Goularti Filho – Membro (UNESC)

Prof. Dr. Dimas de Oliveira Estevam – Membro Suplente (UNESC)

Data: 14/08/2019

Horário: 14h

Local: Bloco P Sala 201

RESUMO

A potencialidade de criação e evolução de empregos nas microempresas e empresas de pequeno porte vem sendo, ao longo dos anos, objeto amplamente observável na produção científica. Entretanto, tais aspectos costumam ser trabalhados em uma conjuntura mais focada em temas gerenciais e legais, sem contemplar o contexto político que proporcionou contornos para o desenho das microempresas e empresas de pequeno porte na atualidade. O tema central do presente estudo consiste em abranger as microempresas e as empresas de pequeno porte no contexto das políticas industriais. As políticas industriais visam ampliar a competitividade e têm como objetivo final impulsionar o crescimento econômico e o emprego, sendo um componente estratégico do fortalecimento industrial e uma parte fundamental no âmbito da política de desenvolvimento. Embora as políticas industriais sejam o pano de fundo para a realização de uma abordagem voltada para as microempresas e empresas de pequeno porte, foi indispensável refletir sobre as políticas industriais como elementos para o desenvolvimento socioeconômico. Foi verificada a existência de políticas industriais nacionais no período entre 1930 a 2016 e destacadas as políticas dos governos Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011) e Dilma Rousseff (2012- 2016). Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de constituição de microempresas e empresas de pequeno porte do setor de vestuário no município de Criciúma, com ênfase nos seguintes aspectos: políticas de governo para o setor de vestuário, perfil das microempresas e das empresas de pequeno porte, principais dificuldades para se manterem abertas e os efeitos gerados sobre o emprego formal. Constata-se que o Brasil vivencia atualmente um momento amplamente desfavorável nas questões envolvendo a geração de empregos e o aumento do desemprego, o qual é motivado sobretudo pelo agravamento e a continuidade das crises políticas e econômicas experimentadas no País. Como resultado, a análise revelou que a atenção do Estado para com os pequenos negócios não se mostrou suficiente para a diminuição da mortalidade das empresas e para o crescimento do emprego no setor estudado, muito embora também tenha apontado que o baixo nível de preparo dos pequenos empreendedores também colabore para este resultado. A pesquisa buscou contribuir também para ressaltar o potencial das microempresas e empresas de pequeno porte na criação de novas vagas de emprego, além de ressaltar a importância de políticas públicas adequadas à realidade desses negócios para o seu fortalecimento a fim de causarem impacto ainda mais expressivo no desenvolvimento socioeconômico.

Palavras-chave: Trabalho. Economia. Empreendedor.

Por: Luciana Avila De Medeiros 29 de julho de 2019 às 08:15
Compartilhar Comente

Matrículas em Disciplina Isolada PPGDS 2019/2

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico oferece aos interessados a possibilidade de cursar disciplina isolada. O processo para efetuar matrícula como aluno especial deve ser diretamente na Secretaria do PPGDS, Bloco da Biblioteca – Sala 15, no campus da UNESC.

A matrícula em disciplinas isoladas é permitida a todos os diplomados em curso de graduação e fica limitada ao máximo de 03 (três) disciplinas com aproveitamento de até 02 (duas) disciplinas em caso de ingresso regular.  O aluno especial terá os mesmos critérios de avaliação e frequência destinados aos alunos regularmente matriculados. Os interessados devem ficar atentos ao período de matrícula, que será até 12 de agosto de 2019, com início das aulas a partir do dia 05/08/2019.

São necessários os seguintes documentos:

formulário de inscrição devidamente preenchido;
fotocópia do RG;
fotocópia do CPF;
fotocópia do Diploma de Graduação;
Curriculum Lattes, do CNPq, obtido na plataforma lattes no endereço http://lattes.cnpq.br

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431.2624, ou pelo e-mail ppgds@unesc.net

Por: Luciana Avila De Medeiros 26 de julho de 2019 às 09:33
Compartilhar Comente

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES
Mais imagens

O VIII Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER), promovido pela Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (ANINTER-SH), já está recebendo trabalhos para comunicação oral. O evento ocorrerá em Maceió (AL), no Centro Universitário Tiradentes (UNIT), entre os dias 28/10 e 01/11, e o período para submissão de trabalhos permanecerá aberto até 12/08.

Nesta edição, por conta do atual cenário nacional das universidades, onde a validade e a necessidade da produção universitária e o papel dos investimentos em ciência estão em pauta – em especial, na área de humanidades – o CONINTER apresenta como tema: “CONHECIMENTO, TECNOLOGIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS: desafios do campo interdisciplinar em tempos de pós-verdade”.

O PPGDS da UNESC estará presente neste evento por meio da coordenação do grupo de pesquisa 20: “Sistema Judiciário, Desigualdades Étnicas e Raciais”. O grupo é coordenado pela professora Kelly Gianezini, do PPGDS, e pelo professor Carlos Alberto Lima de Almeida, do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Universidade Estácio de Sá.

Se você participa de grupos de pesquisa nessas áreas, já possui algum trabalho que se enquadra ao tema ou subtemas do CONINTER, ou se tem interesse em desenvolver estudos nessas temáticas, não perca a oportunidade de participar deste evento. É mais uma ótima oportunidade para você ampliar seu conhecimento e contribuir para com o crescimento do saber acadêmico.

Texto por:

Fernando Locks Machado (mestrando pelo PPGDS/UNESC)

Kelly Gianezini (PPGDS/UNESC)

Carlos Alberto Lima de Almeida (PPGD/UNESA)

Por: Luciana Avila De Medeiros 23 de julho de 2019 às 08:05
Compartilhar Comente