PPGCEM - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais

Professor doutor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo concede palestra no primeiro dia do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc

Professor doutor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo concede palestra no primeiro dia do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc
Manuel Ribeiro é uma das maiores referências do mundo no campo da Engenharia de Materiais (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

O primeiro dia do 2º Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc recebeu o professor doutor Manuel Ribeiro, pesquisador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo de Portugal. Organizado pelo PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais), o evento virtual tem programação de três dias, e reúne importantes nomes da pesquisa e da docencia. Nesta terça-feira (28/7) a mediação do dia foi feita pelo professor doutor da Unesc Fabiano Raupp Pereira.

O vice-coordenador do PPGCEM, Eduardo Junca, avaliou o evento como uma oportunidade para enriquecer a discussão sobre o tema “Polímeros e Meio Ambiente”, de grande importância para todo o mundo. “Temos participantes do Brasil e de outros países para acompanhar um importante diálogo sobre este tema de fundamental para a sociedade”, afirmou. 

Em sua fala, o professor doutor Oscar Montedo,  pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, lembrou a importância deste evento para o Programa de Pós-Graduação da Universidade. “É uma temática que está conectada às linhas de pesquisa de nosso Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, refletindo em importante conhecimentos e que consequentemente veremos frutos no futuro”, afirmou. 

Palestra de abertura


O professor doutor Manuel Ribeiro iniciou os trabalhos do Simpósio com a palestra “Os materiais e a sua Sustentabilidade – Energia Incorporada e Pegada de Carbono como Métricas de Eco-auditorias”. “É um tema que trabalho há muitos anos em nossas linhas de pesquisa. Hoje trouxe reflexões baseadas nos resultados destes estudos, abordando questões percebidas no dia a dia do desenvolvimento destes projetos e até casos que valem ser lembrados”, explicou.

Ribeiro também falou pontos relacionados a ecologia, matéria prima e tecnologia. A troca de conhecimentos foi acompanhada por mais de 150 espectadores, conectados de todo o mundo. Após as considerações do professor, o público teve a oportunidade de interagir, propondo pontos de abordagem e fazendo questionamentos. 

Programação

Quarta-feira (29/07)


A partir das 19 horas a professora doutora Ruth Marlene Campomanes Santana, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), fala sobre “Polímeros e Meio Ambiente”. A mediação será realizada pelo professor doutor da Unesc Matheus Vinicius Gregory Zimmermann. 

Quinta-feira (30/07)

No último dia de evento, a partir das 19 horas, o professor doutor Elson Longo da Silva, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) aborda “os “Novos caminhos para eliminação do coronavírus”. O momento é conduzido pela professora doutora da Unesc Sabrina Arcaro.

Saiba mais e participe 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 19:04
Compartilhar Comente

Em meio à pandemia, Unesc inicia defesas de mestrado com o uso da tecnologia

Em meio à pandemia, Unesc inicia defesas de mestrado com o uso da tecnologia
Mestranda transmitiu sua apresentação de Tubarão. Já os integrantes da banca acompanharam de Florianópolis e Criciúma Mais imagens

A dissertação de mestrado da aluna Sara Medeiros dos Santos Pizzato reafirmou a consolidação da tecnologia na produção de conhecimentos. De Tubarão, via Google Meet na manhã desta quinta-feira (9/4), ela defendeu seu trabalho diante da banca de forma virtual, a primeira das 94 apresentações na história do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais). O momento, que será repetido por outros mestrandos ao longo da semana, foi motivado pelo isolamento social da pandemia Covid - 19. 

Durante defesa, a banca avaliadora se fez presente de lugares diferentes de Santa Catarina. Os professores doutores Antonio Pedro Novaes de Oliveira, do PGMAT (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais) e Fabiano Raupp-Pereira, do PPGCEM, acompanharam a apresentação de Florianópolis. Já a professora doutora Kétner Bendo Demétrio, também do Programa da Unesc, avaliou de Criciúma.

