Enfermagem

Roda de Conversa - Assistência Integral a População em Situação de Rua

O Curso de Enfermagem da Unesc protagonizou na noite de terça feira dia 02/10 uma roda de conversa relacionada a assistência integral a população em situação de rua.  

A atividade faz parte da disciplina de Integralidade e Saúde Coletiva IV, vinculada a 5 fase do curso de enfermagem e que tem como objetivo oportunizar o desenvolvimento de competências profissionais para atuação na Atenção Primária à Saúde. 

O encontro foi coordenado pelos profs responsáveis pela disciplina e equipe que presta assistência a população em situação de rua do município de Criciúma/SC. Na oportunidade estiveram presentes estudantes dos diversos cursos da saúde e Residentes em Saúde da Família e Saúde Coletiva.

Para o prof. Dr Jacks Soratto: “Os(as) enfermeiros(as) e demais profissionais que atuam no SUS em especial na APS, devem compreender a necessidade de termos uma olhar impar para para a população em situação de Rua, com atuações equânimes, visando a garantia da integralidade da assistência à saúde”.

Para o assistente social, Cássio, integrante da equipe municipal do Consultório na Rua: “Espaços como esses, contribuem para visibilidade de uma temática, pouco discutida no campo da formação de profissionais de saúde e, ainda se torna muito importante para o fortalecimento do acesso integral a população em situação de rua ao SUS".

Por: Curso de Enfermagem 03 de outubro de 2018 às 17:28
Compartilhar Comente

4ª fase realiza o Simulado de Processo de Cuidar em Enfermagem

Em setembro foi a vez da quarta fase realizar o simulado de PCE em nossos espaços da UNESC.

Foi um sucesso!

Parabens a todos os envolvidos!!
 

Por: Curso de Enfermagem 01 de outubro de 2018 às 09:30
Compartilhar Comente

Capacitação Hospital São José p/ Alunos da 2ª fase

Em 20/09/18, a segunda fase, pela primeira vez indo ao hospital para receber capacitação quanto as normas e rotinas dos espaços do hospital. 

Por: Curso de Enfermagem 01 de outubro de 2018 às 09:24
Compartilhar Comente

Referência no Brasil em atendimento a vítimas de traumas e queimaduras faz palestra na Unesc

Referência no Brasil em atendimento a vítimas de traumas e queimaduras faz palestra na Unesc
Enfermeira Carmela Lilia Esposito de Alencar participa de Seminário (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“O primeiro atendimento é o salvador de vidas. O enfermeiro é o diferencial na condução de um paciente queimado. Ele tem um papel de gerenciador da vida desse paciente que possui mecanismos fisiopatológicos de instabilidade hemodinâmica que podem levar à morte”. A afirmação é da enfermeira e vice-presidente da Sobende (Associação Brasileira de Enfermagem Dermatológica), Carmela Lilia Esposito de Alencar. A enfermeira de Pernambuco está na Unesc para o 1º Seminário Macrorregional do Cuidar em Enfermagem, que ocorre de segunda a quarta-feira (14 a 16/5).

No curso “Queimaduras: Cuidado e Autonomia da Enfermagem”, a enfermeira, que já atuou na Unidade de Trauma, CTQ e UTI do Hospital da Restauração e é presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem Forense e professora de pós-graduação, passou dados preocupantes. “Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que no Brasil ocorra 1 milhão de acidentes com queimaduras ao ano, sendo que apenas 100 mil das vítimas procuraram atendimento hospitalar. E destes, 2,5 mil pacientes irão falecer em decorrência disso”.

Segundo Carmela, entre os fatores de risco para acidente com queimadura são: baixa renda, etilismo, tabagismo, costumes sociais, violência e ausência de campanhas de prevenção.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 14 de maio de 2018 às 17:51
Compartilhar Comente

Unesc realiza 1º Seminário Macrorregional do Cuidar em Enfermagem

Unesc realiza 1º Seminário Macrorregional do Cuidar em Enfermagem
Evento é direcionado para profissionais e estudantes da saúde (Foto: Divulgação) Mais imagens

“Humanização do Cuidado”, “Enfermagem Forense: Atuação e Perspectivas para a Profissão”, “Abordagem e Manejo da Pessoa com Risco de Suicídio” e “O Papel do Responsável Técnico Frente ao Novo Código de Ética” são alguns dos temas a serem debatidos, de 14 a 16 de maio, na Unesc. No período, a Universidade recebe profissionais, estudantes e pesquisadores em saúde para o 1º Seminário Macrorregional do Cuidar em Enfermagem.

As atividades iniciam às 8 horas do dia 14, e compreendem apresentação de trabalhos, cursos, conferências e debates. A abertura oficial está marcada para às 19 horas do mesmo dia, com a conferência “Dimensões do Cuidar em Enfermagem”, com a professora doutora da UFSC Ariane Thaise Frello Roque.

Enfermeira e professora do Departamento de Enfermagem na área da Saúde da Mulher e Recém-Nascido da UFSC, Ariane é doutora em Enfermagem pela UFSC e tem pós-doutorado na Universidade de Alberta, no Canadá, na área de Cuidado a Puérpera e sua Família durante a Internação Neonatal. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: Puerpério, Saúde Mental, Enfermagem, Cuidado e Conforto em Enfermagem, Metodologia Científica, Pesquisa em Saúde, Florence Nightingale e Teorias de Enfermagem.

Programação pensada para profissionais e estudantes da área da saúde


Segundo uma das presidentes da comissão organizadora do Seminário, Karina Gulbis Zimmermann, o evento é aberto a todos os profissionais, estudantes e professores da área da saúde. “Tentamos agregar temas interessantes para os profissionais de toda a região, tanto para os que atuam na área hospitalar quanto para aqueles da atenção básica e especializada. O evento é focado no Sistema Único de Saúde como forma de cuidar e também lembra os 30 anos de sua criação”, conta.

O tema do evento “A Centralidade da Enfermagem nas Dimensões do Cuidar”, segundo Karina, está diretamente relacionado ao processo de aprendizagem acadêmica e profissional para a melhoria da atividade e do uso de ferramentas e mecanismos com o objetivo de atender cada vez melhor. “Isso compreende a aplicação do cuidado científico, no sentido de qualificado e capacitado, seguro e humanizado à pessoa que busca o serviço de saúde. É um olhar holístico, que compreende uma abordagem que não foque apenas no problema apresentado, mas na pessoa em sua integralidade”, explica a professora da Unesc. 

Organizado pelo curso de Enfermagem da Unesc, com o apoio da Universidade, da Aben (Associação Brasileira de Enfermagem), Coren (Conselho Regional de Enfermagem) e Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina), o Seminário Macrorregional ocorre em paralelo a 79ª SBEM (Semana Brasileira de Enfermagem). O Seminário engloba ainda atividades da 16ª Semana Científica de Enfermagem, 6º Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos e 9º Encontro de Egressos do Curso de Enfermagem da Unesc.

Mais informações

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 10 de maio de 2018 às 12:13
Compartilhar Comente