Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante

Inscrições abertas para estudar na Unesc com bolsa de 100% pelo ProUni

Inscrições abertas para estudar na Unesc com bolsa de 100% pelo ProUni
Universidade oferece 74 vagas para o primeiro semestre de 2018 (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os interessados em estudar na Unesc com bolsa, podem participar do processo seletivo para o ProUni. As inscrições ocorrem de terça a quinta-feira (6 a 9/2) e os candidatos devem preencher a ficha no site. Serão ofertadas 74 bolsas de 100% nos diversos cursos da Universidade no primeiro semestre de 2018.

A coordenadora da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante) da Unesc, Janaína Vitório, comenta que entre os requisitos para concorrer à bolsa está não possuir diploma de curso superior, ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2017, com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero. É necessário ainda comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa e que o candidato tenha estudado em escola pública ou particular com 100% de bolsa.

Janaína comenta que por ser um programa do Governo Federal, a quantidade de bolsas é definida pelo Ministério da Educação. “O cálculo realizado pelo MEC define o número de vagas conforme o número de bolsas já oferecidas, tanto ProUni quanto bolsas próprias da Instituições de Ensino Superior. O MEC entende que a Unesc já tem uma quantidade considerável de bolsas sendo usufruídas no momento”, explica.

Confira o cronograma

Inscrições: 6 a 9 de fevereiro
Divulgação dos pré-selecionados na primeira chamada: 14 de fevereiro
Entrevista na CPAE – avaliação de documentos para a primeira chamada:  15 a 23 de fevereiro
Divulgação dos pré-selecionados na segunda chamada: 2 de março
Entrevista na CPAE – avaliação de documentos para a segunda chamada: 2 a 9 de março
Lista de espera – período para manifestar interesse no site ProUni: 16 a 19 de março
Divulgação dos inscritos em lista de espera: 20 de março
Entrevista na CPAE – avaliação de documentos dos candidatos em lista de espera: 21 a 22 de março
Resultado dos aprovados em lista de espera: 29 de março

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de fevereiro de 2018 às 12:52
Compartilhar Comente

A Centac abriu no sábado e a Karol aproveitou pra vir fazer a matrícula

A Centac abriu no sábado e a Karol aproveitou pra vir fazer a matrícula
Ela vai ingressar no curso de Direito em agosto (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A paixão pela segurança pública nasceu na caloura Karol Correia quando ela começou a atuar como segurança em festas noturnas. Desde então, Karol abriu os olhos para o mundo do Direito, “Quero ser delegada”, afirmou a caloura. Ela foi uma das pessoas a aproveitar que a Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), estava aberta no sábado pra fazer a matrícula. “Esse é o único dia da semana que posso fazer tudo mais tranquila”, contou.

Serão dois sábados seguidos que a Centac e a CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante) estarão abertas. O intuito é ser uma garantia para aqueles que só tem esse dia livre, assim como a Karol. O atendimento ocorre das 9 às 13 horas, para matrículas, negociação de mensalidade, inscrição no segundo período do SIM (Sistema de Ingresso por Mérito) e solicitação de documentos. E para quem quer participar dos processos seletivos para obtenção de bolsas, a CPAE também estará de portas abertas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 16 de julho de 2016 às 11:27
Compartilhar Comente

Últimos dias das inscrições para ingresso pelo histórico escolar

Últimos dias das inscrições para ingresso pelo histórico escolar
Primeira etapa do processo seletivo encerra dia 27 de junho (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os interessados em iniciar um curso superior na Unesc ainda este ano devem ficar atentos. As inscrições para o processo seletivo pela análise do histórico escolar encerram na próxima segunda-feira (27/6). São mais de 30 cursos presenciais e a distância nas áreas da saúde, engenharia, tecnologia, sociais aplicadas e educação para escolher, com ingresso na primeira ou em diversas fases já no segundo semestre letivo. Os classificados podem ainda ser beneficiados com bolsas de estudo de até 100% ou financiar até 50% do curso.

Em qualquer escolha, o candidato que tiver renda per capita familiar de até dois salários mínimos e meio, pode ser beneficiado com bolsa de 20%, pelo Nossa Bolsa

Já pelo Nossa Bolsa Licenciatura, o calouro com renda per capita familiar de até três salários mínimos pode receber bolsas de 50%, e o estudante que possuir renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio pode ser beneficiado com bolsa de 100% para os cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Letras (Língua Portuguesa), Matemática e Pedagogia no período vespertino.