Na experiência, segundo Sara, o uso da ferramenta digital atendeu suas expectativas e foi eficaz, facilitando a transmissão de informação. “Me senti confortável na apresentação e em nenhum momento tive qualquer dificuldade ou limitação. A apresentação atingiu um grande número de participantes, demonstrando aceitação positiva e praticidade do uso desta plataforma”, comentou.

Durante as considerações da banca, 25 presenças foram registradas. De acordo com o orientador do projeto e professor doutor da Unesc, Oscar Montedo, o número é significativo. Diante deste resultado positivo, a dinâmica deve ser mais recorrente mesmo após a pandemia. “Assim, remotamente, é possível se permitir a participação de integrantes externos da banca de elevada qualificação em qualquer lugar do planeta. Por vezes, a reunião de todos fica difícil em um mesmo dia e horário. Portanto, este mecanismo deverá se tornar cada vez mais frequente, sobretudo porque a tecnologia disponível está evoluindo bastante”, afirmou. 

Para a participação do público externo, o orientador também destaca que o conhecimento toma uma forma mais acessível. “Sem dúvida este mecanismo é mais inclusivo, pois além da distância, que às vezes dificulta a presença, tem a questão dos horários e compromissos. Na defesa da Sara já estamos percebendo que vários alunos conhecidos e que estão participando em um momento que presencialmente poderiam ter mais dificuldades”, destaca.

A proposta 

Intitulado “Desempenho de placas cerâmicas porosas obtidas a partir de resíduo de beneficiamento de basalto e lama de cal para emprego em fachada ventilada”, o estudo insere

a matéria prima no processamento de um produto cerâmico. A partir das análises, os resíduos confirmaram a potencialidade de substituição das matérias-primas comerciais convencionais, diminuindo o custo do material e por consequência os gastos finais. Com a incorporação de lama de cal na formulação, foi obtido a porosidade esperada, proporcionando ao material leveza e conforto térmico.

O trabalho foi dividido em quatro etapas, por meio da caracterização dos resíduos, formulação das massas cerâmicas, definição da melhor formulação e uma avaliação de desempenho dos experimentos. “É um estudo importante, com elementos significativos e de muito valor para a área”, destacou Oliveira.

Segundo Montedo, a conclusão do trabalho tem méritos e contribui para a interdisciplinaridade na Universidade “A sara tem formação em Arquitetura e Urbanismo, uma área que se distingue da Engenharia de Materiais. Desde o início, sempre buscou o conhecimento com comprometimento e uma atitude crítica, o que tem grande importância. Ela não se preocupou em fazer um trabalho de menor tamanho, e sim buscou a excelência na sua produção. Ficamos absolutamente felizes com o resultado obtido”, enalteceu Montedo. 

Sara também foi orientada pelo professor doutor Eduardo Junca. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de abril de 2020 às 14:04
Compartilhar Comente

Professor da Unesc ministra palestra na Irlanda

Professor da Unesc ministra palestra na Irlanda
Tiago Frizon falou sobre um projeto do Programa Ciência sem Fronteiras (Foto: Divulgação) Mais imagens

O professor Tiago Frizon representou a Unesc na Universidade Royal College of Surgeons, em Dublin, na Irlanda. Ele ministrou uma palestra na última quinta-feira (30/7), divulgando um projeto do Programa Ciência Sem Fronteiras realizado pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), em parceria com o PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais). A pesquisa é voltada para a avaliação de substâncias antiinflamatórias.

O projeto do Programa Ciência Sem Fronteiras é coordenado pela professora do PPGCA (Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais) da Unesc Patrícia de Aguiar Amaral e conta com a participação de Tiago Frizon e do professor da RCSI (Royal College of Sugeons in Ireland – Pharmaceutical e Medicinal Chemistry) James Barlow.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Luana Mello 31 de julho de 2015 às 16:28
Compartilhar Comente