Nossas Águas: Envolvimento e Cidadania

3° Encontro EEB Abílio César Borges

Em 08 de novembro, ocorreu o terceiro encontro na escola EEB Abílio César Borges em Nova Veneza, com a turma do 4° ano, das professoras Andréia Ferro e Fatima Antonia Frassetto Baldessa, foi realizada uma saída de campo para que os alunos pudessem visualizar as condições do trecho do rio Mãe Luzia que cruza a rua Cônego Miguel Giacca, no centro da cidade. Eles anotaram os aspectos visualizados e irão espacializar o que observaram em desenho. Neste encontro teve-se a participação da professora Yasmine de Moura da Cunha e da acadêmica de Ciências Biológicas, Amélia Stefani Machado, bolsista do projeto. 

Por: Marcia Augusta Canegoski 11 de novembro de 2019 às 11:57
Compartilhar Comente

2° Encontro EEB Abílio César Borges

O segundo encontro na escola EEB Abílio César Borges em Nova Veneza, com a turma do 4° ano, das professoras Andréia Ferro Fatima Antonia e Frassetto Baldessa, ocorreu em 01 de novembro. Neste encontro foram abordados aspectos sobre a importância da água, seus usos, poluição, rios, bacia hidrográfica, a bacia do rio Araranguá a e a sub bacia do rio Mãe Luzia, o que é e o que faz um comitê de bacia e o Comitê Araranguá. As atividades foram conduzidas pela professora Yasmine de Moura da Cunha e pela engenheira ambiental, técnica em recursos hídricos da AGUAR, Michele Pereira da Silva. 

Por: Marcia Augusta Canegoski 11 de novembro de 2019 às 11:36
Compartilhar Comente

Poster na X SCT

Apresentação no dia 22/10 de pôster com relato em andamento pelas primeiras bolsistas do projeto de extensão “Educação Ambiental para a Gestão das Águas: participação social na gestão de recursos hídricos na bacia do rio Araranguá”, Paola Magnus Carvalho e Ingridi Lumertz.

08 de novembro de 2019 às 10:24
Compartilhar Comente

Palestra na X SCT: “Você sabe o que é extensão?”

Como atividade formativa do projeto de extensão “Educação Ambiental para a Gestão das Águas: participação social na gestão de recursos hídricos na bacia do rio Araranguá”, a bolsista do projeto e acadêmica do curso de Ciências Biológicas, Amélia Stefani Machado, participou da palestra realizada no dia 25/10 com o tema “Você sabe o que é extensão?” na X Semana de Ciências e Tecnologia da UNESC. A palestra teve como objetivo colocar os presentes a par do que que é um projeto de extensão e qual a sua ligação/função com a comunidade. Com dinâmicas foi possível captar o conhecimento que cada um tinha sobre extensão, nivelando e ressaltando pontos importantes dessa ligação. Como todos os participantes da palestra eram bolsistas de extensão, foi realizada uma roda de conversa onde todos falaram um pouco sobre cada projeto.

08 de novembro de 2019 às 10:23
Compartilhar Comente

Minicurso na X SCT: Recuperação e Restauração de Áreas Degradadas

X Semana de Ciências e Tecnologia da UNESC ofertou várias opções de palestras e minicursos abrangendo muitas áreas do conhecimento. Como atividade formativa do projeto de extensão “Educação Ambiental para a Gestão das Águas: participação social na gestão de recursos hídricos na bacia do rio Araranguá”, a bolsista do projeto e acadêmica do curso de Ciências Biológicas, Amélia Stefani Machado, participou de alguns desses momentos. Sua primeira participação ocorreu no dia 22/10 às 8h00, no minicurso com o tema “Recuperação e Restauração de Áreas Degradadas: Conceito, métodos e aplicação” ministrado pelo professor Dr. Carlyle Bezerra. Associado à parte teórica foi reservado um dia para saída a campo. Como destino: as áreas de mineração que ainda não foram recuperadas, as que já estão em processo de recuperação e as demais áreas ao entorno que já se encontram contaminadas pelos resíduos e rejeitos. Foi enfocada a situação em que se encontram os recursos hídricos.

08 de novembro de 2019 às 10:22
Compartilhar Comente