Biomedicina

WORKSHOP DE INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS

O Curso de Biomedicina promoveu no último dia 23 de Abril mais um workshop, dessa vez com a temática "Interpretação de Exames Laboratoriais". O curso teve como ministrante o Professor Gustavo Menezes e foi um sucesso com suas inscrições esgotando em 48h.
A oficina contou também com a organização de acadêmicos da 8° fase juntamente com a Coordenação do Curso.
Foram abordados assuntos de diversas áreas dentro do diagnóstico laboratorial como: Hematologia, Imunologia, Bioquímica, Parasitologia, Líquidos, entre outros.
 

Por: Jessica Paim Da Silva Peruchi 10 de maio de 2018 às 11:53
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Biomedicina aprendem na prática com colegas técnicas de Hematologia Básica em Minicurso

Nos dias 23 e 26 de maio foi realizado o primeiro “Minicurso de Hematologia Básica”, supervisionado pela profª Ana Daniela e ministrado pelos acadêmicos da oitava fase Adson Pimentel, Amanda Varela, Angela Thomazi, Laura Dimer e Mariane Duarte. O minicurso surgiu de uma ideia dos próprios acadêmicos, movidos por experiências próprias, como ressalta a acadêmica Laura “nas fases iniciais não temos muito contato com o que realmente vamos fazer depois de formados e nem com as técnicas que são realizadas nas ações comunitárias. É uma oportunidade boa para eles e para nós também”.
Segundo a professora Ana Daniela, os acadêmicos demonstraram muita competência, tanto na organização quanto na execução do minicurso “O crédito é todo deles, que se mostraram bem preparados e prontos para o mercado de trabalho. Ações como essa demonstram o interesse e o comprometimento dos acadêmicos com a sua formação”.
    O minicurso abordou técnicas básicas de hematologia como coleta de sangue, confecção de lâminas, teste de coagulação, prova do laço e tipagem sanguínea. A oportunidade foi aprovada pelos acadêmicos
    “Achei o curso muito interessante e gostei muito das práticas realizadas. Futuramente, isso irá nos ajudar muito, principalmente na área da hematologia.” Marcos Jeremias de Souza, segunda fase.
    “Achei todo o curso muito interessante, os alunos nos ensinaram muito bem a lidar com cada procedimento. Particularmente, gostei muito da coleta de sangue. Todos os alunos são muito calmos e mostram como funcionam as técnicas.” Tayná Nichele, segunda fase.
    “O minicurso de Hematologia é ótimo! Aprendi a realizar tipagem sanguínea, a coletar sangue, a fazer a prova do laço. Os professores são ótimos e muito queridos. Eu amei.” Júlia Possamai, quinta fase.
    “Achei a iniciativa bem legal. Essa oportunidade é única e acho que deveriam ter mais cursos durante o semestre, pois muitos alunos gostariam de fazer e não havia mais vagas.” Heloísa de Medeiros, terceira fase.
    Além de produtivo para os alunos das diversas fases, o curso contribuiu para o crescimento dos acadêmicos que o ministraram
“Organizar esse curso foi desafiador. Poder apresentar essas metodologias para os alunos de forma didática e com pessoas no mesmo nível de idade que possam conversar e tirar dúvidas faz com que os alunos se sintam mais a vontade. Gostaria que esse minicurso perpetuasse com as próximas fases, pois o que fazemos hoje será reflexo neles amanhã.” Amanda Varela, oitava fase.
“Pra mim, que também sou acadêmico, e agora formando, foi uma experiência muito boa, pois conseguimos sanar algumas dúvidas dos nossos calouros e mostrar um pouco da vivência que temos. Estou me sentindo realizado!” Adson Pimentel, oitava fase.
“Foi bem tranquilo, gosto muito de falar em público, então para mim foi muito bom.” Angela Thomazi, oitava fase.

 

Por: Márcia Da Silva Natal 29 de maio de 2017 às 08:19
Compartilhar Comente