Descontos

Os alunos com 50 anos ou mais, receberão descontos de 30% no decorrer do curso, com acréscimo 1,5% a cada semestre concluído. Egressos da Unesc que quiserem fazer a segunda habilitação – em Licenciatura ou Bacharelado – ganham descontos de 30% em toda a graduação e os que pretendem o segundo curso superior, desconto de 20%. Profissionais formados por outras instituições que ingressarem para fazer a segunda graduação na Universidade recebem benefício de 10%.

Unesc Financia


O estudante interessado em financiar até 50% do curso pode optar pelo Unesc Financia na hora da inscrição para o ingresso na Unesc. Ele não poderá estar matriculado em nenhum curso de graduação. A modalidade de pagamento possibilita que o estudante quite o financiamento no mesmo prazo em que utilizou – em um curso de quatro anos, o acadêmico terá quatro anos após concluir a graduação para quitar os valores.

Saiba mais

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de junho de 2016 às 16:08
Compartilhar Comente

Alunos Unesc podem estudar com bolsa de 100% pelo Prouni

Alunos Unesc podem estudar com bolsa de 100% pelo Prouni
Inscrições para o processo seletivo iniciam nesta terça-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os interessados em participar do processo seletivo do Prouni (Programa Universidade para Todos), para concorrer a bolsas de estudo de 100% nos diversos cursos da Unesc, devem ficar atentos, porque as inscrições ocorrem apenas de terça a sexta-feira (7 a 10/6) no site www.siteprouni.mec.gov.br . Para o segundo semestre de 2016, a Universidade oferece 109 vagas. Os alunos beneficiados receberão a bolsa durante todo o curso, tendo apenas que renovar o benefício a cada semestre.

O processo seletivo ocorre em duas chamadas. Os nomes dos candidatos pré-selecionados serão divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) no dia 13 de junho. Eles deverão passar pela entrevista e comprovar seus dados junto a CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante da Unesc), localizada no campus da Unesc, até o dia 20 de junho.

A lista dos pré-selecionados em segunda chamada será divulgada em 27 de junho e os estudantes têm até 1º de julho para comprovar as informações e passar pela entrevista na CPAE.

As bolsas não ocupadas na primeira e segunda chamada serão disponibilizadas aos estudantes que manifestarem interesse na Lista de Espera, na página do Prouni www.siteprouni.mec.gov.br, no período de 8 a 11 de julho. O resultado da Lista de Espera sai no dia 14 de julho. Todos os candidatos que manifestarem interesse na Lista de Espera devem ir até a CPAE da Unesc para entregar a documentação que comprove as informações que constam na ficha de inscrição.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 06 de junho de 2016 às 14:34
Compartilhar Comente

Lideranças de Bairros conhecem oportunidades de bolsas de estudo e financiamentos

Lideranças de Bairros conhecem oportunidades de bolsas de estudo e financiamentos
Processos seletivos estão abertos até 4 de março (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Presidentes de Associações de Bairro de Criciúma estiveram na Unesc na noite desta quarta-feira (24/2), para conhecerem melhor as oportunidades de bolsas de estudo e financiamentos disponibilizados para calouros e veteranos da Instituição.

Eles receberam as boas-vindas da pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, que afirmou que a Instituição está aberta a toda a comunidade. “A Unesc é uma Universidade Comunitária, é de todos. Aqui há várias possibilidades, desde o ensino até o atendimento em saúde e jurídico. Queremos que vocês passem isso para os moradores dos seus Bairros. Essa mensagem de que temos várias oportunidades para que as pessoas realizem o desejo de fazer um curso superior, seja com bolsa ou financiamento”, comentou.

A coordenadora da CPAE (Coordenaria de Políticas de Atenção ao Estudante), Janaína Vitório, e a assistente social Lutiele Ghellere, explicaram como funciona o processo seletivo para as bolsas de estudo e para o Unesc Financia, o financiamento próprio da Universidade. O encontro teve ainda a participação da supervisora dos Programas de Relacionamento da Unesc, Camila Batanolli.

O secretário da UABC (União das Associações de Bairro de Criciúma), Eduardo Pereira, aprovou a iniciativa da Universidade de conversar com as lideranças de Bairro para mostrar as possibilidades aos moradores. “Muitas vezes os jovens querem fazer um curso superior mas desistem porque não têm condições, mas não sabem que eles podem conseguir por meio de bolsas. O estudo é importante para que se tenha melhores perspectivas de vida. Às vezes essa pessoa consegue, por meio do estudo, mudar a realidade de toda a família”.

Saiba mais sobre essas oportunidades

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de fevereiro de 2016 às 21:48
Compartilhar Comente