Biomedicina

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Projeto da Unesc ensina crianças do Bairro da Juventude aliando cultura e diversão

Projeto da Unesc ensina crianças do Bairro da Juventude aliando cultura e diversão
Alunos participaram de encontros com foco na saúde pessoal (Foto: Divulgação) Mais imagens

Por meio da cultura e da diversão, 210 crianças do Bairro da Juventude aprenderam sobre os cuidados com a saúde na Unesc. Foram quatro encontros com música, teatro, brincadeiras educativas e conversas, promovidas pelo projeto de extensão “Prevenção de doenças infecciosas e parasitárias”, em 2017. As atividades, orientadas pelos professores da Universidade, Cleonice Maria Michelon e Renan Antônio Ceretta, foram promovidas pelos alunos de Biomedicina, Medicina e Odontologia desde fevereiro de 2016, e serão encerradas em fevereiro de 2018.

Os encontros buscaram orientar as crianças, do 1º e 3º ano, sobre os meios de se prevenir contra doenças infecciosas e parasitárias presentes no dia a dia. As conversas foram divididas por temáticas.

Na primeira aula, os estudantes aprenderam sobre parasitas, como o carrapato, com teatro, música, brincadeiras lúdicas e uma oficina de higienização das mãos. 

No segundo dia de conversas, as crianças receberam conhecimentos sobre a prevenção do Aedes Aegypti. Após um teatro e uma caça ao tesouro, em busca dos focos dos mosquitos, eles reuniram os aprendizados para confecção de armadilhas contra o inseto.

O terceiro encontro foi sobre infecções respiratórias. A atividade propôs a montagem de um sistema respiratório gigante, em que os participantes entraram e tiveram a oportunidade de compreender melhor a anatomia e os mecanismos dos órgãos respiratórios.

Na última troca de conhecimento, os acadêmicos de Odontologia levaram informações sobre higiene e saúde bucal, com a realização do CPO-d (contabilização de dentes cariados, perdidos e restaurados) e orientações sobre escovação e o uso de fio dental.  Após a atividade foram doados kits de higienização bucal, disponibilizados pela prefeitura de Criciúma

 A coordenadora do projeto, Cleonice Maria Michelon, comenta que o conhecimento vai além dos encontros com os estudantes. “Os benefícios se estendem também aos educadores, que tiveram a possibilidade de vivenciar diferentes metodologias de abordagem sobre o tema, podendo compartilha-los com outras turmas. As informações também vão além dos muros da Instituição, uma vez que o conhecimento construído pelos participantes será transmitido aos familiares e amigos, refletindo em melhorias para a sociedade”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

15 de janeiro de 2018 às 18:11
Compartilhar Comente

Biomedicina levanta o troféu do 7º Campeonato Intercursos de Futsal Feminino

Biomedicina levanta o troféu do 7º Campeonato Intercursos de Futsal Feminino
Final ocorreu na noite desta terça-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

A bola rolou para a final do 7º Campeonato Intercursos de Futsal Feminino Unesc/DCE e as meninas de Biomedicina levantaram o troféu de campeãs. Elas venceram a equipe Sem Licença (Engenharia Ambiental e Sanitária) por 3 a 1 na noite desta terça-feira (5/12) e conquistaram a competição de forma invicta.

Ao todo, seis equipes começaram o campeonato, que ocorreu desde setembro. Quem acompanhou as partidas pode ver fortes ataques em campo. As redes foram balançadas 49 vezes nos 11 jogos. O pódio da competição foi completado pelo time Contábeis City F.C.

Destaques

A artilharia da competição ficou com a acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária, Nathalia Farias, que balançou as redes 13 vezes. Na defesa, a goleira menos vazada foi a aluna de Fisioterapia, Daiane Bortolotto, com uma média de 1,33 gols tomados por partida.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

07 de dezembro de 2017 às 17:37
Compartilhar Comente

Egressa do Curso Visita alunos da 7° fase, durante a disciplina de Biomedicina Estética

Egressa do Curso Visita alunos da 7° fase, durante a disciplina de Biomedicina Estética
Mais imagens

"No dia 31 de outubro de 2017, a Biomédica Esteta Mariana Dal Molin Plotegher, egressa do curso de Biomedicina da UNESC,  ministrou uma palestra para os acadêmicos da 7ª fase do curso sobre procedimentos minimamente invasivos e mercado de trabalho na área da estética.
Segundo a professora da disciplina de Introdução à Biomedicina Estética Cecília Guglielmi Inácio, Mariana abordou os principais procedimentos procurados para o rejuvenescimento facial, procedimentos para adiposidade e fibroedema gelóide.
Dentre os recursos apresentados aos acadêmicos, a biomédica explorou a utilização da toxina botulínica, intradermoterapia, preenchimento com ácido hialurônico e procedimento estético injetável em microvasos, conhecido com PEIM.
Mariana relatou a importância da atualização constante através de cursos de formação e especialização, visto que o mercado de trabalho nesta área é bastante competitivo, tornando-se necessário que o profissional seja qualificado e habilitado para tal atuação".
 

Postado por: Jessica Paim Da Silva Peruchi 01 de novembro de 2017 às 16:09
Compartilhar Comente

Biomedicina/UNESC na "Feira das Profissões" do Colégio São Bento

No último dia 30, o Curso de Biomedicina da UNESC foi convidado a participar da feira das profissões, no Colégio São Bento, em Criciúma-SC, para que pudessem mostrar um pouco mais do profissional Biomédico e suas competências.
"É sempre uma satisfação enorme fazer esse contato direto com alunos que estão ansiosos pela escolha certa do Curso e profissão que irão seguir", comentou o Coordenador do Curso, Professor Emanuel. 
#EscolhaUNESC
#BiomedicinaUNESC
#BiomeDominandoOMundo 🚀
📚 👨 ‍ 🔬 💉

 

 

Postado por: Jessica Paim Da Silva Peruchi 21 de setembro de 2017 às 16:07
Compartilhar Comente

Universidade e Sindicato dos Motoristas estudam ações conjuntas

Universidade e Sindicato dos Motoristas estudam ações conjuntas
Representantes do Sintracril estiveram na Unesc nesta terça-feira (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade recebeu na noite desta terça-feira (19/9) a visita de representantes do Sintracril (Sindicato dos Condutores de Veículos e Trabalhadores em Transportes Rodoviários de  Cargas e Passageiros de Criciúma e Região). Durante o encontro na Reitoria, foi debatido parcerias e ações entre Universidade e Sindicato na área da saúde.

“Para a Unesc é muito interessante estabelecer uma parceria com o Sindicato dos Motoristas. Isso reforça o caráter comunitário da nossa Univeridade”, afirmou a reitora Luciane Ceretta.

Participara também da reunião a pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim e o coordenador do curso de Biomedicina, Emanuel de Souza.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 19 de setembro de 2017 às 19:19
Compartilhar Comente