Nossas Águas: Envolvimento e Cidadania

1° Encontro EEB Abílio César Borges

Esse foi o primeiro encontro dos quatro propostos para acontecerem até final do ano na escola EEB Abílio César Borges em Nova Veneza. A primeira oficina realizada com a turma do 4° ano, da professora Andréia Ferro, teve como temática os recursos hídricos, voltando a atenção para a situação dos recursos hídricos na bacia do rio Araranguá e sub bacia do rio Mãe Luzia, utilizando dinâmicas sobre a água, seu uso e ciclo hidrológico. Neste encontro teve-se a participação das professoras Yasmine de Moura da Cunha, Ledina Lentz Pereira e da bolsista, acadêmica de Ciências Biológicas, Amélia Stefani Machado, integrantes do projeto de extensão da UNESC “Educação Ambiental para a Gestão das Águas: participação social na gestão de recursos hídricos na bacia do rio Araranguá”. 

08 de novembro de 2019 às 07:57
Compartilhar Comente

Capacitação sobre “Outorga pelo uso da Água”

O evento aconteceu no dia 23 de agosto de 2019 pelo Comitê da bacia do rio Araranguá e afluentes catarinenses do rio Mampituba, e contou com a participação dos acadêmicos de Ciências Biológicas da UNESC e também bolsistas do projeto de extensão “Educação Ambiental para Gestão das Águas: participação social na gestão de recursos hídricos na bacia do rio Araranguá” que tem como coordenadora a professora do curso de Geografia Yasmine de Moura da Cunha. A capacitação foi uma oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre a área de possível atuação dos futuros biólogos, e também para utilizarem o conhecimento no minicurso da Semana Acadêmica de Ciências Biológicas da UNESC.

08 de novembro de 2019 às 07:55
Compartilhar Comente

III Diálogo Entre Bacias

O projeto de extensão da UNESC “Educação Ambiental para Gestão das Águas: participação social na gestão de recursos hídricos na bacia do rio Araranguá” participou como apoio ao fortalecimento dos comitês no 3º Diálogo Entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense no dia 7 de agosto, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). O 3º Diálogo realizado reforçou a necessidade pelo Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba e do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, de envolvimento de todos os diferentes segmentos da sociedade, em prol de uma melhor e mais eficiente gestão da água e de saneamento e sua realização. O evento contou também com o apoio da Associação de Proteção da Bacia do rio Araranguá (AGUAR), da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).

08 de novembro de 2019 às 07:37
Compartilhar Comente

Ações do Comitê Araranguá para o dia da árvore!

Em datas como esta quarta-feira, 21 de setembro e Dia da Árvore em todo o Brasil, torna-se ainda mais importante reforçar a necessidade de preservação do meio ambiente. Por este motivo, o Comitê da Bacia do Rio Araranguá tem realizado ações desde a última semana, com objetivo de promover, na região, o replantio deste bem tão precioso.
Nesta terça-feira, 20, por exemplo, em torno de 60 alunos da Escola de Educação Básica Abílio Cesar Borges, de Nova Veneza, receberam mudas e uma aula de educação ambiental. “As árvores garantem o equilíbrio da natureza, regulando o clima, protegendo os solos, ajudando no desenvolvimento da fauna e permitindo a pureza das águas. Por isso é importante debater sobre o assunto, conscientizando-os da contribuição de cada um para mantermos o sistema ecológico do planeta Terra”, ressalta a diretora da instituição, Solange Brogni Destro.
O presidente do Comitê, Sérgio Marini, acrescenta que essas ações, com participação intensa de estudantes e professores, visam propagar ainda mais os ensinamentos sobre preservação ambiental. “Ainda mais quando percebemos que os alunos ficam interessados pelo assunto, como foi o caso das escolas que visitamos desde a semana passada. Eles aprendem e depois vão repassando as boas práticas para colegas, pais e familiares”, completa.
Participaram do encontro, também, a consultora do Comitê e engenheira ambiental, Michele Pereira da Silva; e a presidente do Fórum pela Despoluição do Rio Mãe Luzia, professora Mirian da Conceição.

Confira mais ações pormovidas pelo Comitê Araranguá emcomitebaciaararangua.blogspot.com.br/

Por: Ricardo Michels 08 de novembro de 2019 às 08:00
Compartilhar Comente