Biomedicina

VISITA TÉCNICA NA ETE DA CASAN

No dia 05 de novembro de 2018, os acadêmicos da 7ª fase do Curso de Biomedicina, juntamente com a Professora Claudia Peluso Martins realizaram visita técnica na ETE da CASAN - Criciúma. O objetivo desta visita foi demonstrar o processo de tratamento de esgoto doméstico por meio da utilização de micro-organismos, corroborando com as teorias repassadas nas aulas de Microbiologia Ambiental.

Por: Jessica Paim Da Silva Peruchi 13 de novembro de 2018 às 11:52
Compartilhar Comente

Professores e estudantes da Unesc participam de ação de cidadania em Criciúma

Professores e estudantes da Unesc participam de ação de cidadania em Criciúma
Atendimentos na área da saúde foram realizados neste sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O fim de semana de alunos e professores da Unesc foi marcado por mais uma oportunidade de interação com a comunidade regional. Durante a manhã e tarde deste sábado (10/11), representantes dos cursos de Enfermagem, BiomedicinaMedicina, Psicologia, Odontologia, Farmácia e Fisioterapia realizaram atendimentos e deram orientações para quem passou pela loja do supermercado Angeloni da Avenida Centenário. A ação teve o objetivo de levar inclusão social e fortalecimento da cidadania, além de disponibilizar serviços gratuitos e informações nas áreas de assistência, saúde, educação, cultura e lazer para a população.

A acadêmica da primeira fase de Medicina Lais Burato, afirma que se surpreendeu com a resposta da comunidade em sua primeira experiência em uma ação comunitária. “Eles foram muito receptivos e conseguimos passar várias orientações. Esse contato com a comunidade é muito importante e quero participar mais vezes. É um pouco do que vamos viver no nosso dia a dia profissional”, afirma a estudante.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, todos os finais de semana a Universidade participa em algum tipo de ação comunitária. “Essa parceria com o Sesc e Angeloni é muito produtiva não só para nossos alunos, mas para a contribuição que uma Universidade Comunitária como a nossa pode dar à região. As pessoas procuram muito o que nós oferecemos. A Universidade se tornou referência pelo seu comprometimento com a comunidade, pela formação de excelência e pelo protagonismo na região”, afirma.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, parcerias como as que resultam em ações como de sábado colaboram para o engrandecimento da participação da Unesc na comunidade. E os benefícios disso vêm para todos os envolvidos: do aluno que participa e agrega conhecimento para a sua formação profissional e cidadã até a pessoa que é atendida.

A iniciativa do Angeloni e do Sesc conta com a parceria de ONGs (Organizações Não-Governamentais) e empresas da região, da Unesc, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Famcri (Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente de Criciúma).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 10 de novembro de 2018 às 17:22
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica de Biomedicina debate inovações e tecnologias na área

Jornada Acadêmica de Biomedicina debate inovações e tecnologias na área
Evento ocorre nesta quinta e sexta-feira com palestrantes renomados na área (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Gerenciamento de carreira biomédica”, “Tecnologias aplicadas aos exames toxicológicos na Biomedicina”, “Nanotecnologia aplicada às Ciências Biomédicas” e “Biomedicina Estética” são alguns dos assuntos abordados na Unesc, nesta quinta e sexta-feira (8 e 9/11), durante a 4ª Jornada Acadêmica do curso de Biomedicina. O evento reúne professores, estudantes e profissionais em trocas de conhecimentos em oficinas, palestras e a 2ª Feira das Habilitações.

A abertura oficial da Jornada ocorreu, na tarde desta quinta-feira, com a palestra “A Prática Laboratorial da Imunologia e Biologia Molecular de Transplantes”, ministrada pela professora doutora e biomédica da Santa Casa de Porto Alegre, Aline Simas Gasparotto.

Aline ainda fez uma cronologia sobre os transplantes, dos primeiros até os dias atuais, linkando sempre com o trabalho da Biomedicina. “Os primeiros relatos de transplante ou algo parecido remontam à mitologia grega, à figura do Minotauro, um homem que tinha cabeça e cauda de touro, remetendo a um tipo de transplante. Na religião católica há os gêmeos Cosme e Damião, que em uma das figuras era retratada tentando ajudar um cristão que tinha problema na perna tentando implantar uma parte da perna de um homem que havia falecido naquele dia, e por isso, no dia 27 de setembro, que se celebra São Cosme e São Damião, é também o Dia Nacional do Doador", conta.

Abertura do evento

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, afirma que Biomedicina é um dos cursos de destaque no cenário da saúde e que tem formado profissionais diferenciados. “A Jornada é um momento de aprendizado, troca de experiências e construção de vínculos. Esses momentos, além da rede de conhecimentos que estabelece, se estabelece também a possibilidade de construção de vínculos com outras pessoas, e isso é essencial para uma Universidade Comunitária como a nossa". 

