Biomedicina

Visita na clínica NuclearMed

Na última quinta-feira (06/06/19), os alunos da segunda fase da disciplina de Biofísica do curso de biomedicina da UNESC tiveram a oportunidade de visitar a clínica de medicina nuclear e imagem molecular, NuclearMed. A visita foi guiada pela Prof. Dra Gislaine Zilli Réus e pelo Biomédico e doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Airam Barbosa de Moura.
O objetivo da visita foi levar uma experiência diferenciada aos alunos sobre o uso da radiação em prol da saúde para diagnosticar e tratar patologias, bem como compreender o papel do biomédico imaginologista neste ramo.
 Recebidos pelo Dr. Marcos Domingos Rocha, médico nuclearista, os alunos aprenderam sobre o uso da radiação nuclear para fins de diagnóstico, como os exames de cintilografia, e para fins de tratamento, como a iodoterapia. Além disso, compreenderam a importância da radioproteção, preparo e uso de radiofármacos, a relevância da anamnese dos pacientes,  aquisição e processamento de imagens. 
Durante a visita os alunos puderam observar a infraestrutura e o funcionamento dos equipamentos de última geração utilizados para a realização dos exames.
O diagnóstico por imagem, imagenologia, é o estudo dos órgãos e sistemas do corpo humano através das diversas modalidades de exames de imagem, dentre as quais se destacam a radiologia, mamografia, ultrassonografia, densitometria óssea, tomografia computadorizada, ressonância magnética e medicina nuclear. O Biomédico habilitado em imagenologia pode trabalhar com todas essas modalidades.
 

Por: Jessica Paim Da Silva Peruchi 13 de junho de 2019 às 15:43
Compartilhar Comente

VISITA TÉCNICA NA ETE DA CASAN

No dia 05 de novembro de 2018, os acadêmicos da 7ª fase do Curso de Biomedicina, juntamente com a Professora Claudia Peluso Martins realizaram visita técnica na ETE da CASAN - Criciúma. O objetivo desta visita foi demonstrar o processo de tratamento de esgoto doméstico por meio da utilização de micro-organismos, corroborando com as teorias repassadas nas aulas de Microbiologia Ambiental.

Por: Jessica Paim Da Silva Peruchi 13 de novembro de 2018 às 11:52
Compartilhar Comente

Visita Escola estadual Padre Miguel Giacca

Visita Escola estadual Padre Miguel Giacca
Mais imagens

No último dia 8 de Outubro, a  Escola estadual Padre Miguel Giacca, localizada no bairro Rio Maina, recebeu os professores do Curso de Biomedicina para uma conversa onde foi abordado diferentes assuntos relacionados a profissão Biomédica. Tiverem presentes além dos professores Eduarda schultze e Emanuel de Souza, o professor Edson Uggioni, docente no curso e também no colégio, além das duas turmas de terceirão, com aproximadamente 50 alunos.
A iniciativa visa levar a biomedicina à toda comunidade, mostrando a importância e relevância do profissional biomédico para a sociedade.
#BiomedicinaUNESC
#BiomedicinaInTheWorld
 

Por: Jessica Paim Da Silva Peruchi 09 de outubro de 2018 às 16:59
Compartilhar Comente

Saída de campo - Aterro Sanitário em Urussanga

No dia 22/06/2018, a 3ª fase do Curso de Biomedicina visitou o Aterro Sanitário em Urussanga - SC em atividade conjunta das disciplinas de Biossegurança e Vigilância Sanitária e Saúde Coletiva orientados pelos Professores Claudia Peluso Martins e José Otávio Feltrin. Os acadêmicos puderam visualizar a gestão de resíduos sólidos e seus diversos impactos ao meio ambiente, saúde do trabalhador e saúde pública. A visita também teve por objetivo salientar a importância de um meio ambiente equilibrado para manutenção da saúde em suas diversas áreas.

Por: Jessica Paim Da Silva Peruchi 28 de junho de 2018 às 09:40
Compartilhar Comente

Visita a ETE(Estação de Tratamento de Efluentes) da Unesc

Visita a ETE(Estação de Tratamento de Efluentes) da Unesc
Mais imagens

No dia 26/03/2018 os acadêmicos das 7ª fase de Biomedicina visitaram a ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) da Unesc. Nesta visita os acadêmicos puderam visualizar na prática conteúdos transmitidos na teoria relacionados a disciplina de Microbiologia Ambiental. Efluentes tratados por meio de micro-organismos, aliando a questão de saúde ao meio ambiente. Processo esse, que poderá ser auxiliado pelas análises microbiológicas realizadas pelo Biomédico.

Por: Jessica Paim Da Silva Peruchi 02 de abril de 2018 às 13:41
Compartilhar Comente