Na abertura da Jornada, os participantes receberam as boas-vindas do coordenador do curso de Biomedicina da Unesc, Emanuel de Souza, que falou da importância de eventos como a Jornada na formação de novos profissionais e ressaltou a participação dos acadêmicos na organização do evento.

A pró-reitora Acadêmica, Indiara Reynaud Toretti, afirma que é uma honra para a Universidade estar contribuindo para o fortalecimento da profissão e inserção dos profissionais no mercado de trabalho. “Aproveitem muito o evento, façam trocas e aproveitem a bagagem dos palestrantes”, sugere.

A presidente do Centro Acadêmico do curso, Maria Laura Cecconi, afirmou que é importante ver o envolvimento de todos na organização da Jornada.

O primeiro dia do evento contou ainda com a palestra “A transformação que Impulsiona a Qualidade nos Estabelecimentos de Saúde”, com a biomédica Beatriz Vendramini Garcia; uma roda de conversa sobre “O perfil e trajetória do biomédico egresso da Unesc”, com Guilherme Bianchini, Vitor Hugo Comin, Hemily Batista, Gabriele da Silveira Prestes, Juliane Francisconi Carvalho, Gustavo Mastella e Misleide Medeiros.

Feira das Habilitações

Com o objetivo de aproximar o acadêmico do dia a dia profissional e propor uma reflexão sobre as diversas possibilidades da Biomedicina, a Feira das Habilitações integrará acadêmicos de diversas fases da graduação em um dia para conversar e conhecer os caminhos do futuro egresso. “O biomédico é um profissional a serviço da saúde e suas áreas de atuação são muito abrangentes. A atividade tem o intuito de ampliar a divulgação das diferentes oportunidades de atuação e promover o pensamento sobre o mercado. Ao todo, o conselho regional reconhece 35 habilitações aos graduados”, explica o coordenador do curso da Unesc.

Saiba mais

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de novembro de 2018 às 17:50
Compartilhar Comente

Jornada Acadêmica de Biomedicina abordará o futuro da área e suas possibilidades

Jornada Acadêmica de Biomedicina abordará o futuro da área e suas possibilidades
Evento vai promover 15 trocas de conhecimentos em dois dias (Foto: Divulgação) Mais imagens

A 4ª Jornada Acadêmica do curso de Biomedicina promoverá conversas sobre mercado, inovação, tecnologias e possibilidades na área da saúde. Nos dias 8 e 9 de novembro o evento reunirá professores, estudantes e profissionais em 15 trocas de conhecimentos, entre oficinas, palestras e a 2ª Feira das Habilitações. O evento ocorrerá no Auditório Ruy Hülse e a palestra de abertura será ministrada às 14h30.

Em dois dias de evento, os participantes terão a oportunidade de aprender com profissionais e pesquisadores que são referência em todo o Brasil, como Aline Simas Gasparotto, biomédica da Santa Casa de Porto Alegre, e Raphael Rangel, do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação. “Além de encontros com especialistas teremos conversas com docentes (da Unesc) de grande experiência e muito conhecimento para ser compartilhado”, frisa o coordenador do curso da Universidade, Emanuel de Souza.

Contribuição por meio do conhecimento

A Jornada Acadêmica também abrirá as portas da Universidade para o compartilhamento do conhecimento. Os profissionais, pesquisadores e estudantes submeteram seus trabalhos e socializarão o desenvolvimento de suas pesquisas nas mais diversas áreas da saúde. Na modalidade e-poster os três trabalhos com melhor avaliação receberão menção honrosa.

Mercado de trabalho

Com o objetivo de aproximar o acadêmico do dia a dia profissional e propor uma reflexão sobre as diversas possibilidades da Biomedicina, a Feira das Habilitações integrará acadêmicos de diversas fases da graduação em um dia para conversar e conhecer os caminhos do futuro egresso. “O Biomédico é um profissional a serviço da saúde e suas áreas de atuação são muito abrangentes. A atividade tem o intuito de ampliar a divulgação das diferentes oportunidades de atuação e promover o pensamento sobre o mercado. Ao todo, o conselho regional reconhece 35 habilitações aos graduados”, explica o coordenador.

Conheça a programação

Inscrições

As vagas são limitadas e podem ser preenchidas até 6 de novembro. Para participar, o interessado deve entrar em contato com a coordenação do curso de Biomedicina, na sala 11 do Bloco S ou no telefone (48) 3431- 4523.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 01 de novembro de 2018 às 15:48
Compartilhar Comente

Ação comunitária no Bairro Santa Luzia

Nesta sexta-feira (19/10), professores e acadêmicos de cursos de saúde da Unesc estiveram no Centro Comunitário do Bairro Santa Luzia para realizar atendimentos para os moradores da região.

Das 9 horas às 16h30, o curso de Farmácia realizou aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea e prestou atendimento com a Farmácia Solidária. Biomedicina ofereceu serviços em tipagem e coagulação e Nutrição, com o projeto de culinária profissional e solidária.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa Unesc 

Por: Milena Spilere Nandi 19 de outubro de 2018 às 17:37
Compartilhar Comente